Minha profissão...

31 de janeiro de 2011

Bolo de Azeite com Erva Doce e Noz Moscada

Bem para acabar o almoço de domingo faltava um bolinho. Como o amigo do meu melguinha gosta muito de azeite coloquei também azeite no bolo. O sabor da noz moscada revelou-se espectacular e claro, tinha que juntar erva doce. É um bolo que não dá trabalho quase nenhum uma vez que não precisa de separar gemas das claras, o que para mim é excelente. Não gosto muito de lavar loiça pelo que quanto menos sujar melhor. O cheirinho que deitava pela casa é que era uma coisa do outro mundo.

Ingredientes:
6 ovos
100 ml de azeite
1 laraja (sumo e raspa)
100 ml mel
50 ml de óleo
1+ 1/2 chá canela
1 colher café noz moscada em pó
1 colher chá erva doce
300 g de farinha
200 g de açúcar (misturei metade açúcar branco com metade de açúcar amarelo)
1 colher café fermento Royal

Num recipiente bater ovos com os açúcares até ficar uma mistura fofinha e quase branca. Adicione o azeite, óleo, sumo e raspa de laranja e bata muito bem. Eu uso a minha batedeira. É fácil pois ela tem uma base rotativa que me deixa livre para ir fazendo outras coisas. Em seguida acrescenta-se a noz moscada, erva doce, o mel e a canela. Deixa-se bater por mais uns 8 minutos. Com a batedeira desligada e com auxilio de uma varinha manual acrescenta-se a farinha e fermento cuidadosamente.
Agora a pior parte... barrar uma forma circular e de buraco com manteiga e polvilhá-la com farinha. Assim que estiver cozido retira-se do forno e deixa-se arrefecer antes de desenformar. Como queria que ficasse bonitinho decorei-o com açúcar em pó embora estivesse para decorá-lo com um creme de avelãs mas faltou a paciência e ficou mesmo assim.

Cheese Cake de Frutos Vermelhos


Não sou muito fan destas sobremesas primeiro porque são de queijo fresco depois porque levam natas mas como se exigia... a sobremesa tinha que ser vistosa e esta era vistosa quanto baste. O branco do queijo e as frutas vermelhas ficam a matar.

Cheese Cake de Frutos Silvestres
Ingredientes:
500 g de queijo fresco (na verdade usei 3 queijinhos com 200 g cada mas como cortei nas natas ficou tudo bem no fim)
1 pacote de natas para chantily com 2 dl
1 pacote bolachas de aveia (com 300 g)
300 g de açúcar
8 folhas de gelatina incolor
1 embalagem frutos silvestres congelados
1 embalagem framboesas frescas
75 g de açúcar em pó
2 colheres sopa água a ferver
2 colheres sopa água fria
3 colheres de sopa de margarina de soja
4 colheres doce framboesa
2 limões

Numa tigelinha coloca-se as folhas de gelatina com água fria com o objectivo de amolecerem. Entretanto picam-se as bolachas. O que eu fiz e porque não me apetecia sujar a 123 foi colocar as bolachas num saco plástico e com um rolo esmigalha-las. Resultou e ficaram ainda melhores pois ficaram pedaços pequeninos de bolachas que lhe deram um sabor ainda melhor. Misturam-se com a margarina de soja até ficarem humidas e o puré de bolacha tipo granulado. Coloca-se numa forma de aro e com fundo amovivel. Calca-se bem e assim vai formar um fundo para este cheese cake. Vai ao frigorifico para solidificar melhor.
Num tachinho coloca-se metade da embalagem de frutos silvestres e metade do açúcar. Mexe-se e vai ao lume até ferver. Acrescenta-se o sumo de 1 limão. Os frutos começam a derreter-se quando cozidos mas não tem problema. Acrescenta-se 2 colheres do doce framboesa e continua-se a mexer por mais 5 minutos. Quando pronto reserva-se.
Com a base do cheese cake já mais fria deita-se este doce. Espalha-se bem e vai ao frigorifico solidificar.
Agora o recheio. Num recipiente coloca-se os queijos frescos e batem-se com uma varinha mágica até ficarem em creme. Acrescenta-se agora a gelatina escorrida para ser em seguida dissolvida em água quente com as duas colheres de sopa água quente. Reserva-se.
Noutro recipiente batem-se as natas até ficarem chantily. Eu não acrescentei açúcar.
No creme de queijo com a gelatina juntam-se agora as natas batidas com cuidado. O creme fica espesso e muito suave. Deita-se este creme sobre a base do cheese cake, a tal forma em que a base é de bolacha e já com uma camada de recheio de frutos silvestres e doce.
Vai ao frigorifico. Como fiz de vespera ficou esse tempo todo no frigorifico a solidificar.
No próprio dia e num tachinho coloca-se o restante doce e os frutos vermelhos ao lume. Quando estiver a ferver coloca-se o sumo de 1 limão e deixa-se ferver por mais 5 minutos. Reserva-se até arrefecer.
Quando frio coloca-se a cobertura feita e enfeita-se com algumas framboesas retiradas.
E pronto... sobremesa doce e bonita.

