Minha profissão...

31 de março de 2010

Passatempo - Alfabeto Culinário

Boa Boa... vou participar neste passatempo. Receita já tenho pelo que será só mandar para o site http://deliciasetalentos.blogspot.com/2010/03/novo-passatempo-alfabeto-culinario.html e pronto... estou em jogo. A receita chama-se "Lombinhos de Pescada com molho de papaia e cogumelos frescos" e tem os 3 ingredientes começados por "C", se não vejamos, tem Cogumelos frescos, Coentros frescos e Castanhas... logo três "C". Estou ou não dentro dos pedidos???

30 de março de 2010

Jardim de flores da mami!!

A minha mãe tem uma paixão maluca por flores. Tem um bonito jardim com lindas flores. E ela gosta mesmo de as ter e os meus cachorros adoram ter também florizitas para destruir. Então tem sido uma luta tamanha. Mãe a reclamar com os cachorros e a dizer que eles têm de ir embora ou quanto muito ficar na casota. Claro que gosto de plantas, tenho montes delas em minha casa mas eu adoro os meus cães. Graças a Deus chegamos a um acordo. Plantas são protegidas com rede e cachorros têm um lugar próprio para estarem. Se este acordo pegar eu vou ter os meus 4 cachorros felizes e muito mimados connosco. Agora as flores... são alguns exemplares que nem sequer sei o nome mas ela sabe, de certeza.

28 de março de 2010

Perna Perú com Alecrim

Hoje domingo e fiquei em casa... costumo ir para Santarém para onde os meus pais vivem e para onde estão os meus cachorrinhos todos. Então por ser domingo e porque tenho tempo para cozinhar, fiz uma perna de Perú no forno com Alecrim. Quem tratou da perna de perú foi a minha melguinha. Ele diz que só ele é que sabe tirar aqueles nervos, duros como tudo e que fazem com que a perna saiba mesmo a perú. Mas depois de limpinha fica óptima para cozinhar. Para acompanhamento fiz uma receita que vi neste site que pertence a uma ribatejana :-) como eu (http://hortaecozinha-micas.blogspot.com/) mas ao qual eu acrescentei mais cenoura, nabo e salsa e menos batata... é a minha abstinência ao amarelo, mas que ficaram excelentes. Obrigada Micas. Só tive um ligeiro contratempo... ehhehe, ao virar um caiu no fogão. Mas foi só um... Ingredientes 1 perna perú arranjada sal, pimenta, alho em pó, alecrim, piripiri azeite vinho branco massa de pimentão Pôr de véspera e num alguidar, a perna de perú. Tempera-se com azeite abundantemente, e que a o fazer isto torna a carne mais tenrinha. Cobre-se com a massa de pimentão. Junta-se os ingredientes e tapa. Deixa-se a marinar de um dia para o outro. Eu fiz isso ontem. Hoje foi só colocar num tabuleiro e deitar todos os liquidos do tempero em cima da perna, tapar com papel de aluminio e deixar ir ao forno em lume médio. Quando pronta retira-se o papel de alúminio e deixa-se por mais 5 minutos para tostar um pouco. Acompanhei então com Blins de batata, nabo e salsa. O modo de fazer está no site da Micas. Apenas tenham cuidado com o virar... esse dá dores de cabeça, pelo menos a principiantes como eu. Por fim acompanhei com um café e um licor de Maracujá que veio de São Miguel. Excelente fim de refeição para um domingo.

Ora aqui está a minha cadelinha Rukita! Não é que esta desgraçada ia morrendo ontem??? E eu sem saber! Esteve todo o dia agoniada e mais para a noite é que vomitou... imaginem, montes de papel. A onde vai ela buscar papel para comer não sei mas foi mais um susto que esta moça nos pregou! Nunca vi nada como ela. Sempre tratada com todos os cuidados e mimos e esta moça só come porcarias que apanha e nem sei onde. Seja como for ela hoje está melhor e nós respiramos de alivio. Ela fica doente e aqui os panhonhas ficam logo preocupados. Como panhonha, sou eu e meus pais. Adoramos esta cadelinha e qualquer acontecimento ficamos logo preocupados. Mas tudo está bem agora.

