Minha profissão...

31 de dezembro de 2010

Um Violino no Telhado


Ontem fui ao teatro à noite ... eu adoro teatro e bailados pelo que lá fomos ao Politeama em Lisboa.
Chovia tanto que por momentos pensei que aquela rua iria sofrer inundações fortes. Mas não... estava chuva mas não muito frio e a chuva era aguaceiros fortes, que de tempos em davam tréguas.
Como é um dia de semana e no dia seguinte à que ir trabalhar, é sempre chato porque para hoje ficaram as olheiras e o soninho mas ficou também o coração cheinho de alegria. Espectáculo divino e aconselhável mesmo. Pena é que só irá estar até principios de Janeiro.
Todo o elenco foi fabuloso mas tiro o meu chápeu ao Raposo. Fez um trabalho notável!!! Adorei e obrigada a todos eles pela noite de sonho e de encantar que nos proporcionaram. Aqui está o elenco quase todo. Maravilhosos, talentosos e bons profissionais. Parábens a vocês todos e em especial a duas meninas que fazem o papel de filhas mais novas do leiteiro... excelentes profissionais e tão novinhas ainda.
Quanto a mim e aos nossos dois amigos ficamos felizes e de barriguinha cheia com este espectáculo. Ao Sr. Felipe La Féria o meu mais sincero agradecimento e bem haja.
Para a posteridade fica aqui resistada a nossa ida... ehhehhh.

28 de dezembro de 2010

Bacalhau à Brás à minha moda

Hoje à pressa fiz um bacalhau à Brás, rápido e muito saboroso. Comprei no Continente um pacotinho de bacalhau desfiado congelado, que descongelei rápidamente com água quente e com o pacote fechado. Demorou uns 15 minutos. Usei também batata palha da marca Ti-Ti.

Ingredientes:

500 g de bacalhau desfiado (eu comprei marca Continente, que não é mau)
300 g de batata frita fininha (usei marca Ti-Ti, por ser menos salgada e com menos óleo)
1 cebola
2 pimentos vermelhos (marca Lidly)
75 g de azeitonas pretas
alho em pó, pimenta q.b.
1/2 caldo knorr Natura legumes
salsa q.b.
1/2 copo pequeno leite
1/5 vinho branco
3 ovos

Num Wok coloca-se no fundo um pouco de azeite a cobrir pelo menos o fundo da frigideira. Corta-se cebola em metades e em seguida em laminas finas. Deixa-se alourar um pouco. Em seguida junta-se o bacalhau em lascas e mexe-se.
Junta-se o leite, o caldo knorr e o vinho branco. Em seguida junta-se as batatas fritas com cuidado. Deixa-se apurar um pouco. Tempera-se com pimenta e alho. Adiciona-se os pimentos cortados e as azeitonas.  Mexe-se bem e com cuidado até as batatas fritas  tornarem-se molinhas. Por fim adicionam-se os ovos e deixa-se cozinhar. Salpica-se com salsa. E pronto... prato saboroso e rápido.

27 de dezembro de 2010

Feliz Ano Novo

Nada melhor, pelo menos para mim, do que mostrar-vos os meus cachorrinhos.
Com esta montagem, desejo-vos um Ano Novo feliz, rico e saudável.

Sejam felizes... sempre!

Noite de Consoada!!!!

Eís a minha mesa de Natal!!!
Que tinha, perguntam vocês?

Bolo Coração de Caramelo
Sonhos
Filhoses de Abobora
Tronco de Natal
Broas de Batata Doce
Fudge de Avelãs
Arroz Doce
Coscurões
Fatias Douradas e
Bombons, Nozes, Sultanas e Amendoas

Claro....

O Bolo Rei Caseiro

20 de dezembro de 2010

Boby... o maroto!!

