Minha profissão...

29 de junho de 2010

Wok de Pato com Massinha Integral

Nada melhor do que chegar a casa e ter de pensar no que fazer para jantar... e logo hoje que nada me apetecia fazer. Mas como tenho um melguinha em casa é preciso fazer algo sempre. Como tinha patinho no forno feito pela minha mami, que modestia a parte ela é uma especialista... resolvi fazer com os peitos uma massinha no Wok.
Então se pensei assim fiz. Massa integral (o restinho que tinha) e outro restinho de massa (uma especie de cilindros cortados de trigo) juntei tudo e fiz este patinho com massinhas.

















Ingredientes:
Massa quanto baste (usei integral e de trigo) cozida em água e sal
2 peitos de pato desfiados (foram corados e assadinho no forno)
1 latinha de ervilhas cozidas
1 pimento vermelho assado (que comprei no supermercado)
sal, pimenta, massa pimentão vermelho, alho em pó
azeite q.b.
1/3 vinho branco

No wok coloca-se um pouquinho de azeite no fundo e leva-se ao lume até aquecer. Coloca-se o pato desfiado de seguida. Junta-se as massas e mexe-se um pouco. Acrescenta-se vinho  branco e tempera-se com sal, pimenta, pimentão vermelho e alho em pó, as ervilhas e por fim o pimento cortado em tirinhas.

Fácil e aproveita-se os restinhos de pato que quase ninguém gosta... como peitinhos de pato!!

21 de junho de 2010

Decisão

Depois de uma conversinha com a minha amiga, decidimos lançar-nos na cozinha. Pois é... eu alinhei na parte da elaboração de comidinha, para já doces, já que estou mesmo numa de docinhos. Ela quer lançar esta sociedade numa de decorar festas de crianças e elaborar convites e presentinhos. Tem jeitinho para isto, que posso eu mais dizer. Seja como for fizemos esta sociedade que está a ser lançada bem devagarinho e hoje resolvi falar sobre ela.
O que vamos fazer é pelo divertimento, como anti-stress e pela graça de ter alguém a encomendar-nos algum destes docinhos... um dia quem sabe!
Amanhã mostro-vos o nosso cartão de visita e o blog que  está ainda em construção é este. Irei colocar nele algumas coisas que já fiz e outras que ainda poderemos fazer.

http://mestrinhasdacozinha.blogspot.com/

Até!

CupCakes de Cacau com mazipan

Hoje acordei com vontade de fazer uns queques (CupCakes) de cacau e claro, mudar de decoração... lembrei-me de lhes colocar mazipan. Adoro amendoas e se lhes juntar 3 gotinhas de rum... hiiihiiii, acho que ficaram melhor. E se pensei, mal cheguei a casa fiz! E saiu isto...

E estão bué de bons, se é que me entendem. São para repetir sem dúvida!
A receita é esta:

CupCakes de Cacau com Mazipan

1 Chávena de farinha com fermento
1 Chávena de Cacau amagro
1 Chávena de Açucar branco
1 Chávena de leite
1 Chávena de Oleo alimentar
1 ovo
2 gotinhas de rum
1 Colher de chá de fermento em pó

Misturam-se todos os ingredientes até ficarem um liquido homogeneo. Coloca-se o liquido num recipiente com bico e vai-se deitar em forminhas até ficar 2/3 delas cheias. Leva-se ao forno médio e já previamente quente e vai a cozinhar durante 20 minutos.

Para a decoração, usei mazipan caseiro. Os ingredientes foram: 100 g de amendoas peladas; 75 g de açucar em pó; 3 gotas de rum; 1 clara de ovo. Como fiz: Misturei o açucar em pó com as amendoas com ajuda de uma colher de pau. Porque tinha muitos grumos usei a peneira para apenas escolher a parte mais fina. Deixei-me de usar a colher de pau e juntei 1 clara de ovo e mais gotinhas de rum, para dar sabor. Misturei tudo à mão e fiz um rolinho que não se desfez, logo estava tudo bem misturado. Para não secar embrulhei num papel transparente e esperei que os meus CupCakes ficassem frios para começar a decorar. Bem, é aqui que a porca torçe o rabo. A ideia era fazer pequenas tartarugas mas devido à falta de alguns materiais, nomeadamente os ditos corantes. Eu só tinha 2 pelo que as cores são mesmo 2 e pintei por cima dai as cores assim tão estranhas.

19 de junho de 2010

O meu primeiro Bolo Decorado

Hoje foi um dia especial para mim... decidi ir fazer um curso de decoração de bolos com pasta americana.
Acreditem ou não que estava mesmo curiosa. Tinha medo de não conseguir fazer isto mas fiz e adorei o curso... e mistério ou não, consegui fazer esta decoração. Aprendi montes de coisas que estou desejosa de pôr em andamento. Um destes dias apresento aqui um bolo feito por mim... todo decoradinho. Mas para já fiz este e devo ao Sr. Henriques, o conhecimento que adquiri. O bolinho é que não sei se vou comer, primeiro porque está tão bonito e depois porque e opá, eu tenho mesmo de perder peso ou não me serve o vestido que vou levar ao casamento de uma amiga... vai ser sábado próximo pelo que não posso exagerar.
Mas digam-me lá se não ficou bonitinho??? É o meu primeiro mas garanto que para a próxima farei um bem mais bonito.

















A minha rapariga de cabelo comprido

















A cabeça do meu peixinho

Relvinha, flores e lacinhos

Cupcakes de avelã com cobertura de chocolate de leite

Ando numa de CupCakes... isso é mais do que certo! Desta vez fiz uns de avelã com cobertura de mousse de chocolate de leite.