Rolo Carnes Fingido com Farinheira e Espinafres acompanhado com molho cogumelos

Ora aqui está um rolo carne colorido e que dá um certo trabalho a fazer. Não aconselho a fazê-lo em dias de pressa. Não irá resultar. Eis como fiz... 

Ingredientes:
Carnes diversas (usei vaca, frango e perú)
1 farinheira
1+1/2 saco de espinafres frescos já lavados
1/2 chouriço
75 g bacon
coentros frescos
sal, pimenta, alho em pó, noz moscada
1 embalagem de bacon fatiado
pão ralado
3 colheres de sopa farinha
2 ovos

Começa-se por picar a carne e reservá-la num recipiente tapado. Este irá para o frigorifico pelo menos 1/2 dia. Ainda neste dia coloca-se numa panela com água e sal os espinafres para cozer. De inicio pareciam muitos mas sabem como é... no fim de cozidos ficamr reduzidos a pouco.
Num recipiente faz-se uma base com farinha e os 2 ovos. Acrescenta-se os espinafres escorridos e picados. Mexe-se bem com uma varinha de arames. Tempera-se com sal, pimenta e alho em pó. Num tabuleiro forrado com papel vegetal coloca-se esta mistura e leva-se ao forno para assar. Pica-se com um palito para ver se está cozido. Retira-se do forno e reserva-se.
No outro dia, misturam-se as carnes picadas com um pouco de pão ralado, tempera-se com sal, pimenta, alho em pó e um pouco noz moscada. Mistura-se tudo com cuidado e à mão. Coloca-se os coentros picadis e mistura-se tudo mais uma vez.

Coloca-se duas folhas de aluminio uma ao lado da outra. Unta-se com um pouco de azeite e poe-se também um pouco de pão ralado. Em seguida com a carne picada forma-se uma camada com cerca de 1 cm da altura e de maneira que fique um rectangulo. Coloca-se em cima desta base rectangular de carne coloca-se a base de espinafres e por cima desta a farinheira liberta da casca. Com auxilio do papel de aluminio e com muito cuidado forma-se o rolo pincelando no final com mais um pouco de azeite. Em cima e depois de enrolado salpica-se com coentros picadinhos e com o bacon picado. Fecha-se o rolo com o papel de aluminio formando uma especie de rebuçado. Vai ao forno até cozinhar. Como pûs muito cedo tive que colocar o forno em lume muito fraquinho. Assim todos os sucos do lombo ficaram nele e foi neles que este lombo cozinhou. Retira-se o papel e cortam-se as fatias. O aspecto é este... fica com uma bonitas cores.

Porque fica sempre um pouco para o seco este tipo de rolo, resolvi fazer também para acompanhar um molho de cogumelos variados. A fotografia, assim que a tiver pois esqueci-me de a tirar da máquina porei logo que tiver a dita. Contudo a receita... e cá está a fotografia!

