Minha profissão...

26 de maio de 2010

Perú com cogumelos diversos















Ingredientes:
500 gr perú aos cubos
1 embalagem de cogumelos congelados (marca continente)
1 pacote de molho de cogumelos (marca vaqueiro)
50 gr de bacon
1 caldo knorr de legumes natura
1 cálice de brandy
azeite q.b.
sal, pimenta, alho e piri-piri
100 ml água morna
200 ml de leite

Numa frigideira WOK coloca-se um fundo de azeite que vai a aquecer. Junta-se os cubos de perú para serem fritos um pouco. Junta-se o bacon aos cubos e mexe-se tudo muito bem. Junta-se o pacote de molho de cogumelos, leite e água. Deitam-se os cogumelos e de seguida o brandy. Tempera-se com sal, pimenta e piri-piri junta-se o caldo knorr. Deixa-se cozinhar tudo e apurar. Servi com puré de batata.

Cupcakes de Cereja

Boa noite.
Hoje, depois de um dia exaustivo vim para casa cheia de vontade de estoirar a má energia acumulada. É... todos temos dias assim! Fazemos tudo para sermos competentes mas existe sempre algo que nos faz pensar para quê tanto esforço. Bom, seja como for apeteceu-me fazer algo com as mãos.

Passei a hora do meu almoço numa lojinha muito simpática e que vende quase tudo, para decoração e execução de sobremesas. Ando já à muitos dias a encher-me de coragem para comprar massa americana mas nunca comprava porque tinha medo de não conseguir fazer nada mas hoje arrisquei. Comprei massa americana, sem sabor e branca. Razão?! Decorar os meus capecakes! Comprei branca porque pelo menos poderia colocar outras cores e como comprei muito poucachinha pensei que assim só podia estragar uma pequena quantidade. Mas eis só o que consegui fazer!!!!!! Estou feliz! Fui capaz e mesmo sem grandes ferramentas. Rolo de cozinha não tenho e quanto à cola (coisa que também não tinha) usei mesmo gotinhas de água.

Ingredientes:
2 Chávena de farinha com fermento
1 Chávena de Açucar
1 Chávena de leite morno
1/2 Chávena de Óleo alimentar
2 ovos
2/3 Chávena de Cerejas cristalizadas e limpas de açucar (eu pûs de molho e sequeias, assim saiu o açucar)
1 Colher de chá de fermento Royal
3 gotinhas de sabor de cereja (usei um que dá para fazer recheios de bombos)
1 colher de sopa de licor de cereja

Num recipiente mistura-se açucar, farinha e fermento. De seguida junta-se o leite e o oleo. Mexe-se mais um pouco. Adiciona-se os ovos e mistura-se tudo muito bem. Picam-se as cerejas em pedaçinhos e adiciona-se a esta mistura. Junta-se as gotinhas de sabor cereja e o licor. Deixa-se repousar.
Num tabuleiro próprio colocam-se (com ás formas de queques já incluidas) as forminhas de papel. Como comprei umas rosas com pintinhas brancas foram estas que coloquei. Enchem-se as mesmas com esta mistura até 2/3 e levam-se ao forno quente por cerca 25 minutos (ou um pouco mais). Nada como usar a técnica do palito. Seco é porque estão cozidos. Retiram-se das formas e colocam-se na rede para arrefecerem.

Agora a decoração e a parte mais divertida. Como comprei pasta branca apenas e pequena quantidade vi logo que não podia inventar muito. Uma simples cobertura e como também comprei uns cortadores de flores lembrei-me de colocar umas em cima dos queques. O problema era só ter massa branca e uns corantes já no armário à uns tempos. Meti mãos à obra e cortei pequenos circulos (da dimensão dos queques) desta massa branca, que amassei com 3 gotas de limão. Pincelei os queques (Cupcake) com doce de kiwi, feito pela minha mami e sobre estes coloquei o circulo de massa branca. Coloquei 3 pinceladas (usei um palito para isso) de corante vermelho na massa branca e amassei. Acabei por obter uma outra massa de cor rosa. Fiz com os cortadores umas flores nas quais coloquei um confeito bolinha de diversas cores, para fazer o olhinho da flor. E voilá... estes CupCakes de cereja.

