Minha profissão...

28 de abril de 2010

Canja com rucula e coentros

Esta receita já a pus por aqui... mas desta vez usei rucula e mais coentros. Fica deliciosa mesmo. Experimentem para verem. Desfiar uma galinha é importante também para esta sopa. O resto é em tudo igual.

Tortilha Lusitana à minha moda

Quando se tem no frigorifico e a precisar urgentemente de solução, uma embalagem de cogumelos frescos começa-se a pensar o que fazer com eles.
Como também tinha uns ovinhos que meu pai me deu e que são das galinhas lá de casa, resolvi aproveitar ambas as coisas. O que precisei comprar foi pimento vermelho... e eis que fiz uma bela tortilha. Chamei-lhe Lusitana porque é feita com ingredientes bem portugueses e à minha moda porque inventei... eu não sei como se faz mesmo uma tortilha... ihhiiii...
Ingredientes:
2 batatas médias
2 cenouras
1 embalagem de cogumelos frescos
1 knorr natura legumes
1 pimento vermelhos de conserva
1/2 cebola em laminas
6 ovos
sal, coentros frescos, alho, pimenta

Começa-se por cozer as batatas e as cenouras em água e pouco sal. Num WOK coloca-se azeite e leva-se a aquecer. Entretanto cortam-se em laminas os cogumelos e reservam-se em água com algumas gotas de limão, isto para não escurecerem muito. Quando quente, junta-se os cogumelos e deixa-se fritar por uns minutos. Eles vão criar liquido. Junta-se então a este liquido, o knorr natura e mexe-se tudo muito bem.
Quando cozidas as batatas e as cenouras cozidas cortam-se aos cubos e reservam-se.
Numa frigideira anti-aderente quente junta-se a cebola lascada para assar e sem gordura, o que na realidade nada mais é do que ficar mais para o seco e castanha. Depois a esta mistura e na mesma frigideira, junta-se a batata e a cenoura aos cubos, a mistura de cogumelos com knorr e o liquido que derivou da fritura. Acrescenta-se os pimentos vermelho em lasquinhas e os ovos batidos com leite. Tempera-se com sal, pimenta, alho, piri-piri e os coentros frescos. Não se mexe e deixa-se cozinhar em lume fraco. Quando os ovos tiverem mais durinhos e com auxilio de um prato com o mesmo diametro da frigideira, vira-se e volta-se a colocar na frigideira para cozinhar do outro lado. Quando tostado dos dois lados desliga-se o fogão e coloca-se numa travessa. A minha tortilha está pronta. Servi com uma salada de alface com beterraba, kiwi e sementes de linhaça.

24 de abril de 2010

Perca au Porto

Este fim de semana fiquei por cá... meu melguinha trabalhou ao sábado e eu lá tive que ficar com grande pena minha pois gostava de ter visitado os meus pais e os meus cachorros. Enfim... para a semana vou. Depois de perder a paciência em Supermercados comprei uma Perca que resolvi assar no forno com legumes, com vinho do Porto e ao vapor. Querem ver?

Ingredientes:
1 rabo de Perca
1/2 embalagem de favinhas congeladas (usei marca Pingo Doce, são pequeninas mas muito tenrinhas)
1 courgette cortada aos cubos
1 cenoura cortada às rodelas
2 tomates
1 caldo "knorr natura" legumes
sal, pimenta, piri-piri, alho em pó, coentros frescos picados
1/2 copo de vinho do Porto de boa marca
1/2 copo de água morna
2 batatas
250 gr cogumelos

Forra-se um pirex com folhas de aluminio. Coloca-se uma folha na horizontal e outra na vertical de modo a criar uma especie de caixa. Dentro coloca-se o rabo da Perca envolvida em azeite. A volta colocam-se as favinhas, cenoura às rodelas, courgette aos cubos e tomate picado. Junta-se as batatas aos cubos e os coentros. Pica-se um pouco o caldo "knorr natura de legumes". Tempera-se com sal (pouco), pimenta, piri-piri, alho em pó. Pica-se os coentros e colocam-se por cima. Corta-se ao meio cada cogumelo. No meu caso usei uns que tinha congelado. É fácil congelar cogumelos fresco que sobram. Pegam-se neles, lavam-se e secam-se. Depois colocam-se num saquinho de plástico e congelam-se. É uma boa maneira de aproveitar aqueles cogumelos frescos que compramos em supermercados e que sobram sempre.
Deita-se o vinho e água morna por cima e cobre-se com as abas do papel de aluminio, para a criar dentro vapor. Leva-se ao forno por cerca de 2 horas em lume médio. Delicia mesmo!