Molho cogumelos
Ingredientes:
1 emabalagem de cogumelos variados congelados (a minha comprei-a no Intermarche)
300 g cogumelos frescos laminados (comprei-os inteiros e tratei eu mesma de os laminar... bem mais economicos e o trabalho também não é tanto assim)
1/2 caldo knorr natura de legumes
azeite, sal, alho picado e pimenta q.b.
1 pacote molho cogumelos (usei um da marca branca Continente e muito bom por sinal)
1 copo brandy (o copo que usei é mais ou menos da dimensão do de vinho branco)

Num tachinho coloca-se azeite para aquecer. Junta-se quase de imediato os cogumelos congelados. Tapa-se o tacho para os cogumelos descongelarem ao mesmo tempo que cozem. Assim que estevirem quase cozinhados e o molho quase gasto juntam-se os cogumelos frescos e tempera-se com sal, pimenta, alho em pó e os coentros picados. Deixa-se a estufar por uns 10 minutos mexendo de tempo em tempo. Junta-se então o pacote de molho cogumelos dissolvido em um copo de água. Acrescenta-se o knorr e deixa-se cozinhar. Desliga-se o lume quando o molho estiver apurado. Na verdade ele fica um pouco espesso mas é normal. O próprio molho tem espessantes e os cogumelos laminados engrossam-no também. Ficou divino e acompanha bem este rolo de carne.

Focacia com Ervas

Ora aqui está uma entrada fácil fácil de fazer e garanto-vos que vão adorar. Comi-a pela primeira vez num restaurante italiano em Edinburgh e adorei. Pensei então quando regressa-se a Portugal que iria fazer uma, ou pelo menos tentar. Não é exactamente igual mas muito equivalente podem crer.
Focaça com Ervas

Ingredientes:
1 base pizza já feita (comprei a minha da marca Jumbo)
azeite q.b.
alecreim
oregãos

Coloca-se a base num tabuleiro de ir ao forno. Deita-se azeite de modo a cobrir toda a base e deita-se as ervas (oregãos e alecrim) q.b.
Leva-se ao forno quente até ficar cozido ou para ser mais fácil, estar douradinha nos bordos. E voilá... corta-se em fatias e serve-se quentinha.

Arroz à Aninhas

Este inventei-o mas não dá trabalho nenhum a fazer. Só é um pouco caro devido aos pinhões que tem dentro mas quem achar que são demasiado caros podem sempre não por... fica bom na mesma.
Arroz à Aninhas
Ingredientes:
300 g de arroz tufado
sal, coentros em pó, pimenta e alho em pó
água q.b.
pinhões, sultanas brancas e amendoa lascada
75 g de bacon picado

Num tacho coloca-se a cozer o arros com bastante água e um pouco de sal. Numa frigideira WOK coloca-se um pouquinho de azeite e o bacon picadinho. Deixa-se a cozinhar um pouco. Quando estiver mais ou menos douradinho coloca-se as amendoas, as sultanas e os pinhões. Deixa-se envolver bem pondo em seguida os coentros picados. Assim que o arroz estiver cozido e escorrido junta-se ao WOK e mexe-se bem. Deixa-se a fritar um pouco e pronto... está feito.

30 de janeiro de 2011

Convidados para almoçar

Para continuar as minhas aventuras culinárias precisava de ter convidados e nada melhor do que ter um amigo do meu melguinha para almoçar. Então fiz uma série de petiscos deliciosos mas que roubaram-me quase todo o fim de semana. Fiz então:

ENTRADA:
Focaça de Ervas

PRATO PRINCIPAL:
Rolo de carnes fingido, com espinafres e farinheira com molho de cogumelos frescos acompanhado de arroz à Aninhas ;-)

SOBREMESA:
CheeseCake de frutos silvestres
Bolo de Azeite à Alentejano

Acompanhamos com um bom vinho tinto alentejano de Borba e um licor de Maracuja da Senhora do Capote, que compramos em São Miguel Açores.

As receitas irei por na próxima semana... agora não porque estou cansada.

29 de janeiro de 2011

Bacon and Eggs

Nada mais rápido de se fazer quando após perder a manhã em supermercados. A fome não se compadece com fins de semana e perdas de tempo em compras por isso cheguei em cima da hora do almoço e com tudo congelado que fazer??
Lembrei-me de ovos e bacon. Tipico pequeno almoço de ingleses e por achar ser muito forte para nós os portugueses, para almoço dava de certeza... para nós os dois.