Aqui está o meu mais que tudo!!
Esta cachorrito já tem comigo 10 anos. Fui buscá-lo a Aljustrel e tem cá uma história...
Eu tive um outro cão de água chamado Leste que era a paixão do meu pai. Era todo branco e creme. Cheio de pelo e de certa maneira parecido com o meu Boby. Quando morreu, vitima de uma forte gripe, foi o desgosto de todos. O meu pai foi o que mais sofreu com a sua ausência então, num dia eu decidi que iria ter outro igual.
Como e tal como as pessoas, não existem cães iguais nem parecidos mas apanhei o Boby em Aljustrel. Estava tão mal tratado, cheio de pulgas e carraças e cego de um olho, que ninguém lhe ligava muito. Quando o vi foi paixão à primeira vista. Com auxilio da minha colega Sofia trouxemos o cachorrinho de carro, tivemos um acidente, fomos rebocados até poucos quilometros pois o dito reboque avariou e lá tivemos que esperar por outro. Entretanto o tempo ia passando, e numa aventura que era suposta de hora e meia, passou quase o dia todo e era noite quando cheguei a Lisboa.
Depois de o passear logo tempo pela rua, Boby resolveu fazer xi-xi bem na entrada do meu corredor. Mas tadinho... estava assustado e ainda teria que fazer 100 km até aos meus pais. Seja como for este cachorrinho tem-me acompanhado e adoro-o mesmo. Passou mais de 2 meses em veterinários mas não cegou e depois de um bom banho, vacinas e muitos miminhos, o Boby tem uma santa vidinha!
É o pai desnaturado dos meus dois outros cachorros e agora está a ficar surdo e ceguinho. Mas ainda reage à minha voz e à palavra comida. Se não vejam como é bonito...

18 de dezembro de 2010

Feliz Natal 2010

Mais um ano mais um Natal que se aproxima a passos largos... venha de lá a Alegria, a Saúde, a Paz, o Dinheirinho e tudo mais que o pessoal sonha e quer!!!
Quanto a mim o que eu quero é Paz e Saúde. Dinheiro temos mesmo é que trabalhar e Alegria à que fazer para a ter.

Bom Natal e um Muito e Próspero Ano 2011


Beijinhos e chi-corações!!


17 de dezembro de 2010

Empadão de Carnes Variadas no forno com beringelas grelhadas

Ontem fiz este empadão. Tinha no congelador a pedir-me urgência em ser consumido carne de vaca e as beringelas, então lembrei-me disto:

Ingredientes:
200 g carne vaca
2 fatias de entremeada
2 peitos de frango
massa multicor (usei umas espirais de 3 cores, que penso serem de cenoura, espinafres e normal)
2 colheres chá de mostarda Dijon
2 cenouras raladas
1 latinha pequena de vegetais salteados (costumo ter em casa de com varios tipos de legumes)
sal, pimenta, alho em pó, coentros frescos q.b.
1/2 cebola picada
1 caldo knorr legunes natura
azeite q.b.
pão ralado q.b.
2 tomates pelados de lata
1/2 copo vinho branco
1/2 copo água morna
3 ovos
250 ml leite

Com a máquina 123, picam-se as diversas carnes e reserva-se. Num tachinho coloca-se a cebola picada e o azeite e leva-se ao lume para murchar. Deita-se a carne picada e deixa-se refogar um pouquinho. Junta-se em seguida 1/2 copo de vinho branco e 1/2 copo de água morna. Quando estiver quase evaporada junta-se a cenoura ralada e a latinha de vegetais. Mexe-se bem e deixa-se em lume brando para cozinhar. Quando quase pronta tempera-se com sal, pimenta, alho, caldo knorr e os coentros picados. Deixa-se por cerca  de 3 minutos tapado a cozinhar em lume brando. Junta-se a mostarda e deixa-se apurar.
Numa panela coloca-se entretanto água a ferver. Junta-se sal. Quando ferver coloca-se a massa e deixa-se cozinhar el-dente e guarda-se.
Num grelhador, colocam-se as fatias de beringelas (cortei finas e longitudinais, e de tal maneira finas que acabei por cortar um dedo :-( para eu aprender a ter cuidado com aquela faca). Antes de as pôr a grelhar coloquei-as em água temperada com sal para sair o excesso de "veneno" que possam ter. Grelhar foi fácil... é só por na grelha e deixar grelhar. Reservam-se também.
Agora a montagem: Num tabuleiro untado com manteiga colocam-se as laminas de beringela a forrar o tabuleiro, lados e base, bem forrados. De seguida deita-se a massa embebida já num creme de ovos com leite e deita-se tudo neste tabuleiro forrado. Depois é só deitar a carne picada com os vegetais e cobrir com uma camada de pão ralado. Leva-se ao forno por 1 hora ou até tostar o pão ralado e pronto... quentinho e saboroso um empadão!!