26 de março de 2010

Peito de Pato à La New Cottage

Eís aqui uma receita, que aposto bem saborosa, que ainda não fiz. Irei fazer sem dúvida um destes dias mas para já apeteceu-me deixa-la aqui para quem quiser testar primeiro do que eu. Só quero é ver depois os comentários, certo?? Tinha eu ido ao Colombo (que é um centro comercial em Benfica, coisa que já não fazia à muito) e fui visitar a lojinha de loiças, que tem sempre coisas bem bonitas quando deparei com um folheto publicitário à loja e as loiças. Atrazada como estava agarrei nele e levei-o para casa. Então foi onde vi esta receita que me parece divina. Ora vejam... Tirei então de uma revista da loja chamada "friends". Ingredientes 1 abobora da epoca 50 gr açucar mascavado 1 colher de sopa de coentros 1 vagem baunilha 4 estrelas de anis cravo da india (8 sementes) 50 ml de vinagre 300 ml vinho branco 4 peitos de pato 30 gr de manteiga bufalo (que cá para mim iria ser mesmo da normal. Sei lá onde encontrar os bufalos?!) 1 ramo de tomilho 1/2 cabeça alho (sem dúvida que usarei alho em pó que para além de não me fazer mal dá menos trabalho) sal, pimenta moida na altura 2 colheres sopa de mel 2 colheres sopa pão ralado Abra abobora e descasca-a. Corte-a em cubinhos pequenos. Coloque o açucar a caramalizar num tacho, adicione os coentros, baunilha, anis, cravinho da india, vinho branco e vinagre. Deixe ferver 5 minutos. Adicione os cubos abóbora ao caldo e deixe cozinhar sem desfazer abóbora. Deixe a macear durante 30 minutos. Faça cortes diagonais nos peitos do pato. Aquece a manteiga (bufalo ou não) e frite os peitos do pato até ficarem douradinhos. Junto parte do tomilho e alho e vá virando os peitos até ficarem bem cozinhados. Coloque a carne e o preparado da abobora num tabuleiro de forno forrado com folha de aluminio, tempere com sal e pimenta e deixe cozinhar. Pique as folhas de tomilho e junte o mel. Pince-le os peitos de pato com esta mistura de mel e polvilhe com pão ralado. Coloque algumas folhas de tomilho em cima da carne e leve ao grelhador do forno durante 2 a 3 minutos de modo a ficar dourado. Para acompanhar faça a rúcula e tempere com sal e pimenta. Pode na minha opinião servir com um puré de cenoura. Esta é uma receita que pretendo fazer. Meu pai tem montes de patinhos que irão fazer as delicias dos meus tachos. Mas como disse ainda não a testei.

16 de março de 2010

Lombinhos de Pescada com molho de papaia e cogumelos frescos

Inventada ou não, lembrei-me desta receita porque como advinham adoro cogumelos frescos.
Então porque não aproveitar a papaia que também gosto. Dito isto resolvi comprar uns lombinhos de pescada e faze-los com estes dois ingredientes.
Ingredientes 4 lombinhos de pescada (no meu caso usei uns medalhões de pescada
200 gr de castanhas congeladas
150 gr de cogumelos frescos
1 colher sopa de coentros frescos picados
1 cebola média
azeite, sal, pimenta e alho em pó q.b.
1/2 copo de vinho branco
1/2 papaia em cubos
1/2 maçã ao cubo
1 colher chá de pasta de pimentão vermelho
1 caldo knorr de peixe
1 colher sopa de farinha maisena
Num tacho junta-se o azeite e a cebola em laminas e deixa-se murchar a cebola. Junta-se de seguida os cogumelos laminados e deixa-se estufar. Adiciona-se as castanhas e a pasta de pimentão. Junta-se 1/2 copo de água morna com 1/2 copo de vinho branco. Tempera-se com sal, pimenta, alho em pó, knorr peixe e deixa-se cozinhar tudo.
Quando estiver quase tudo apurado e cozinhado junta-se o peixe com cuidado pois ele desfaze-se com facilidade. Prova-se para ver se esta com sal certo e junta-se a maçã e papaia. Deixa-se apurar o molho e cozer o peixe. Junta-se por fim os coentros. Quando apurado retira-se do lume e serve-se.
Acompanhei com um arroz tufado com ervas... simples e saborosa receita.

Luke e Julie... com 4 mesinhos!

Ora viva! Eu cá de novo e desta vez venho para mostrar os meus dois mais novos elementos... Luke e Julie. Ambos com 4 meses já e muito lindos. Para ser franca acho que estou maluquinha pelos dois. Já estão vacinados e desparasitados. Segurança deles e nossa que convivemos com eles. Foi no veterinário em Alcanena que vi pela primeira vez o Luke a rosnar a uma cliente do veterinário e seu cão que era para aí 3 vezes maior do que o Luke. O desgraçado deste cão colou-se ao chão e receou o meu mais que tudo Luke. Já sei que ele vai ser um excelente guarda da quinta de meu pai. Boa malha Luke!! Agora vejam os dois petites...

8 de março de 2010

Bolo Bolachas Oreos

Para lanche de domingo fiz uma receita que tinha visto num blog... porei o nome desse blog quando me lembrar, hihhiii, esqueci-me. Garanto que não fica muito doce e sabe muita bem mesmo. Tenrinho e saboroso. Bolo de Bolachas Oreos 1,5 pacote de bolacha oreo completa 4 ovos 250 gr de farinha 100 gr de açucar branco 1 colher chá de fermento 2 a 3 gotas de baunilha 1 colher chá aguardente velha (usei a que tinha trazido dos Açores, Mulher da Capota) 1 dl de óleo alimentar 1,5 dl de leite De modo simples, mistura-se as bolachas oreos reduzidas a pó grosso com a máquina 123. Parte-se em pedacinhos 6 bolachas para ficarem neste pó. Numa tigela mistura-se os ovos com leite, gotas de baunilha e o óleo e reserva-se. Noutra tigela mistura-se a farinha, a mistura de bolacha picada, fermento e o açucar. A esta mistura junta-se a outra devagar e com cuidado para não criar grumos. Unta-se uma forma de silicone com um pouco de becel e farinha. Fiz isto para ser mais fácil de tirar o bolo. Leva-se ao forno a médio gas por 45 minutos mas pode ir um pouco mais, depende do forno (fiz o teste do palito para saber quando está pronto). Depois de frio... hummmm, uma delicia. Usei a minha recordação da madeira para lembrar o dia triste que passaram!! Uma pequena homenagem da minha parte... Tudo de melhor para os habitantes desta ilha!!