21 de maio de 2010

CupCakes de Noz com Buttercream de Café

E cá estou eu de novo com mais uma experiencia com CupCakes (que para mim não são mais do que queques à Portuguesa) mas enfim, chamei-lhes isso mais por levarem o buttercream de... imaginem só, de café! Ando numa de noz e café. Resultado foi este. Ainda me falta alguma coisa para a decoração, especialmente preciso de um saco pasteleiro bem melhor, coisa que eu pedi ao meu melguinha. O trato foi este: Queres CupCakes como os que vês no livro então oferece-me um saco pasteleiro! O que eu uso dá direito a crises de raiva da minha parte. Tenho um dispara biscoitos que comprei à Luísa e como era buttercream que apesar de eu ter cortado na gordura (sempre a tinha), não me apeteceu lavar a seringa depois, optei por tirar o bico e colocar num saquinho de plástico com um furinho. O que é certo é que resultou, bem... resultou o aspecto de ficar como saco de pasteleiro. O pior foi quando parti para a decoração. Apertei com força demais e pimba... espalhei creme por toda cozinha e por mim. Fiquei deveras danada. Mas ri muito depois... porque sujei-me toda e até a cara. Foi uma explosão e peras. Depois de muitos resmungos e palavras menos bonitas lá decorei uns quantos com o creme que restou.

Ingredientes:
1 chávena de farinha com fermento
1 chávena de nozes picadas em quase pó (usei a máquina 123 e fica resulta na perfeição)
1/2 chávena de açucar
1 ovo
2/3 leite morno
1/3 chávena de oléo becel (uso este porque meti na cabeça que tem menos gorduras, pode ser que sim ou que não)
1 colher sobremesa de fermento em pó Royal

Numa tigela mistura-se a farinha, fermento, açucar e nozes. Junta-se o ovo e mexe-se à mão com uma colher de pau. Acrescenta-se o oléo e o leite e mexe-se tudo mais uma vez. Deixa-se reposar cerca de vinte minutos.
Entretanto num tabuleiro próprio para queques (ou pode ser mesmo nas forminhas) coloca-se as forminhas de papel. Eu comprei-as numa loja especializada para bolos e que penso serem feitas em papel manteiga. Coloquei a mistura dentro de um jarro com bico de modo a facilitar a saida desta mistura para as forminhas.
Despejei o liquido em cada uma das forminahs até ficar 2/3 cheias. Leva-se ao forno quente (no meu usei a posição 6) e deixei cozer por 20 minutos. O melhor mesmo é fazer o teste do palito.

Entretanto fui preparando o meu buttercream. Usei 250 gr de becel cozinha e cerca 250 gr de açucar. Bati tudo primeiro à mão. Juntei cerca 3 colher de café forte e depois bati por 10 minutos com batedeira electrica. Fico um creme fofinho e um pouco para o castanho... uma especie de creme moka.

Depois dos CupCakes frios peguei no saco pasteleiro inventado e decorei com o buttercream... e eís o resultado! Ficaram janotas e foi o que comemos à seia de ontem com um chá que ainda tenho de Edinburgh (Chá de romã).

E agora a minha Gulosa predilecta... A minha Mami!

20 de maio de 2010

T0 "A casita dos Lordes" dos meus meninos!


Não gostariam de ter a vidinha boa que os meus cachorritos bébés têm??!?
Para além de serem tratados como lordes tiveram direito a um apartamento T0. Foi construído pelo meu pai e minha mãe, com todo o carinho e cuidado. Quanto a mim pintei uns quantos tubos e portas. Coloquei-lhes na janela uma cortina e vão ter direito dentro da casinha umas almofadas feitas pela minha avó. São sim senhora uns lordes e muito mimados.

18 de maio de 2010

Recordar é viver...


Então cá estão os meus cachorrinhos predilectos na luta pela caminha que usaram quando eram mais pequenos... imaginem, logo os dois a querem a mesma caminha... só podia dar nisto!

Crepes de Frango au Forno

Viva!!
Já à uns tempos que não colocava aqui nenhuma receita mas foi mesmo falta de tempo, mas hoje decidi que não passava sem a pôr.
Como tinha frango assado e desfiado no congelador lembrei-me de fazer crepes, que como sou preguiçosa, comprei-os num supermercado... hiihiiii! E já congelados e tudo.
Então cá vai a receita...