Queques de Chocolate com Laranja

Aqui vai ficar a minha participação no concurso da Delicias e Talentos, segunda parte - Receitas em que se use a Laranja http://deliciasetalentos.blogspot.com/2010/04/proximo-desafio-cozinhar-comlaranja.html.

Adoro queques... pena é que engordem mas eu tratei de reduzir o açucar! Talvez assim não penso muito nos quilinhos que estes queques irão acrescentar a minha pessoa. Acompanhei com um chá de flor de Laranjeira, apanhei nas laranjeiras do meu pai e sequei ao sol. Depois foi só picar e guardar num sitio seco para mais tarde usar. E foi hoje... água quente e uma colherzita de sopa destas flores picadas.
Ora a receita... usei uma chávena como medida.
Ingredientes:
1 chávena de farinha
1 chávena de açucar (usei metade)
1 chávena de chocolate negro sem açucar em pó
1 colher de chá de fermento
1/2 chávena de sumo de laranja
1 ovo
1 chávena de leite
1/3 chávena de óleo
1 cálice de vinho porto velho

Mistura-se numa tigela a farinha, açucar, chocolate em pó e o fermento. Reserva-se. Noutra tigela mistura-se o leite, sumo, o ovo e o óleo. A tigela com as farinhas vai-se juntar os liquidos e mexe-se mais um pouco. A mistura fica um pouco pro liquido mas é mesmo assim.
Como não tinha forminhas de papel usei as formas de empadas mas só as untei com becel cozinha. Se querem o meu conselho, é melhor mesmo usar ou as forminhas de papel ou untar com uma margarina mais gordurosa. As minhas sofreram com a falta de gordura e vi-me e desejei-me para as tirar. Coloca-se dentro de cada forminha untada umas colheradas desta mistura até cobrir cerca 3/4 da forminha. Quando todas tiverem cheias vai a forno médio durante cerca meia hora a forno médio. O meu equivale a coloca-lo na posição 6. Deixar arrefecer por completo e cobrir com açucar em pó. Um destes dias irei fazer uns cupcakes com esta receita. Depois mostro. Hoje foi mesmo estes queques bem portugueses.

20 de abril de 2010

Cavalinhos...

No fim de semana que fiquei pela cidade, resolvemos sair para aproveitar o nosso rei, digo, o nosso Sol.
Fomos então passear á beira mar... São Lourenço e depois Mafra!
Mafra fomos visitar o Jardim do Cedros, para mim é o jardim dos Loureiros. Razão?!? Nada mais lógico acreditem. Montes de árvores de louro... aquela especiaria cheirosa que dá um gostinho saboroso à comida. Claro (e espero que não me prendam por isso) retirei umas folhinhas para secar e mais tarde usar na comidinha. Até cavalos tinha....
Ah e foi neste jardim que também vi uma nora que resolvi tirar fotografia de baixo para cima... deu nisto.

Sopa Grão com agrião


Ora viva! Ontem segunda feira foi o tal dia de mau humor. A sério, recomeçar a trabalhar depois de dois diazitos muito bem passados custa! E como custou. O meu humor estava tão em baixo que nem a cozinha me fez animar. No entanto fartei-me de trabalhar. Uma das coisas que fiz foi sopinha para a semana... queria eu, mas se der para amanhã quarta ficarei muito contente.
Fiz então uma sopinha de grão que comprei a vulso num supermercado (Intermarche) por ser bem mais económico e de melhor qualidade. Garanto-vos que o sabor é bem diferente do que se eu tivesse comprado já embalado.


Ingredientes:
500 gr de grão de bico por cozer
sal e azeite, q.b.
1 batata
2 cenouras
1 nabo
2 cebolas
1 pacote de agriões já lavado (comprei marca Pingo-Doce, embalado em folhinhas e lavado, muito prático mesmo)
água q.b.