Ingredientes:
4 ovos
8 fatias bacon
6 batatas rectangulares (que comprei no Lidly e que vêem num caixinha toda gira)

Coloca-se uma frigideira anti-aderente a aquecer. Quando estiver poe-se as fatias de bacon para grelhar. Como são fininhas é um processo muito rápido. Fiz por duas vezes este processo. Num frigideira para fritar batatas coloca-se a fritar estes rectangulos, até ficarem douradinhos. Fácil!
Depois de grelhados as fatias de bacon coloca-se os ovos batidos com um pouco de sal e pimenta e mexem-se. Ficam uns bonitos ovos mexidos. Depois é só servir. Fácil fácil....

25 de janeiro de 2011

Filetes Pescada au Limão Panados com Arroz Primavera

Filetes Pescada au Limão Panados

Arroz Primavera

O grande final...
Ingredientes:
1 embalagem de filetes de pescada
sal, pimenta, alho em pó, 1 folha de louro, leite q.b.
2 ovos
3 limões
pão ralado, farinha q.b.

Num recipiente fundo coloca-se os filetes temperando com sal, pimenta, alho em pó, folha de louro, leite e o sumo dos 3 limões. Reserva-se e deixa-se cerca de 30 minutos nesta marinada.
Em 3 pratos fundos coloca-se num farinha, noutro os 2 ovos batidos e noutro prato fundo o pão ralado. Antes de começar põe-se numa frigideira óleo e vai ao lume para aquecer.
Pega-se em cada filete e passa-se primeiro por farinha, depois por ovo e finalmente pelo pão ralado. Em seguida com o óleo quente põem-se a fritar. Retira-se do óleo e coloca-se em papel absorvente para escorrer o excesso de óleo.

Arroz Primavera
Ingredientes:
2 chávenas de arroz
1 cebola pequena
1 chávena de ervilhas em lata
1 cenoura
sal, pimenta e 1/2 caldo knorr natura legumes
coentros picados q.b.
azeite q.b.

Num tacho coloca-se azeite e a cebola picadinha e leva-se ao lume para alourar. Junta-se as ervilhas e a cenoura ralada. Junta-se 4 chávenas de água morna. Mexe-se e deixa-se por uns minutos até a cenoura cozer um pouco. Junta-se o caldo knorr e os coentros. Adiciona-se o arroz, o sal e a pimenta. Mexe-se e deixa-se cozinhar.

24 de janeiro de 2011

Cachorros Quentes de Perú

Ora viva!!
Hoje fiz algo muito simples e muito prático. Uns cachorros de salsichas mas de perú. Assim pode ser que não faça tanto mal e no fim, sabem bem na mesma.


Ingredientes:
4 pães (comprei-os no Modelo)
1 frasco de salsichas de Perú
1 colher de sobremesa para cada pão de mostarda Dijon
1 colher de sobremesa para cada pão de pasta de azeitona

Abrem-se os pães ao meio. Barra-se uma metade com mostarda e a outra metade de pasta de azeitona. Coloca-se uma salsinha grande cortada ao meio em cada pão. Fecha-se e coloca-se num tabuleiro de ir ao forno cerca de 15 minutos ou até os pães estarem tostadinhos. Comem-se quentinhos e no meu caso, bebi uma cevada que provei e gostei da marca Nestlé. A cevada Pensal é uma delicia! Aconselho mesmo. Duas colheres de sobremesa, um pouco de açúcar e água quentinha e voilá... uma bebida bem gostosinha.


23 de janeiro de 2011

Bolo de Pão Ralado com Café

Lembram-se de um bolo de pão ralado que fiz? Pois, este fim de semana resolvi voltar a faze-lo mas só com uma alteração. Quis pô-lo com mais sabor a café. Ficou assim... apetitoso e acompanhado com um café nem sabem como caiu bem.
 