Ingredientes:
500 gr frango assado desfiado
200 gr de arroz cozido em água e sal
1 alho francês
250 gr de cogumelos frescos laminados
6 folhas de couve lombarda
2 tomates pelados e cortados aos cubos
1 cenoura às laminas
2 ovos
1 caldo knorr natura de legumes
400 ml leite morno + 1/2 copo de leite
3 colheres de sopa cheias de farinha
2 colher de sopa de pimentão vermelho
6 crepes congelados que têm previamente de ser descongelados. No microondas foi 1 minuto para cada.
1 corguette
coentros frescos
azeitonas q.b.

Começa-se por pôr num tachinho o arroz a cozer com água e sal. Depois numa frigideira (usei o Wok) coloca-se, azeite suficiente para cobrir o fundo, a aquecer. Depois junta-se os cogumelos laminados e mexe-se de modo a envolve-los no azeite. Junta-se o alho cortado às rodelas, as corguettes, tomate pelado e cortado aos cubos, a couve lombarda e a cenoura. Tapa-se de modo a cozer no próprio molho, em vapor mais coisa menos coisa.Tempera-se com sal, pimenta e alho em pó. Adiciona-se um caldo Knorr natura de legumes e um 1/2 copo de vinho branco com água. Mexe-se por mais um pouco até ficar cozidinho.
Noutro tachinho coloca-se 1 colher de sopa de azeite a aquecer na qual se vai juntar a farinha de uma só vez. Mexe-se tudo até ficar meia torrada. Junta-se o leite morno de uma só vez e mexe-se de modo a não haverem muito grumos. Tempera-se com sal, pimenta, alho em pó e um pouco de massa de pimentão para dar cor. Mexe-se por mais uns minutos e por fim junta-se o frango desfiado e coentros frescos.
Agora a montagem, num pirex coloca-se um fio de azeite. Junta-se o arroz cozido e alisa-se. Adiciona-se os 2 ovos batidos com 1/2 copo de leite. Por cima disto junta-se os legumes cozinhados no Wok. Para cada um dos crepes comprados coloca-se em cima deles 2 colheres de sopa ou mais (depende do tamanho do crepe) o recheio e enrola-se de modo a criar um cilindro que vai ser colocado em cima da camada de legumes. Faz-se o mesmo para todos os 6 crepes. Finaliza-se adicionando o resto do recheio e coloca-se azeitonas por cima para enfeitar e claro, forno por cerca 30 minutos. Depende do forno mas o objectivo é tostar e cozinhar os ovos liquidos.

10 de maio de 2010

Mix de frango com croquetes de batata e cenoura

Sobras de frango, quem não as tem? Cá em casa é sempre o mesmo. Quando se compra um franguinho de churrasco, a primeira coisa que atacamos é sempre as pernas e as asas. O problema é sempre o resto do desgraçado do frango. Como ninguém lhe toca acabamos sempre por congelar e quando já temos o suficiente, o meu melguinha (que até me ajuda na cozinha) resolve desfia-lo com todo o cuidado e depois congelamos já desfiado. Ás vezes sobra muito e dá para duas vezes outras nem tanto.
Mas desta vez deu para fazer esta maravilha mesmo.














Ingredientes:
frango desfiado q.b.
250 gr cogumelos frescos laminados
2 cenouras às rodelas
1 corguette às rodelas
1 colher de sopa de pimentão vermelho
sal, alho em pó, pimenta q.b.
azeitonas pretas q.b.
azeite q.b.
1 cebola cortada em laminas
2 tomates pelados
1/2 copo de vinho branco
1/2 copo de água morna
1 caldo knorr natura de legumes

