Minha profissão...

28 de outubro de 2010

Pizza à minha moda

Pois é... quinta feira e quase fim de semana grande.
Por ter chegado a casa tarde resolvi fazer uma pizza com o que existia no frigorifico.
















Ingredientes:
1 base fresca para pizza
1/2 frasco de molho de tomate marca Pingo Doce
4 rodelas grandes de mortandela com azeitonas
75 gr de fiambre
50 gr de azeitonas pretas
1 pimento vermelho assado (uso uns já assados e optimos que existem no Lidly)
3 fatias de queijo barra
pimenta, azeite e oregões

Como não sou muito fan de lavagens tento sempre arranjar modo de evitar sujar muito. Assim sendo aproveito o próprio papel que vem com a base da pizza para forrar o tabuleiro logo nem sequer a tiro do papel apenas desenrolo e coloco no tabuleiro.
Pico-a com um garfo para deixar entrar o ar. Cobre-se com o molho tomate. Junta.se as rodelas, distribuindo-as pela pizza. Junta-se o fiambre aos montinhos e o pimento cortado longitudinalmente. Acrescenta-se as azeitonas em pedaços. Como nao gosto de queijo mas o melguinha gosta coloquei metade da pizza, as fatias de queijo. Cobre-se com oregãos e pimenta. Adiciona-se um fio de azeite e leva-se ao forno até derreter o queijo.
O problema foi o simpático telejornal... distrai-me um pouco e ela ficou coradinha demais mas estava boa na mesma e acima de tudo foi rápida e o jantar fez-se num instantino.

26 de outubro de 2010

Austria, Viena

Ainda sobre a Austria, mais concretamente sobre a Viena!
Linda... se não vejam.



Empadão de Peixe e Manga com Tangerina

Domingo... dia de descanso e como fiquei por Lisboa resolvi aplicar-me num almoço que foi feito com o intuito de me livrar de uns medalhões de peixe que ateimavam em permanecer no congelador. Comprei talvez em quantidades excessivas mas era uma boa promoção. Seja como for peguei então nestes medalhões e numas postas de raia e inventei por assim dizer, este empadão.


Ingredientes:
4 postas de peixe (medalhões, raia ou outro qualquer)
150 gr de camarões congelados e descascados
250 gr de cogumelos congelados de diferentes tipos (usei uns congelados da marca Pingo Doce, que são óptimos mesmo)
1 corguette
1 cenoura grande
2 saquinhos de Puré batata
1/2 frasquinho de molho tomate preparado para pizza (Comprei um frasquinho deste molho no Pingo Doce, porque não me apetecia faze-lo e fiquei surpreendida com o sabor e a maneira simples em que foi feito)
azeitonas para decorar
1 copo de água morna
1 copo de leite
1/2 caldo knorr natura de legumes
1/2 copo de vinho branco
alho em pó, pimenta, piri-piri, sal, azeite (q.b.)
1/2 molho de coentros picados

Começando pelo peixe. Num tachinho com água e sal  leva-se ao lume até ferver. Junta-se depois o peixe ainda congelado e os camarões (este peixe já foi amanhado e está prontinho para ser usado) e leva-se a cozer por uns 10 minutos. Retira-se para um recipiente e deixa-se arrefecer.
Num wok coloca-se no fundo um pouco de azeite e leva-se ao lume até aquecer. Junta-se então a corguete em rodelas, a cenoura também em rodelas e deixa-se a cozinhar um pouco. Junta-se um pouquinho de água e o vinho branco. Quando estiver mais uma vez a ferver junta-se o caldo knorr natura de legumes e os cogumelos congelados. Mexe-se bem e tapa-se até cozinharem mexendo de tempos em tempos. O objectivo é evaporar um pouco o molho pelo que quando cozinhados um pouco destapa-se o wok. Junta-se os temperos. Ferve por mais um pouco e pronto. O recheio está pronto.

O puré de batata faz-se como está descrito na embalagem. Eu usei 2 embalagens de puré de batata que comprei no Lidly. Este é um dos produtos que gosto bastante e que até não é caro e depois é super-rápido.

A montagem começa com a colocação num pirex de um pouquinho de azeite. A seguir coloca-se metade do puré e alisa-se. Cola-se então o molho de tomate e espalha-se. Neste momento existem já duas camadas.
Junta-se agora os legumes e os cogumelos espalhando-os bem.
Cobre-se esta última camada com o peixe e camarões cozidos e esmigalhados. Tapa-se com o restante puré de batata. Fazem-se uns feitios com o garfo e pincela-se com ovo batido em pouquinho de água.
Vai ao forno até tostar.
Servi com uma salada de alface, rucula, pimento vermelho e amendoas picadas.
Para sobremesa e porque tinha manga já bem madurinha, cortei em lasquinhas e descasquei clementinas que coloquei no fundo das tacinhas. No topo pûs uma colherzinha de chá de doce de framboesas para diabéticos e piquei umas amendoas e coloquei uns confeitos de açucar tipo estrelinhas.
Ficou divina!!

Agora apresento-vos uns bolinhos Austriacos que tive o prazer de provar quando lá estive em formação.
Chamam-se Punschkrappen e não são mais do que uns quadradinho de bolo humido com rum, passas e doce de alperce cobertos de um icing rosa. O aspecto até que é fraquinho mas o sabor.... bem, sabem mesmo bem. Claro que tive de pedir a receita a um colega meu austriaco. Já a tenho comigo. Um destes dias farei este bolinho. Depois digo-vos. O que é certo é que para rematar o almoço comemos os dois um bolinho e um café aromatizado de amendoa. E depois sofá porque estavamos muito cheios e sonolentos para nos mexer.