Numa panela de pressão coloca-se água, sal, grão, batata, cenoura, nabo e as cebolas cortadas aos cubos ao qual adicionei o sal a gosto. Tapa-se e leva-se ao lume médio até ficar cozinhado. Honestamente eu nunca me entendo muito bem com esta panela de pressão. Quem gosta de dizer que sabe tudo sobre ela é o meu melguinha. A piada é que cada vez que usamos nunca acertamos lá muito... enfim, tudo cozinhou bem e demorou 20 minutos mas garanto que era capaz de ficar melhor se fosse para aí 15 minutos. 5 minutos a mais o que provocou foi um principio de puré que no caso da sopa não teve grande problema porque reduzi tudo mesmo a puré. Reservei uma tigelinha de grãos para ficarem inteiros na sopa. Após reduzir a puré mudei de panela. Não gosto de cozinhar na panela de pressão. Gosto de preservar a função dela. Juntei então noutra panela o puré de grão e dos outros legumes. Juntei o liquido de cozedura e mais um pouco de água. Quando levantou fervura juntei os agriões todos (400 gr) e o azeite. Deixei cozinhar até a sopa ficar apurada. Na hora de servir piquei grossamente 1 ovo por tigela de sopa. O ovo e os agriões fresquinhos deram à sopa um gostinho todo especial. Provem e digam-me se não é verdade.

Luka e Julie - Com quase 6 mesitos!

O que mais gosto de fazer é ir para Santarém e dar de caras com os meus cães. Adoro ver o brilho dos olhos deles assim que me apanham por lá. Todos eles ficam felizes e todos querem-me dar lambedelas... claro que os pequeninos levam sempre vantagem. Primeiro porque o Boby (pai) está velhote e a Rukita (mãe) não gosta lá muito que a agarrem. Apenas os canitos ficam doidinhos quando me vêm. Vejam só que lindos eles estão a ficar!!

15 de abril de 2010

Massa integral de peixe

Ora bem... tinha tirado de manhã peixe. Eu sei que peixe faz bem à saúde etc mas peixe cozido nem sempre faz os meus olhos bonitos. Então puxei pela cabeça para na verdade fugir ao peixe cozido. Querem ver o que saiu??? Pois uma massinha de peixe deliciosa e que mereceu um vinhinho João Pires que andava a fazer negácias ao meu melguinha! Mas soube mesmo bem o conjunto.

Ingredientes:
Massa q.b.
2 cenouras as rodelas finas
1 nabo aos cubinhos
azeite q.b.
2 tomates pelados
2 postas de peixe (usei Perca e Pescada, o que tinha para cozer)
1/2 pacote de Rutula lavada e pronta
coentros q.b.
sal, pimenta, alho em pó, piri-piri
1/2 lata de feijão manteiga pequena
1 caldo knorr para massas

Comecemos então por limpar bem o peixinho e corta-lo em 3 pedaços cada. São pequenos pedaços mas suficientemente grandes para serem cozinhados deste modo. Temperam-se com sal um pouco.
Num tachinho coloca-se o azeite para aquecer, normalmente cobre o fundo do tacho. É quase o necessário... não gosto de muita gordura. Quando quente, junta-se as cenouras e o nabos já cortadinhos mais os feijões (na realidade os feijões vão ser quase desfeitos na cozedura mas o objectivo é irem engrossar o molho e darem um sabor mais ao peixe). E mexe-se bem e deixa-se ferver um pouco no azeite. Depois junta-se 2 chávenas de água morna e os tomates cortadinhos. Mexe-se, deixa-se ferver e cozinhar mais um pouco. De seguida coloca-se mais água quente e junta-se o peixe com cuidado e o caldo knorr. Mais água que vai ser juntada para criar espaço a cozedura da massa. Junta-se a rutula e os coentros (algo verde para contrastar com a massa integral que é castanha). Deixa-se cozinhar temperando com o sal, piri-piri, pimenta e alho em pó. Por mais 30 minutos fica tudo pronto. Servi então com o tal vinhinho João Pires que fazia as delicias mesmo sem a comidinha. Frutinha e voilá...

Domingo de sol...

Parecia férias... nem queria acreditar mas este domingo passado aproveitamos para ir visitar a minha praia predilecta! São Lourenço, Ericeira. Foi muito sol e luz, um dia bem passado. Se não vejam... estas lindas flores, que fazem lembrar que a Primavera que anda tão escondida!

10 de abril de 2010

Perú tostado ao Forno

Para jantar e depois de um lanchinho delicioso como o que foi... fome era muito pouca mas enfim, meu melguinha tinha fome e fiz-lhe então um Perú tostado no forno. Ingredientes: 1 Perna de Perú temperada de véspera Azeite q.b. Legumes variados De véspera põem-se uma perna de perú de molho em azeite e tempera-se com sal, pimenta, alho em pó, massa pimentão, mostarda e piri-piri. No dia que se pretende coloca-se a perna de perú num tabuleiro e deita-se o tempero todo nesse tabuleiro. Junta-se os legumes (usei cenoura, nabo, corguette e cebola, partidos aos cubos) e cobre-se com 1 copo de água. Cobre-se com uma folha de aluminio e leva-se ao forno até cozinhar. Retira-se o papel e deixa-se tostar um pouco e pronto, está feito um jantar. Serve-se com uma boa salada que eu por preguiça não fiz... fica para a próxima.