Num tacho coloca-se azeite a aquecer ao qual se junta a cebola. Depois de murcha junta-se o tomate pelado aos cubos. Deíta-se os cogumelos, cenouras e corguette. Deixa-se cozinhar até ficarem bem cozidas, coisa que se vê pelas cenouras. Quando tenrinhas e se ferra o garfo, elas quebram. Tempera-se com sal, pimenta, alho em pó e caldo knorr natura de legumes. Junta-se água e o vinho branco e deixa-se apurar. Quando quase pronto junta-se o frango desfiado e as azeitonas. Apura-se e pronto! Já está.
Ao mesmo tempo que se faz este mix, num tacho coloca-se a cozer 2 batatas e 1 cenoura com um pouco de sal. Assim que estiverem cozidas colocam-se num recipiente e junta-se 3 colheres sopa de farinha e 1 colher de sobremesa de pimentão vermelho. Pica-se e mexe-se para fazer um puré grosso de batata e cenoura. Tempera-se com um pouco de pimenta, 2 colheres de farinha e mexe-se. Num recipiente à parte coloca-se 50 gr de sementes de linhaça e 2 colher de farinha e mexe-se. Fazem-se bolinhas de batata e cenoura. Passam-se pelas sementes com farinha de modo a serem mais facilmente moldas. Num frigideira antiaderente coloca-se só 1 colher de azeite a aquecer. Colocam-se as bolinhas e deixam-se tostar de um lado e de outro. Ficam mesmo saborosas.

9 de maio de 2010

Bolo de Aniversário















Este vai ser o bolinho que eu encomendei à minha nova amiga Alice! Ficou tão bonito que não me apetece nada comê-lo! O bolo é de nozes com recheio de café. A decoração espectacular é de massa de açucar, em que a castanha é de aroma de café. Só espero que ela se lance neste negócio de bolos decorados. E claro, que eu vou dar-lhe uma ajudinha ao colocar aqui o contacto dela com o seu blog. Basta mandar um mail que ela responde, aposto!
Nome: Alice Faisca
http://alicenopaisdoacucar.blogspot.com/




Este é o nosso comentário após ter provado o dito bolinho... UUAAAAAAAUUUU!!!
DELICIOSO! Alice, estás mais que aprovada! Por mim, só tens mesmo que continuar a fazer. A decoração estava mesmo à medida dos olhos do meu melguinha e o bolo?!???!... Uma delicia mesmo! Nada enjoativo, com um ligeiro aroma de café e de limão. Adorei mesmo Alice. Muito bom mesmo.
Aqui tens a expressão de contentamento do aniversariante. A minha é de mais gulosa mesmo. Ao fim de me contenter muito, ao fim ao cabo, o bolinho teve escondido debaixo da cama quase um dia completo, consegui comer uma big fatia! E agora que tive de o desmanchar, guardei o carrinho e uma malinha. Assim o teu bolinho não desaparece por completo e fica um souvenir para o futuro. Obrigada Alice! Beijos

8 de maio de 2010

Queques Chocolate com Ananás

Sábado e um perfeito dia de Inverno. Melguinha a trabalhar e eu a ficar por casa e com chuva. Lembrei-me de fazer uns Cupcakes de chocolate... e com ananás!
Evidentemente que preciso de um saco pasteleiro que dê para decorar melhor os meus cupcakes. Acho que já merecem um saquinho de pasteleiro. O que eu costumo fazer é pôr o recheio num saquinho, ao qual corto uma pontinha e coloco lá um bico de um saco de pasteleiro antigo. Resulta mas sujo muito as mãos... uma chatice!
Ingredientes:
1 e 1/2 chávena de farinha
1 chávena de chocolate magro negro
1/2 chávena de açucar
1 ovo
1 colher de chá de fermento em pó
1 chávena de leite
1/2 de Oleo (eu usei becel)

Numa tigela mistura-se a farinha, açucar e chocolate em pó. Junta-se o fermento e mexe-se tudo muito bem. Adiciona-se o ovo e bate-se um pouco. Acrescenta-se o leite e o óleo. Bate-se tudo com uma colher de pau. No fim adiciona-se pedaços de ananás cortadinhos e mexe-se mais uma vez. A mistura fica um pouco pro liquido mas é mesmo assim. Distribui-se pelas forminhas e leva-se ao forno médio até estarem cozidas, que no caso é cerca de 20 minutos, mas o melhor mesmo é ver com um palito. Se estiver seco é porque o bolinho está cozido.
Para o creme de ananás que está no topo, junta-se 3 colheres de gelatina, 1 chávena de água e 2 colheres de sopa de açucar, num tachinho que vai ao lume até ferver. Num recipiente bate-se em castelo firme 2 claras de ovo e reserva-se. Quando o liquido do tachinho ferver e o açucar já estiver misturado é tempo de adicionar, com muito cuidado, as claras em castelo. Depois voltam-se a bater na batedeira de bolos, por mais uns 30 minutos. Como não consegui a consistência pretendida tive meter esta mistura no congelador para solidificar um pouco mais. Depois de solidificarem coloquei dentro de um saco de plastico com um bico e decorei cada um dos cupcakes. Decorei-os com granulado de chocolate e pronto... ficaram assim!