16 de dezembro de 2010

Bolos Rei, Natal 2010




















Estes foram os bolinhos de Rei que fiz para a minha empresa. A ideia foi celebrar entre nós o Natal e proporcionar um pouco de convivio. Não sei o que acontece nas grandes empresas mas na minha que até é pequena, parece que o trabalho está a afastar-nos como seres humanos que somos, por isso toca a celebrar o Natal. Os bolinhos de Rei deram-me um trabalhão danado mas mereceu a pena. Viva nós todos!! Bom Natal.

13 de dezembro de 2010

Uma prendinha para um médico

Tenho andado meia constipada mas mesmo assim consegui acabar esta prendinha.
Ficou tão lindinha, não acham?
A caixinha está cheia de bombons de sabores diferentes que eu fiz. Tem bombons de chocolate leite, chocolate de nata com menta, trufas de alperce com rum, bombons de caramelo, de nougat com sementes de linhaça, bombons de chocolate negro, bombons de mashmelo (penso que é assim que se escreve) etc... montes de sabores diferentes.
Um dia ponho as receitas.
Por hora deixo-vos com uma das minha prendinhas. Este ano são todas feitas por mim.
A caixinha é de madeira, desenhada e pintada à mão por mim. Para ficar mais brilhantinha tive que passar verniz duas vezes. Embrulhei em papel verdinho e decorei com um bonequinho... indicado para o Natal. Ficou assim.
Caixinha de Bombons Variados


Mais um exemplo de prendinhas de Natal

Ainda não tem dono, esta prendinha mas já existe uma forte tendência para ir para uma amiga minha, que está longe e que sem dúvida precisa de muitos miminhos. Este será um deles.
Lá dentro bombons de diferentes sabores e uma caixinha de madeira pintada à mão e única... e esqueci-me de dizer que fui eu quem pintou, decorou as caixinhas e fez os ditos bombons. Importante dizer não?!! ;-) E melhor ainda... ainda não provei um. Estou a guardar-me para o Natal (hiiiiii)!

12 de dezembro de 2010

Sopa de Feijão Branco com Couve Lombarda, receita da minha Avó

Hoje e talvez por estar de molho, fiz uma sopinha que a minha avó costumava fazer. Ficou parecida mas faltava qualquer coisa. Eu sei que não coloquei abobora porque não tinha mas faltava o tempero que ela utilizava. Ainda hei-de descobrir qual era mas não estava má.
Ingredientes:
3 cenouras
1/2 couve lombarda cortada em tiras
1 lata pequena feijão branco
1 alho francês
1 batata grande
1 cebola grande
azeite
sal, q.b.
coentros q.b.

Num panela coloca-se água a ferver. Junta-se a batata aos pedacinhos, 2/3 lata feijão cozinhada, a cebola cortada em cubos, a parte branca do alho frances aos cubos e 1 cenoura em cubos e deixa-se cozinhar. Quando cozidas e utilizando a varinha mágica reduz-se a puré. Leva-se a ferver mais um pouco. Entretanto junta-se a este puré a cenoura ralada, a parte verde do alho francês, o restante 1/3 e a couva lombarda. Deixa-se cozinhar adicionando o azeite. E pronto uma sopinha parecida com aquela que a minha avó fazia.

9 de dezembro de 2010

Estufadinho de Cogumelos com ovos mexidos

Para azar quando cheguei a casa vejo algo que me chateia solenemente... meu frigorifico descongelou sem eu querer e deixou para eu me entreter uma enorme poça de água!!! Bolas pensei eu!
Então lá tivemos que desligar o dito, desarredar pois ele é encastrado e desmontar as bases do movel de apoio que está a seguir ao frigorifico pois estas também tinham água. Como é tudo cheio de molas foi uma grande seca, apesar da poça de água. Oh céus como isto chateia. Mas enfim, balde e esfregona na mão, para limpar a dita poça. Para não estragar os moveis e como estamos com uma húmidade grande, tivemos que ligar aquecedor para secar as bases do móvel, os pés da mesa e dos bancos. Se mais água tivesse mais água teriamos que apanhar.
Seja como for, o jantar teve de ser rápido... e outra coisa aconteceu, as beringelas que tinha comprado no sábado passado estavam todas estragadas. Um conselho... não comprem embaladas e com ar muito limpinho. É uma forma parva de enganar-nos. E eu fui enganada!!! Grrrrr....
Resolvi então fazer um estufadinho na Wok de cogumelos frescos, acompanhei com batata doce frita e ovos mexidos.
Ingredientes:
300 gr cogumelos frescos laminados
1 corguete cortada ao meio e fatiada
2 pimentos vermelhos assados (comprei no Lidly um frasquinho de pimentos vermelhos assados, excelentes)
1/2 chouriço cortado aos pedacinhos
sal, pimenta, alho picado
1/2 caldo natura de legumes knorr
salsa e coentros picados
1/2 copo de vinho branco
azeite q.b.