 

Ingredientes:
2 chávenas de Açúcar
2 chávenas de Farinha
1 chávena Pão Ralado
1 chávena de óleo
1 chávena de leite
1 colher sobremesa de fermento em pó
5 ovos
sumo de um limão
1 chávena de café forte
1 colher sopa de café

Num recipiente colocam-se os ovos, o açúcar, o óleo e o leite. Bate-se tudo muito bem. Junta-se de seguida a farinha, o pão ralado e pôr fim o café com o limão mais o café em pó.
Bate-se tudo mais uma vez muito bem e coloca-se numa forma forrada com manteiga e polvilhada de farinha. Vai ao forno cerca 40 minutos.

Para cobrir e realçar mais o sabor a café fiz um glacé de açúcar em pó com 1 colher sopa de café. Decorei com uns frutos secos.

19 de janeiro de 2011

Pizza à la Ratatoulle

Acordei com uma vontade de comer pizza que não imaginam... depois de abrir o frigorifico reparei numas beringelas a precisar de serem consumidas, então lembrei-me de aproveitá-las numa pizza de legumes e restinhos de frango desfiado. Como me esqueci de comprar a massa tive que a fazer e depois de algumas pesquisas na net descobri uma receita nada má. Para autora da receita agradeço mas como estava num local em que as pesquisas foram rápidas acabei por esquecer de tirar o seu blog. Sorry for that!
Bom e se pensei... fiz. Ora vejam...




















Massa para pizza (usando MFP)
Ingredientes:
1.5 copo de farinha com fermento
1 colher sopa de azeite
1 pitada de sal (a gosto)
1 colher chá fermento em pó
1/4 copo água morna
azeite q.b.
oregões

Na MFP coloca-se primeiro a água morna, seguido da colher de azeite e o sal. Junta-se a farinha e o fermento. Programa-se a máquina para o programa MASSA, que demora 1 hora e 30 minutos. Quando apita retira-se da máquina e coloca-se num tabuleiro. Estende-se o mais fino possível e deixa-se repousar.

Recheio
Ingredientes:
6 colheres de sopa de molho tomate (usei molho tomate pronto marca Pingo Doce)
1 corguete
1 beringela
8 fatias finas de fiambre de perú
azeitonas pretas q.b.
150 peito de frango desfiado
1 pimento vermelho
3 fatias de queijo
1 latinha de milho doce

Começa-se por cortar as beringelas ás rodelas. Colocam-se de seguida em água temperada com sal para deixarem o ácido todo na água.
Corta-se em rodelas a corguete e o pimento.
Com a massa estendida coloca-se o tomate em cima e espalha-se bem. Coloca-se em cima o fiambre cobrindo assim o molho de tomate. Espalha-se o frango desfiado por cima.
Quando estiver todo o frango espalhado segue-se os legumes. Primeiro e a circundar a massa, as beringelas. A seguir as rodelas de corguete noutro circulo alternando com o pimento vermelho. Mais para o centro da massa coloca-se o milho doce. Adiciona-se um fio de azeite e os oregões. Salpica-se com azeitonas pretas em pedaços e o queijo. No meu caso foi só de um dos lados. Não gosto nada de queijo mas porque o mr. melguinha adora queijo lá tive que o colocar. Foi ao forno cerca de 30 minutos... e voilá, uma pizza muito saborosa.
O nome Ratatoulle veio do facto de ter os legumes cortados ás rodelas e porque adorei esse filme... até comprei o DVD para rever.

18 de janeiro de 2011

Sopa de Grão com Nabiças

Ingredientes:

1 nabo
2 cenouras
Grão q.b.
1 molho de Nabiças arranjadas e cortadas em pedaços
1 cebola
sal q.b.
azeite q.b.

Num algidar coloca-se o grão de bico em água e deixa-se a inchar pelo menos 24 horas. Eu prefiro comprar o grão assim. Sabe melhor e depois a água de cozedura pode ser aproveitada para a sopa.
Numa panela coloca-se a cenoura, a cebola e o nabo a cozer em pedaços. Junta-se 2/3 da quantidade de grão a esta panela. Quando cozidas reduz-se a puré. Adiciona-se a água de cozedura e deixa-se a ferver por uns 5 minutos. Acrescenta-se as nabiças cortadas, o restante grão e a cenoura restante que entretanto foi ralada. Deixa-se a cozinhar e apurar, temperando nesta altura com sal. Quando quase pronta acrescenta-se o azeite.