7 de maio de 2010

Um conselho!!

Pois é! Hoje é sexta! O tal dia feliz. Temos um fim de semana pela frente e tudo parece mais alegre, apesar do tempo. Contudo deixo aqui uma sugestão para alguns que não sabem ou já não conseguem sorrir. Que tal pegar num marcador e desenhar um BIG SORRISO? Os outros, os que andam menos mal, não têm culpa que alguns marcadores estejam já secos.
ARRANJEM outros, please!

6 de maio de 2010

Lombinhos de Salmão au Porto com Risotto Primavera

Quarta feira, que mais parece ser segunda feira!
Pois é... existem dias assim mas hoje estou deveras chateada. Só me apetecia ir mesmo é dormir para esquecer este dia mas agora a vidinha mudou e lá tive mesmo que fazer o jantar. Invenções hoje eram mesmo necessárias uma vez que nem paciência tive para ler algo nos livros de receitas. Seja como for lá fiz e confesso, até que não estava mau.

Ingredientes:
5 Lombinhos de Salmão, livres de espinhas e peles
azeite q.b.
1 cálice vinho do Porto
1 caldo Knorr de legumes natura
coentros frescos q.b.
sal, pimenta, alho em pó

Num tabuleiro de pirex, coloca-se o azeite em quantidade suficiente para forrar o fundo desse tabuleiro. Em cima coloca-se os lombos de salmão. Tempera-se com sal, pimenta e alho em pó. Junta-se o caldo knorr e mais um pouco de azeite. Acrecenta-se no topo os coentros picados. Tapa-se com papel de aluminio e vai ao forno por cerca de 30 minutos.
Ao fim deste tempo destapa-se e deixa-se tostar um pouco. E pronto... está feito!

Para acompanhar fiz também um risotto à Primavera. Nada de complicado e muito saboroso.

Ingredientes:
1 chávenas de risotto
2 chávenas de água
sal q.b.
1 caldo knorr de arroz
1 latinha de legumes (ervilhas, milho, cenoura) que comprei no Pingo Doce

Num tachinho coloquei a água e juntei o risotto. Tempera-se com sal. Deixei ferver juntamente com o caldo knorr. Quando bem cozido juntei a latinha de legumes e deixei ferver um pouco mais. Quando cozido cortei o ovo em 4 gomos e apaguei o lume com o tacho tapado. Razão: Acabar de cozer e poupar o gas assim.

3 de maio de 2010

Favinhas à Portuguesa com entrecosto

Segunda! O tal dia!
Para agravar mais o meu dia, aborrecimentos no trabalho e problemas de construção civil em casa. Imaginem só... um dos meus vizinhos tem fuga de água na casa de banho dele e eu que fiz obras gigantes em casa, nem a 8 anos, estou a ficar com rachamentos no tecto por causa destas fugas. Contente?!?! Nem por isso... começo a sentir que preciso urgentemente de férias e para bem longe.
Seja como for resolvi inventar um pouco o jantar. O dia de pinto (frango no churrasco aqui de uma loja) costuma ser sempre à segunda mas desta vez não me apeteceu mesmo nada. Pensei em favinhas que sem me aperceber começei a gostar muito e depois lembrei-me de feijoada com couve e cenoura. Então porque não juntar as duas coisas e surgiu esta invenção. Soube-nos que nem nozes.

Ingredientes:
1/2 piano (entrecosto com osso)
1/2 chouriço de porco preto
2 fatias de entremeada magra
2 cenouras
1 tomate pelado aos cubos
3 copos de água
1/2 copo de vinho
sal, pimenta, alho em pó, coentros frescos picados
azeite q.b.
1 caldo Knorr natura de legumes
1/2 couve lombarda ás tiras
100 gr de rucula congelada
1/2 pacote de favinhas congeladas