Numa frigideira Wok, colaca-se azeite a aquecer. De seguida junta-se os cogumelos laminados e o chouriço picado. Tapa-se e deixa-se cozinhar. Adiciona-se a corguete laminada e os pimentos vermelhos cortados. Mexe-se bem. Junta-se o sal, pimenta, alho picado, os coentros e salsa e mexe-se bem. Tapa-se de novo por cerca de 10 minutos. Em seguida junta-se o vinho branco e caldo knorr. Retifica-se o tempero e serve-se.
No meu caso acompanhei com ovos mexidos com leite e batatas fritas doces.

Bolo Sarapintado de Chocolate

Quarta-feira e mais um feriadito!! Desta vez é religioso mesmo. Lá fora a chuva era mais que muita e quase sempre, ando atrasada em questões Natalicias. Este ano resolvi que era eu que fazia as prendas de Natal e como se calcula tenho andado mesmo ocupada. A árvore lá ficou para o feriado. Com uma manhã dedicada a limpezas sobejou apenas a tarde para as decorações. Ficou catita mesmo.
Mas depois de tudo pronto falta ainda colocar as prendas que ainda não estão concluídas e outras que estão por embrulhar. Mas ainda me deu para fazer este bolinho para o lanche com um chá de lavanda que eu trouxe de Emdiburgo. Uma delicia mesmo!! A minha conta foram logo duas fatias de bolinho ainda pro morninho.
Ingredientes:
4 ovos
50 ml de óleo vegetal ( eu costumo pôr óleo becel)
100 ml de leite
300 gr de açucar
400 gr de farinha
1 colher sobremesa de fermento Royal
3 colheres sopa de chocolate liquido da Royal
2 colheres sopa de bolinhas de caramelo (que eu comprei numa loja online)
2 colheres sopa de raspinhas de chocolate

Num recipiente da máquina batedeira, coloca-se os ovos, o óleo, o leite e o açucar. Bate-se tudo muito bem até a massa criar bolinhas. Junta-se o chocolate liquido e volta-se a bater. Desliga-se a batedeira electrica e retira-se a taça. Com uma colher de pau vai-se misturando muito lentamente o farinha+fermento até ela ser toda incorporada. Acrescenta-se as bolinhas de caramelo e as raspinhas de chocolate. Mexe-se mais um pouco e pronto. Está feita a massa.
Unta-se uma forma (eu utilizei aqueles sprays, que além de mais rápido, não sujam nada) e coloca-se a massa. Vai ao forno por 35 a 40 minutos (este foi o tempo que utilizei no meu forno, acerca 200 graus). Espeta-se o palito para ver se está cozido e está assim que o palito sair sequinho. E voilá....
Um bolinho simples e que caiu que nem nozes com um chá de lavanda!!!

2 de dezembro de 2010

Selinho da Carla

Já não falava de selinhos à uns tempos, mas eís que recebi este:



Veio da Carla (http://viciosesabores.blogspot.com/)... adorei miga! Gosto muito das mensagens que muitos dos selos trazem... e esta fica já aqui.
Beijinhos para ti, com a retribuição do selinho a ti. E agora passo a todas as que visitam o meu blog e a todos/as que visitam mas nada dizem... eheehh, aposto que não sabem como. Um destes dias ainda escrevo aqui como devem fazer. Beijinhos e uma boa semana.

1 de dezembro de 2010

Bombons duo Chocolate para diabéticos

Hoje e apesar da valente gripe com que estou apeteceu-me fazer coisas. Fiz então um novo bolo de Caramelo cuja a receita esta por aqui já e uns bombons de chocolate negro e de leite, sem açucar e próprios para diabéticos. A ideia é a minha sogrinha comer algo semelhante a chocolate, e para mim serve de experiência para futuras ideias que possa ter e alterar um pouco a dieta que as pessoas diabéticas têm. Vão servir também para o pai de uma colega provar... também ele é diabético.
Ficaram assim...