13 de janeiro de 2011

Associação HELPO

Hoje não irei pôr receitas ou algo semelhante. Irei falar-vos apenas de uma Associação que faço parte á 3 anos e que ajuda crianças desfavorecidas Africanas. Sou então madrinha à distancia de um menino presentemente com 10 anos. O Helder é o meu afilhado de Moçambique. É um menino como tantos outros da idade dele, apenas teve o destino de nascer num país que pouco faz por ele ou por tantos outros. O Helder presentemente passou de classe para a 3ª classe (as antigas) e encontra-se de férias. Escreveu-me uma pequenina carta a contar-me o que ele tem feito e como está contente em ter passado de ano.
O que pago todos os meses, religiosamente, faz com que ele tenha estudos, comida e roupa. E é tão pouco que apenas evita que eu tome 2 cafés por dia e no entanto faz uma enorme diferença para a vida desta criança como para a vida de tantas outras que tem madrinhas ou padrinhos.
Conheci este site quando andava na fisioterapia a recuperar o meu equilibrio. O fisioterapeuta ao fim de tanto tempo comigo, tornou-se um amigo e falou-me de como ele se sentia ao ser padrinho de uma menina. Deu-me contactos e site e eu tornei-me madrinha também.
Deixo-vos aqui os contactos e site... caso alguma/m de vós queira ver ou ser madrinha/padrinho.
Confesso que sou um pouco destravada e mais coisas poderia fazer pelas crianças mas livros, material didático e até brinquedos, eles aceitam.

A escolinha deles é debaixo de uma arvore e os educadores promovem a ideia de partilha. Então cada criança partilha as prendas e alegrias, umas com as outras. Ter um lapis de cor é para eles um grande previlégio, por isso quando vejo crianças a fazer birras para terem pc's, jogos electrónicos e outros brinquedos, penso em como seria se esta possibilidade de comprar fosse igualmente distribuida.

Hoje falo-vos desta Associação HELPO (www.helpo.pt/)... mas existem muitas mais e a mensagem que quero passar é só esta: Ajudem quem não tem a ter alguma coisa!!













Beijos

Annie

12 de janeiro de 2011

Jardineira com Espirais Tricolor

Antes...

Depois...

Ingredientes:
250 g massa espiral tricolor
400 g carne (vaca e frango) aos cubinhos
1/4 chouriço aos cubos
1 cenoura
1 nabo
1 cebola
azeite q.b.
1 latinha de ervilhas
4 copos água morna
1 caldo knorr natura legumes
sal, pimenta, alho em pó q.b.
coentros e salsa q.b.

Num tacho coloca-se azeite e cebola em rodelas. Deixa-se a murchar sem refogar. Em seguida junta-se os cubos de carne (vaca, frango e chouriço) para estufar um pouco. Acrescenta-se de imediato a cenoura laminada, nabo e a latinha de ervilhas. Mexe-se bem e acrescenta-se a água. Tapa-se para cozinhar até a carne ficar estufada. Deita-se de seguida o caldo knorr, sal, pimenta e alho em pó. Quando quase cozinhado acrescenta-se a massa e se for necessário um pouco mais de água morna. A massa está pronta quando ao cortar com um garfo se pode trincar. Salpica-se com a salsa e os coentros e serve-se.

Certo é que estava mesmo saborosa ao ponto do meu melguinha nem parar para respirar ou falar. Ou era fome (que eu não acredito) ou estava demasiado saborosa para ele entrar logo hoje em dieta.