20 de outubro de 2010

Esparguete no forno

Existem dias em que olhamos para o frigorifico e nada do que lá está nos apetece. Mas como tinha mesmo que fazer algo para o jantar lá resolvi pegar nos restos de frango assado, especialmente aquelas partes que ninguém gosta lá muito de comer (peito de frango) e inventar algo que fosse diferente.
Não é novo aqui neste blog e muito frequentemente aproveito restinhos de isto ou daquilo e faço um jantarinho todo catita.

Esparguete no Forno
Esparguete cozido em água e sal, q.b.
1 latinha de vegetais cozidos, usei uma com mistura de legumes (ervilhas, cenouras, nabos e milho)
1 pimento vermelho assado
2 pepinos de conserva (comprei um frasquinho de pepinos em conserva no Lidly que são deliciosos)
Molho de tomate (frasquinho já preparado de molho tomate do Pingo Doce)
2 colheres sobremesa de mostarda Dijon
Sal, pimenta, piri-piri, alecrim, salsa e coentros picados, alho picado
1 mão cheia de azeitonas recheadas com pimentos vermelhos
1 mão cheia de folhas de espinafres congelados
4 ovos
1 copo de leite















Deita-se um fio de azeite num recipiente tipo tarteira e que pode ir ao forno. Junta-se o esparguete cozido. Deita-se o molho tomate preparado de modo a cobrir o esparguete. Espalha-se a mostarda em cima. Tempera-se com um pouco de sal, alho picado em pó, piri-piri, salsa e coentros picados. Junta-se os legumes de latinha, o pumento vermelho picado e as azeitonas.
Por cima deita-se o frango desfiado e cobre-se com o frango assado desfiado. Por cima deita-se os ovos batidos com o leite. Vai ao forno até alourar. Servi com uma salada variada e preparada à qual juntei 1 tomatinho e umas amendoas picadas.
Para finalizar o jantar e para aproveitar o forno assei umas castanhas que cairam que nem ginjas.

19 de outubro de 2010

Pataniscas com arroz de espinafres

Pois é... fiz à uns dias um arroz de espinafres e tentei fazer pela primeira vez umas pataniscas. Bem... fazer as pataniscas é que foi misterioso para mim. Acho que exagerei na farinha ou então armei-me em poupadinha e pûs pouco bacalhau. Seja como for, para mim até que não ficaram más de todo.

Pataniscas de bacalhau
300 gr de bacalhau demolhado (eu usei um pacote de bacalhau desfiado que comprei no Pão de Açucar)
250 gr de farinha
1 ovo
1/2 copo de leite
1/2 copo de cerveja preta
1 colher de chá de fermento Royal
salsa picada, pimenta

Numa tigela coloca-se a farinha, fermento e mistura-se. Junta-se o ovo e a cerveja com a água. Mexe-se bem até criar bolhinhas de ar. Em seguida junta-se o bacalhau e a salsa. Mistura-se mais uma vez. Deixa-se a repousar por 15 minutos.
Após este tempo e depois ter ter uma frigideira com óleo já quente, coloca-se colheres de massa e deixa-se fritar ora de um lado ora do outro. E pronto... estão prontas.















Acompanhei com arroz de espinafres e bróculos, que fiz com uns quadradinhos de bacon.

12 de outubro de 2010

Uma vaquinha especial...

Aqui fica uma fotografia de uma vaquinha bem diferente que conheci nas minhas férias em Edinburgh!

Tinha lá ido passar umas férias e este conhecimento foi estabelecido porque eu e o meu melguinha decidimos fazer uma viagem turistica de autocarro e com o principal objectivo de conhecer o Lago de Lock Ness. Espanto do espanto... o autocarro em que seguiamos avariou e não andamos mais um milimetro. E como são chatinhos estes ingleses com questões de segurança... o autocarro passou por cima de um buraco e teve um ligeiro desvio de trajectória. Sofreu um toque e pronto... o condutor já não quis sair dali e assim passei umas boas quatro horas enfiados num café de beira de estrada mas onde pude conhecer esta vaquinha toda especial. Para trás ficou a ideia de conhecer o Lago... pelo menos terá que ficar adiada mais uns aninhos até ter dinheiro para visitar de novo a Escócia. Pena... pena... pena...


A minha faculdade!!



7 de outubro de 2010

Curso em Viena

Pensavam que eu me tinha perdido nas férias?!??!
Pois não, só não fiquei eternamente de férias (epá, que coisa espectacular que seria) como mal regressei ao trabalho tive que ir para Viena em formação.


Como não podia deixar de acontecer tirei nos meus momentos livres fotografias.
Lindas! Pais seguro, limpo e bem bonito.
Comidas fabulosas e doces... nhamm nhamm, que lhes dizer?

O meu curso ocupou-me quase todo o dia mas de tempos em tempos, apareciam os empregados com carrinhos de comida. Bolinhos lindos e saborosos demais. Eu, e pobre de mim, lá ia resistindo, com muito esforço. Mas houve um que comi quase sempre ao jantar. Chama-se Apple Struggel. Serviam-no morno, com um potinho de leite creme e um outro com natas frescas batidas. Não gosto de natas pelo que ficava mas misturar apple struggel polvilhado com açucar em pó e umas colheradas de leite creme... bem, isso fazia e como me sabia bem.


Depois lá para sexta, véspera de regressar provei ainda um outro bolinho... o chamado Punchkrappen, que é um pequeno qquadradinho de bolo chocolate humido com rum, algumas passas de uva no interior, com um topo de bolo de laranja e com uma cobertuta rosa. Puramente divino! Lamentei só ter comido uma vez em Viena mas já encontrei um site para fazer encomendas deste bolinho delicioso.

Aqui ficam algumas fotografias que tirei de lá...