Pão de Deus

E cá estou eu de novo e após um lanchinho como este... se não vejam...
Ingredientes:
225 ml água morna
500 gr farinha brioche (a que usei foi da Nacional)
1 laranja (sumo)
2 colheres sopa de águardente velha
2 colheres de sopa de açucar
2 ovos
100 gr de coco ralado
75 gr de açucar
1 colher sopa de açucar em pó
Na MFP, junta-se a água morna, o sumo de laranja, aguardente, canela e farinha. Programa-se a MFP para amassar... no meu caso foi programa 7 e que demora 1.30 minutos.
Quando pronta retira-se para uma bancada enfarinha e amassa-se um pouco. Forma-se uma bola e deixa-se descansar por volta de 10 minutos. Findo este tempo cortam-se 10 pedacinhos de massa e formam-se 10 pequenas bolinhas que vão ser colocadas num tabuleiro forrado com um tapete de silicone. Convem deixar espaço entre elas porque vão crescer quando são deixadas a levedar por mais 1 hora. Findo este tempo pincelam-se com ovo batido e coloca-se uma massa feita com o coco, açucar e ovo. Forma-se pequenos montinhos de coco que vão ser colocados em cima de cada bolinha. Leva-se ao forno médio até o coco estar coradinho e o bolo cozido. Retiram-se do forno e polvilha-se com o açucar em pó.
Eu comi um destes bolinhos juntamente com um chá verde com romã que trouxe de Edinburgh, quando por lá estudei. Foi um magnifico lanchinho que eu e o meu melguinha comemos.

Camarões no alhinho

Sexta-feira!!!! Finalmente chegou... semana dificil esta mas já está. Cheguei a casa de rastos e como é nosso costume é dia de folga à cozinha mas desta vez não o foi. Tinhamos de jantar e não apetecia sair para jantar fora então lembrei de fazer uns camarões no alhinho. Delicia das delicias!! Ingredientes: 750 gr de Camarão médio a grande congelados sal, pimenta e piripiri q.b. alho em pó q.b. azeite de boa qualidade Num pirex colaca-se uma boa camada de azeite no qual se vão juntar os camarões decongelados. Tempera-se com sal, pimenta e piripiri. Junta-se o alho em pó em abundância. Vai ao forno por cerca de 30 minutos em lume médio. Serve-se quente e com boas fatias de pão de centeio com cereais.

8 de abril de 2010

Julie...

Voil-au vent de Bacon e Espinafres

Ingredientes: 2 massas folhada (comprei marca Pingo-Doce) 200 gr bacon 2 tomatinhos 1 pacote de espinafres (lavados e prontos para uso) azeite, sal, pimenta, mostarda em pó, piri-piri 250 gr de cogumelos frescos 1 latinha de milho doce 75 gr de farinha 250 ml de água quente coentros frescos picados 1 cálice vinho branco 1 colher sopa de massa de pimentão 1 caldo Knorr Tempero da Horta

Começa-se por forrar uma forma de tarte com 1 das massas folhadas. No Wok colaca-se o azeite a aquecer ao qual se vai juntar os cubinhos de bacon para fritarem. Quando tiverem junta-se o tomate picadinho e a massa de pimentão. Deixa-se apurar um pouco. Junta-se os cogumelos cortados aos cubinhos e coloca-se um pouquinho de vinho branco. Quando os liquidos estiverem reduzido para metade junta-se os espinafres. Tempera-se com sal, pimenta, alho, mostarda e piri-piri. Adiciona-se o milho e mexe-se até os liquidos evaporarem. Junta-se os coentros. Reserva-se no Wok. Num tachinho à parte, temos a água a ferver à qual junta-se o caldo knorr (tempero da horta). Quando dissolvido junta-se a farinha e mexe-se até ficar uma papa. Se calhar é preciso dissolver os grumos de farinha com uma varinha mágica... eu tive de o fazer. Eram alguns e eu queria um creme. No Wok junta-se então este creme e envolve-se com o outro. Colaca-se a mistura dentro da forma de tarte já forrada com 1 placa de massa. Alisa-se e cobre-se com a outra placa. Dá-se uma forma ondelada que eu consigo bliscando a massa de tempos em tempos. Pincelar o topo com ovo batido em água. Leva-se ao forno por 30 a 45 minutos e pronto...

