Minha profissão...

29 de julho de 2010

Rosinhas para um bolinho da mami

Tenho andado desaparecida daqui... na verdade o calor que se faz sentir deixa-me quase morta e cozinha francamente é coisa que não me tem apetecido.
Mas o aniversário da minha mami está a chegar e sou eu que vou fazer o bolinho dela. Está bem planeado e até já lhe fiz um esquema. O problema irá ser mesmo o trabalhão que irei ter. Então comecei por fazer as rosinhas minusculas que irão fazer parte do bolinho. Depois irei mostrar. A sua massa irá ser de limão e lima. O recheio irei fazer buttercream de framboesa. E irei cobri-lo com massa de açúcar portuguesa. A ideia que trago na cabeça é bonita. A ver vamos se ele irá sair bonito.
Para já começei as rositas minusculas. Estou a fazê-las em massa própria para flores e irão ser muitas mesmas.
Ora vejam umas quantas que já fiz e que estão a secar...

22 de julho de 2010

Bolo Vaquinhas

Hoje foi o dia das vaquinhas e gulosas por morangos... de tal modo que ficaram sujas deles.
Foi um bolinho que fiz para os meus sogros... Metade cobertura de chocolate amagro, outra metade de massa portuguesa. O bolo é de cenoura com nozes e recheio de chocolate amargo e bolacha baunilha de avelã. O resultado foi este...
As vaquinhas:

16 de julho de 2010

Bolinho para o meu Papi

Este irá ser o bolinho de anos do meu pai (faz anos a 18 de Julho). Não foi feito por mim mas pela minha nova amiga Alice, a tal que fez o bolinho do meu melguinha, o Fiat 500! O seu contacto está no meu blog e garanto-vos que irão adorar todos os que ela faz.
Este ainda não provei... e vai custar provar. Já viram bem que linda está a ovelhinha e a cadelinha Rukita (Beagle de raça) e companheira do meu pai. Nunca o deixa sozinho, está sempre com ele.
Obrigada Alice... conseguiste mais uma vez. Com esta surpresa meu pai irá ter a irmã e o irmão, que já não vê a uns 6 anos. Irá ser um domingo inesquecível para quem faz a bonita idade 71 anos. E que venham mais uns, e mais outros e muitos mais papi. Adoro-te muito!!!
Rukita e Papi
Ovelhinha Coisinha (foi criada pelos meus pais desde que nasceu)

Meu papi com as suas galochas pretas e a amiga Rukita

13 de julho de 2010

Pedacinhos de Perú à Indiana

Ora para quem não tinha fome e uma só sopinha chegava... comeu tudo e nem reclamou!
Como fiz? Bem, não tinha tirado nada para o jantar. Estava fiante na sopinha que fiz ontem mas o meu melguinha não lhe apetecia e estando eu bem disposta, resolvi inventar isto porque era fácil descongelar no micro-ondas e o tempo que demorei a fazer foi curto, ou seja 2 em 1.


Ingredientes:
500 gr de cubos de perú
300 gr cogumelos variados congelados
2 pimentos assados vermelhos
2 pepinos de conserva
50 gr azeitonas recheadas
3 colheres coco ralado
1 caldo knorr natura
2 copos de água quente
1 colher sopa de mostarda
azeite, sal, pimenta da Jamaica, pitadinha de alecrim, caril

Num frigideira Wok coloca-se no fundo azeite a aquecer. Em seguida junta-se os cubos de Perú e deixa-se alourar e fritar um pouco. Coloca-se os cogumelos congelados (usei marca Continente e nesta embalagem estavam um mistura de 5 diferentes tipos de cogumelos) e ficam a cozinhar juntamente com o perú. Adiciona-se os pimentos cortados em pedaços, as azeitonas, os pepinos e o coco ralado. Tempera-se com um pouco de sal, pimenta da Jamaica, alecrim, mostarda, caril e o caldo Knorr. Acrescenta-se água quente para acabar de cozinhar e apurar. Retifica-se os temperos se necessário e serve-se com arroz cozido em água e sal. Simples e deixa um cheirinho na cozinha...

Bolo de Aniversário do Sr. Fernando, 2 sabores e recheio creme limão

Aqui vou apenas mencionar o Bolinho que As Mestrinhas da Cozinha fizeram ontem.
O bolinho era de dois sabores diferentes, noz e limão e recheado com creme de limão.
O trabalho que deu compensou o resultado final...
Espero que o sr. Fernando goste e que passe um dia de anos muito feliz. A surpresa que a filha Piedade lhe reservou ficou assim...

11 de julho de 2010

Beringela grelhada com salada de Verão

Hoje resolvi falar de beringelas.
Este fruto aqui...
Conhecido por  Solanum melongena, de origem indiana e considerada de cultivo fácil considerada de fácil cultivo nos trópicos é excelente em proteínas, vitaminas (A, B1, B2, B5, C), minerais (cálcio, fósforo, ferro, potássio, magnésio) e alcalóides, que actuam diminuindo a pressão sanguínea, prevenindo a arterosclerose, os naturalistas recomendam o seu consumo para prevenir alguns males referentes ao fluxo sanguíneo. É aconselhável para quem tenha gota, artrites, doenças reumáticas e diabetes.
Por causa disto e porque estava em promoção no Continente, lembrei-me de fazê-las grelhadas e para acompanhar uma salada que gosto de fazer no Verão.