Como fiz... bom, comprei um pacotinho de avelãs picadas muito miudinhas quase em pó e resolvi fazer com estes frutos secos uns CupCakes e este foi o resultado.
Saboros e fáceis de fazer. A cobertura fiz de uma mousse instantanea que tinha lá por casa e decorei com pedacinhos de chocolate e uma avelã no topo.

Ingredientes:
2 Chávenas de farinha com fermento
1 Chávena de avelãs picadas em quase pó (comprei este pacotinho no Lidl)
1 Chávena de leite
1/2 Chávena de Oleo (usei becel)
1 Colhe de chá fermento em pó
1 Colher de chá de canela
1 Colher de sopa de vinagre balsámico
1 Chávena de Açucar
3 a 4 gotas de aroma de rum
2 ovos

Em 2 recipientes diferentes, misturam-se primeiro os sólidos, farinha, açucar, avelãs, canela e fermento em pó. No outro recipiente mistura-se os liquidos ou seja os 2 ovos, o leite, o óleo, rum e o vinagre. Quando esta mistura estiver feita adiciona-se colher a colher os sólidos misturados e peneirados.
Coloca-se as forminhas de papel (eu escolhi umas rosas com pintinhas brancas) numa forma de muffins. Deita-se colheradas de massa até 2/3 da forminha. Levam-se ao forno quente (aqueci o forno previamente a 180º antes de colocar lá os bolinhos) e deixei cozinharem por cerca de 25 minutos.
Retirei-os do forno e coloquei-os numa rede até arrefecerem. Entretanto fiz uma mousse instantanea com leite. Como deu para cerca de 24 CupCakes e apenas decorrei metada usei metade do pacote e metade do leite que lá vinha indicado. Com uma colher de sopa virada ao contrário coloquei colheradas de mousse e no topo coloquei uma avelã e pedaçinhos de chocolate. E pronto... ficaram assim, saborosos e fáceis de fazer.

17 de junho de 2010

Mais umas fotografias dos meu São Miguel...

Pois é, as saudades deste paraiso começaram a apertar e então nada melhor do que rever fotografias que foram tiradas neste paraíso... se não vejam!















Farol existente na zona do Nordeste

Fajã de Baixo - Produção de Ananás

















Lagoa Canária

13 de junho de 2010

Muffin's Red Velvet avec Vinho Abafado da Ilha São Miguel

Na verdade esta receita é mesmo para fazer uns red velvet cupcakes mas estou de férias e como ando pouco e como mais à que cortar nalguma coisa e eu resolvi cortar na decoração... menos calorias e menos trabalho para mim.
Chamei-lhes Muffin's porque são grandes e porque acrescentei este vinho abafado que trouxe de São Miguel. Depois eu deveria ter trazido de lá umas forminhas de papel, bastante originais mas por achar que as poderia encontrar no continente, acabei por não as comprar e agora doi-me a alma, mas enfim... como não tinha em casa da minha mãe resolvi fazê-las de papel. Como ficou engraçadas resolvi chamar a isto muffins e não Cupcakes, como deveriam ser, mas não me apeteceu decorar pois estavam demasiado grandes e pior, o papel não dava grandes hipoteses para o fazer então ficaram assim. Não ficaram janotas??

Ingredientes:
2 ovos grandes
1 chávena de leite
½ chávena de Óleo vegetal
1 colher vinagre balsâmico
1 colher de sopa de vinho Abafado (São Miguel)
10 gotas corante vermelho
2 chávenas de farinha
1 chávena de açúcar
¼ chávena de chocolate em pó (boa qualidade)
1 colher de chá de canela
½ colher de chá de sal
1 colher de chá de fermento

Misturam-se todos os ingredientes num recipiente largo e com uma varinha manual mexe-se tudo muito bem.
Noutra tigela vão-se misturar os ingredientes secos começando por peneirar 2 chávenas de farinha, 1 chávena de açúcar, chocolate em pó, sal e canela em pó a fim d se evitar grumos. Feito isto junta-se a mistura líquida e mexe-se tudo muito bem, pode ser mesmo com a varinha manual.

Dispõem-se os cupcakes num tabuleiro próprio com as forminhas de papel já colocadas, que eu usei quadradinhos de papel vegetal que forçei a aderir a forminhas de aluminio deixando apenas as grandes abas de papel de fora. Na verdade esta operação foi tramada pois eu acertava de um lado elas mudavam de forma logo do outro lado. Depois colocar dentro a massa foi outra aventura. Como os papeis nao se colovam à forminha, cada vez que colocava a massa a forminha fogia do sitio e eu acabava sempre por entornar massa. Digamos mesmo que foi uma aventura e tanto. Mas foi divertido como tudo.

De volta a... São Miguel!

Olá a todos!!
Com grande pena minha eis-me de volta à rotina. Devem imaginar o quanto custa voltar ás rotinas tipicas de uma vida citadina mas tudo tem um principio, meio e fim. E foram o fim das minhas férias em São Miguel. Sou por assim dizer uma doidinha por esta ilha. Não deve existir quantinho desta ilha que eu não conheça mas continuo a dizer que tenho que lá voltar para o ano. Digamos que é uma forma de manter na minha a cabeça que irei voltar... que vou voltar a este pequeno paraíso. Se não acreditam vejam só umas quantos fotografias que tirei.

Parque Terra Nostra

Lagoa das Sete Cidades


Parque Terra Nostra

Apenas uma bela vista

Mais vistas destas irei mostrar... para mim será um recordar e anciosamente esperando que seja um até breve.