6 de abril de 2010

Lukinha Observador de formigas


Ora vejam só a expressão que o meu Lukinha fez ao ver formigas...
acho que foi a primeira vez que as viu...
Lindo?!? Não?

Creme de Legumes

Para hoje e após um jantar de ontem mais elaborado resolvi fazer uma sopinha de legumes... mais um creme de legumes. Ingredientes: Água q.b. 2 cenouras 1 nabo metade de uma couve lombarda 200 gr de abobora amarela 1/2 embalagem de prepara para sopa portuguesa (um restinho que eu tinha no congelador, aproveitei portanto) 1 batata coentros frescos sal azeite Numa panela média coloca-se água a ferver na qual se vão juntar os legumes todos reservando apenas os coentros para mais tarde. Deixa-se cozer os legumes todos. Quando cozinhados passa-se com a varinha mágica de modo a fazer um puré de legumes. Tempera-se com sal e azeite e vai a cozinhar por mais um tempo. Junta-se por fim os coentros frescos picados. E pronto... está pronta para servir. No meu caso comi hoje e vou colocar num recipiente para levar ao frigorifico. Amanhã terei sopinha para o jantar. É saudável e serve de uma refeição.

5 de abril de 2010

Trança de Mirtilos Vermelhos

Este é o aspecto final desta trança de mirtilos vermelhos que fiz para ser comidinha na Páscoa. A massa é muito equivalente ao folar da Pascoa mas com a variante de adicionar passas de mirtilo vermelho e licor de Cereija. Ingredientes: 1 pacote de farinha para brioche 220 ml água morna 4 colheres sopa de açucar 1 colher chá de canela 1 colher de sopa de mel 150 gr de mirtilos vermelhos picados grosseiramente (desidratados) 1 colher sopa de azeite 1 colher chá de aroma de baunilha Na MFP (Máquina de fazer pão) coloca-se a água morna, aroma de baunilha liquido, mel e o azeite. Despeja-se todo o conteúde do pacote de farinha para brioche. Junta-se o açucar e a canela Activa-se a máquina para o programa de amassar e que dura por volta de 1.30 hora. Quando apitar uma vez junta-se os mirtilos picados e deixa-se completar o programa amassar. Das vezes que fiz a massa nunca cresceu muito... acho que deve-se ao peso dos mirtilos mas não faz mal porque ela vai levedar na mesma. Quando finalizar retira-se da MFP e coloca-se sobre um tapete de silicone (é o que uso mas como desta vez não o tinha foi mesmo sobre uma folha de papel vegetal, o que resultou na mesma) e amassa-se com as mãos untadas de azeite. Quando tiver resistente ao toque, retira-se 3 pedaços de massa e formam-se cilindros com ela. Pegando nos 3 forma-se uma trança tal como fazemos ao cabelos. Pincela-se com ovo batido com algumas gotas de água e vai ao forno até cozer... por volta dos 200ºC leva cerca de 20 minutos. Caso se queira mesmo verifica-se com o palito que deverá sair seco. E pronto... fica linda e saborosa. Não é muito doce pelo que se substituirmos o açucar por um sintético acho que pode servir para os diabéticos.