Num tacho coloca-se 3 colheres de sopa de azeite a aquecer. Junta-se de seguida o entrecostos cortado pelo osso, chouriço às rodelas e entremeada às tiras. Deixa-se ganhar cor, isto equivale a dizer que é preciso fritar um pouco. Junta-se o tomate e as cenouras às rodelas. Adiciona-se o caldo knorr natura e 1 copo de água. Deixa-se ferver mais um pouco.
Acrescenta-se a couve em tiras, a rucula e deixa-se ferver mais um pouco. Seguidamente junta-se o resto da água e o vinho. Quando apurados tempera-se com sal, pimenta, alho e coentros frescos picados e por fim as favinhas congeladas. Apura e coze por cerca de 10 minutos. Quando estiver a ficar sem molho adiciona-se água tépida até ficar tudo cozido e apurado mas isto se precisar. No meu caso lá teve que ser.
Fica com um cheirinho agrádavel e saboroso... a minha casa ficou assim a cheirar a comidinha saborosa e eu esqueci um pouco o mau dia que tive. Ahh, antes que me esqueça... esta receita deu e à vontade para 2 pessoas mas como sobrou penso que as quantidades poderão dar para 3 pessoas. Seja como for tenho jantar para amanhã com sopinha. Boa!

2 de maio de 2010

Cupcake de Morango

Dia da Mãe!! 2 de Maio...
Hoje dia da mãe... sem ela não existia a minha vida! Eu adoro a minha mãe. Com ela aprendi tudo o que sei. Minha mãe abdicou da vida dela em beneficio do meu crescimento e do fundo do coração eu agradeço.

Por este dia fiz para ela uns cupcakes de morango e a ela são lhes dedicados!
Bem hajas mãezinha!












Esta receita tirei-a do blog (http://thecookieshop.wordpress.com) mas fiz uma alteração, tirei metade do açucar e garanto-vos que ainda estava muito doce.

Ingredientes:
2 chávena de farinha de trigo 
1 colher de sopa de fermento em pó
200g manteiga em temperatura ambiente (usei becel cozinha, mas reduzi a 150 g)
1 chávena de açúcar
4 gemas
100g de coco ralado seco (um pacotinho)
1 chávena de leite
50g granulados coloridos, que eu só tinha circulos coloridos
4 claras batidas em neve

Antes de começar a execução dos cupcakes (queques em Portugal).
Coloque forminhas de papel em duas formas para muffins de 12 buraquinhos. No meu caso tive que repetir duas vezes este procedimento. A razão deve-se ao facto da chávena escolhida ter sido bem maior. Mas não houve grande problema com a manteiga... vai na volta, se diminuir o tamanho da chávena devo ter que diminuir a manteiga.
Em uma tigela grande misturei a farinha com o fermento.
Numa tigela separam-se as gemas das claras. Bate-se a manteiga e o açúcar até formar um creme branco e fofo. Junte-se as gemas, uma a uma, batendo bem a cada adição. Junte-se o coco ralado e mistura-se. Junte a mistura de farinha, alternado com o leite (farinha/leite/farinha/leite/farinha). Misture o granulado colorido.

Tire da batedeira. Junte as claras em neve, envolvendo cuidadosamente com uma colher grande para incorporar.
Encha as forminhas com a massa até 2/3 cheias. Asse por mais ou menos 20 a 25 minutos. Um palito deve sair seco quando espetado nos bolinhos.

Para a cobertura cor de rosa usei a mesma chávena medida de água, 1 chávena de açuca, 1 gelatina de morango e 2 claras de ovo batidas em castelo.
Misture-se muito bem a água com o açúcar e a gelatina e leve ao fogo para levantar fervura, e até que o açúcar esteja dissolvido. Adicione-se esta mistura lentamente às claras batidas em neve, batendo na batedeira em velocidade máxima, até obter a consistência de suspiro. Como estava dificil obter esta consistencia e o raio do liquido não arrefecia resolvi meter tudo no congelador por cerca de 1 hora. Resultado foi o ideal. Consegui que a mistura arrefece-se o suficiente para eu colocar num saquinho de plástico em que a ponta foi cortada e no qual introduzi um bico do saco pasteleiro e com isto decorei os queques ou cupcakes. Levei ao frigorifico para ficar mais riginho a decoração. Depois como tinha comprado açucar rosa enfeitei-os com pitadinhas de açucar. Ficaram bem bonitos... e foi esta prenda que ofereci a minha mami, que tal como qualquer criança, primeiro começou a comer pela decoração. A piada destes queques para a minha mami, foi o colorido no interior que a levou a dizer se não estariam com bolor! hiiiiihiiiiii