Salada de Verão
(as quantidades são as que se pretendam, pelo que esta eu fiz de modo a que desse para 2 pessoas)
alface
rucúla
alface roxa
pimentos vermelhos assados
metade de um pepino verde
pepinos de conserva
tomate
2 pernas desfiadas de pato assado (aposto que qualquer outra fonte de proteinas isto também fica bom)
2 colheres sopa sementes de linhaça

Numa saladeira coloca-se depois de lavadas todos os vegetais, cortam-se os pepinos de conserva ás rodelas e coloca-se o pato desfiado. Deita-se as 2 colheres de sopa de linhaça. Tempera-se com sal, óleo Becel e vinagre balsámico. E voilá... delicia!
Agora as beringelas!
O que fiz foi começar por lavá-las bem pois iria comer a casca delas. Cortei-as em rodelas com cerca de 1.5 cm e coloquei-as num alguidar com água e sal. Deixei-as tapadas nesta água por cerca de 40 minutos, tempo penso que foi necessário para extrair os ácidos que este legume tras com ele. A água ficou para o castanho. Retirei-as e limpei-as com um papel cozinha para retirar o excedente de água. Num grelhador anti-aderente coloquei-o no lume para aquecer. Depois coloquei-lhes as rodelas de beringela para grelharem, primeiro de um lado e depois de outro. Ficam mais baixas e com as ditas riscas do grelhador. Retirei-as para um pirex no qual no fundo tinha posto um pouco de azeite e pus mais um pouco por cima, juntamente com vinagre balsámico, oregões secos e alecrim. Depois outra camada de beringelas grelhadas e mais vinagre, azeite, um pouco mais de sal, oregões e alecrim e pimenta vermelha moida na altura. Servi assim mesmo e acompanhei com a salada de Verão. Simples, fresquinha (coloquei a salada de Verão um tempinho no frigorifico para refrescar) e deliciosa. Acompanhei com Laranjina C, um refrigerante que eu  bebia quando era bem canita e que surgiu agora no mercado. Tinha que experimentar e honestamente não gostei lá muito. Parecia a mesma coisa mas não era. Agora é mais sumo de fruta logo mais saudável mas o antigo Laranjina C era feito de gasosa e corantes e sabia tão bem!!!!

8 de julho de 2010

Salada de Massinhas com Atum

Nunca tiveram um daqueles dias em que nada apetece comer e muito menos fazer? Pois, este foi um dos dias em que não me apetecia comer nada quente e muito menos fazer algo.
Quando abri o armário em que guardo as massas e arroz, dei com vários restinhos de massas, que sempre acabam por ficar para melhores dias. O ideal era comprar igual e o problema ficava resolvido mas como sempre, vario, nunca compro igual e lá vou eu acumulando. Hoje mal abri lembrei-me de fazer uma saladinha de massa cozida com 2 latinhas de atum. Rápida e muito saborosa.
O resultado é este:















Ingredientes:
Massa variada q.b.
2 latinhas de Atum (usei as novas Bom Petisco, com Omega 3)
2 pimentos vermelhos assados (tirei de um frasquinho que comprei no supermercado Lidl)
Mostarda, molho de Wisky, sal, pimenta, alho em pó
ccoentros frescos picadinhos
50 gr azeitonas pretas em pedaços
1 colher de sobremesa de massa pimentão

A quantidade que fiz foi para 2 pessoas e claro, comecei por cozer a massa em água e sal. Quando a massa tiver el dente, retira-se do lume e passa-se por água fria para arrefecer. Num saladeira junta-se à massa as 2 latinhas de atum esmigalhadas e escorridas do óleo. Tempera-se com sal, pimenta, mostarda (usei uma colher de sopa de mostarda), 1/3 de molho de Wisky (frasco), coentros picados, azeitonas e alho picado. Mexe-se tudo muito bem e com cuidado. E pronto... barata e fresquinha para estes dias horriveis de muito calor.

1 de julho de 2010

CupCakes Cenoura com Maçã

Ora fiz com a minha sócia isto... uns CupCakes fofinhos de Cenoura com Maçã. Como quisemos fazer algo que tivesse um pouco de menos gordura fizemos uma cobertura chamada Vegan. Ficaram bonitos e saborosos. Foram enfeitados com um confeites de estrelinhas coloridas e usamos forminhas azuis, porque o teste iria ser feito para um menino.

Uma pequenina homenagem...

Pois é... nesta terça recebi um telefonema de uma amiga de curso. Já não falavamos a muito tempo. Como nem sequer conhecia o número atendi e fiquei devaras feliz ao saber dela. Á quanto tempo mesmo e um monte de lembranças vieram logo à memória. Bons tempos!!
Como conversa normal perguntei pela irmã e familia. Espanto!!!!! A irmã Clara faleceu!! Juro que fiquei sem palavras e sem acção. Clara! Como era possível! Então Clara, aonde estiveres, ficaras para sempre na minha memória. Lembro-me de montes de coisas que fizemos juntas, dos bons conselhos que me destes a mim e a tua irmã. Lembro-me de termos te acompanhado naquela luta que tu estabelecias com a cadeira de Reais e da nossa comemoração a altas horas da noite. Lembro-me das noitadas que faziamos os quatro a discutir politica, professores, matérias...
Acho que foi injusto mesmo o que tiveste de sofrer mesmo até ao fim. Lamento que tenhas sido posta á prova dessa maneira. Lamento não ter conseguido despedir-me de ti... não me esqueço de ti Clara... tens um lugarzinho no meu coração. Que tenhas agora paz!!
BEIJINHO GRANDE.