Favinhas com ovos acompanhadas de Alheira de Perú

Ontem para jantar apeteceu ao meu melguinha alheira! Vejam só... algo de tão dificil digestão mas enfim... lá fiz com a variante de acompanhar com favinhas no Wok e ovos escalfados. Estranho?! Nem por isso... eu gosto de favinhas e adoro ervilhas estufadas com ovos então porque não combinar as duas coisas? Se assim pensei assim fiz. E não é que não ficou mau de todo e nem mal nos fez. Ingredientes: 1/2 embalagem de favinhas congeladas (as minhas eram da marca Pingo Doce) 2 cenouras raspadas (uso o tira cascas das batatas, ficam com um aspecto de raspas de cenoura e o que torna mais fácil de cozer) 1 colher de sopa de massa de pimentão 1/2 caldo knorr de coentros e alho 15 gr de bacon aos cubinhos sal, alho em pó, oregãos, coentros frescos, azeite 2 colheres de sopa de tomate picado 1 copo água morna 1/2 copo de vinho branco ovos Coloca-se no Wok o azeite e deixa-se aquecer. Junta-se o bacon aos cubinhos para fritarem um pouquinho. A seguir junta-se as raspas das cenouras e mexe-se para elas absorverem o azeite com o bacon. Deixa-se cozinhar cerca de 3 minutos (mais coisa menos coisa). Junta-se então o tomate e a massa pimentão. Acrescenta-se as favinhas congeladas e tapa-se para cozinharem um pouco. Tempera-se de seguida com sal, pimenta, oregãos, coentros e alho em pó. Junta-se, se for necessário um pouco mais de água para ficarem cozidinhas. Adiciona-se metade de um caldo knorr de alho e coentro. Deixa-se apurar. De seguida junta-se mais um pouquinho de água quente ( que irá ajudar a criar liquido para escalfar os ovos) e os ovos. Tapa-se até ficarem cozidos mexendo muito pouco para não dar cabo dos ovos. E pronto... quando cozidos apaga-se o lume e acabou. Fica muito cheirosa. Para acompanhar fiz então as ditas alheiras, que para serem menos gordurosas comprei de Perú e dizia na embalagem que tinham menos de 50% de gordura. Boa pensei. Embrulhei em papel de aluminio e coloquei no forno sem antes retirar a etiqueta e pica-las um pouco com um garfo. O tabuleiro que usei era de vidro e não coloquei mais gordura nenhuma. Ficaram bem embrulhadinhas. No forno devem ter ficado 30 minutos... mas depende do forno. O meu estaria por volta dos 200º. Retirei com cuidado as ditas e servi com as favinhas e acompanhei de um vinhinho branco BSE que é o nosso predilecto.

Arroz Doce de leite

Ingredientes:
2 chavenas de arroz (comprei arroz próprio para fazer o arroz doce. No fundo os grãos são mais gordinhos e pequeninos)
4 chávenas de água morna
casca de 2 limões
1 pau de canela
1.5 litro de leite
10 colheres de sopa de acuçar
Coloca-se a água ao lume e quando ferver, o que é rápido se a água já estiver morna, junta-se o arroz e deixa-se ferver. Junta-se o pau de canela e as cascas de limão para ferverem um pouco mais. Quando cozido o arroz, junta-se o leite sem deitar fora o água em que cozeu e deixa-se cozinhar mais um pouco. A seguir junta-se o açucar e ferve-se mais um pouco até apurar. Retira-se as cascas e a canela. Distribui-se por tacinha e decora-se com canela em pó. E voilá... umas lindas e saborosas guloseimas bem portuguesas.

Folar da Páscoa

Aqui está o que quase não tive tempo de tirar a fotografia! Páscoa sem folar seria uma não Páscoa, se é que se pode ter uma não Páscoa.
Seja como for a receita é super badalada... eu apenas modifiquei um pouco para se tornar mais parecida com os folares do norte, da Régua. Que ainda me lembro e era uma criança.
Ingredientes:
1 pacote de farinha de Brioche da Nacional
220 ml de água morna
2 colheres de chá de canela em pó
1 colheres de chá de erva doce em grãos
1 cálice pequenino de águardente velha
3 colheres de sopa de açucar
1 colher sopa de azeite
Na MFP, junta-se os liquidos primeiro e depois os sólidos, quero eu dizer, primeiro a água morna, aguardente, azeite, farinha, açucar, erva doce e canela. Mistura-se tudo durante 1.30 h, o que equivale a amassar apenas.
Retira-se para um tapete de silicone e sova-se a massa com um pouquinho de farinha. Na realidade é só para ela não se colar as mãos. Faz-se uma bolinha que depois vai ser achatada e para ter espacinho para 3 ovos cozidos com casca de cebola para terem cor castanha. Reserva-se entretanto um pouquinho de massa para colocar por cima dos ovinhos. Pincela-se com ovo batido em um pouquinho de água.
Deixa-se levedar por 30 minutos. Coloca-se num forno quente e deixa-se cozinhar durante 30 minutos mais. Faz-se o teste do palito para ver se está cozinhado e pronto!! Cá está ele, quentinho e docinho.

Páscoa 2010

Ora viva!
Antes demais espero que tenham tido uma Feliz Páscoa com tudo o que merecem e sobretudo muita felicidade e paz! Sáude e Alegria também é preciso... enfim, uns dias tranquilos é tudo o que gostaria que tivessem tido.
Eu tive uns diazitos muito felizes. Para já estive em Santarém... casa de papás e com os meus mais lindos "filhotes"... ora vejam só que lindos eles estão com quase cinco meses.