9 de janeiro de 2011

Chicken Pie (Tarte frango) à moda Edinburgh

Estive um aninho em Edimburgo a tirar um mestrado na minha área e a comida das cantinas de lá deixa mesmo muito a desejar, no entanto eles tinham um dia por semana em que faziam uma tarte (Pie) de frango, que até não era má de todo. Era de frango e um molho que não consigo descobrir como se faz. No entanto hoje tentei fazer algo semelhante e resultou.
Ingredientes:

2 folhas massa quebrada (marca Jumbo, desta vez)
peitos de frango assado desfiados q.b
1/4 chouriço corrente
1/2 cálice vinho branco
2 cenouras raspadas
1 latinha de ervilhas e milho
salsa, coentros q.b.
cogumelos frescos laminados q.b.
alho, sal, pimenta
1 cebola média
2 tomates pelados em conserva
1 caldo knorr natura legumes
azeite q.b.
1 colher chá pimentão vermelho
1 colher chá de mostarda Dijon
1 ovo

Num tacho pica-se a cebola e junta-se azeite q.b, para reforgar. Quando estiver murcha junta-se os cogumelos e caldo knorr Natura e deixa-se cozinhar. Em seguida junta-se a latinha de ervilhas com milho, o tomate pelado, o frango desfiado e o chouriço picado. Acrescenta-se o vinho branco e deixa-se cozinhar até evaporar quase os liquidos. Junta-se a salsa picada e os coentros picados bem como a cenoura ralada. Tempera-se com sal, pimenta e alho em pó. O sal deverá ser mesmo muito pouco pois o frango, chouriço e caldo knorr já têm sal.
Junta-se as colheres chá de pimentão e de mostarda e mexe-se bem.
Deixa-se acabar de cozinhar os legumes e pronto. Recheio feito. Forra-se uma forma de tarte com massa quebrada e cobre-se com este recheio. Esta forma da tarte foi previamente untada de manteiga para que a massa não se cole. Coloca-se o recheio alisando e cobre-se com a outra metade da massa. Enfeita-se um pouco com um rectangulos de massa e pince-la com ovo. Vai ao forno até alourar um pouco. Servi com um pouco de arroz branco e uma salada de alface com pimento vermelho e azeitonas pretas descarroçadas.

8 de janeiro de 2011

Cataplana de Coelho com Alecrim e Oregãos

Isto fiz ontem, sábado, com uns lombinhos de coelho que comprei e porque ao arrumar um dos armários da cozinha  vi que tinha uma cataplana. Pois é, tinha lá este tachinho e lembrei-me de umas ameijoas à bulhão pato, que a minha mami costumava fazer. Como não tinha ameijoas mas sim coelho para fazer, não à bulhão pato, mas usando esta cataplana para um coelhinho, porque não fazer?!?!... bem, ficou muito bom, apenas um pouco de picante a mais. Este novo piri-piri que comprei no Jumbo é muito forte... mesmo, preciso ter cuidado.
Ingredientes:

12 lombinhos de coelho
3  batatas médias
pimento vermelho
250 gr cogumelos frescos laminados
2 tomates pelados picados
salsa e coentros picados
1/2 copo vinho branco
um pouco água
1 cebola
piri-piri
azeite, sal, pimenta, alho em pó
1 caldo knorr natura legumes
oregãos e alecrim q.b.


Abre-se a cataplana e colocas-se o azeite no fundo e a cebola em rodelas grossas. Leva-se ao lume até murchar e apaga-se o lume de modo a ser mais fácil de trabalhar.
Coloca-se lá dentro em seguida o coelho anteriormente temperado com vinho branco, sal, alho, pimenta, pimentão vermelho e vinho branco. Isto fiz a olho e nada tem a ver com os ingredientes da receita em si. Junta-se o liquido da marinada e as batatas em cubos. Acrescenta-se o vinho, um pouco de água, os tomates picados, os cogumelos, a salsa, os coentros, piri-piri e o pimento vermelho. Acrescenta-se os oregãos e o alecrim. Fecha-se a cataplana e leva-se a lume médio. Vai-se abrindo a tampa para verificar se o coelho está cozinhado. Quando estiver e se houver ainda molho em demasia pode-se adicionar 1 colher chá de engrossador de molhos. Resulta sempre e ajuda com os excessos de liquidos.

Bolo de Pão Ralado com Limão

Para o lanche e depois da porcaria da máquina de lavar se avariar a porta, que já foi consertada graças a Deus, resolvi fazer um bolinho para o chá. Simples e muito saboroso mesmo.
Ingredientes:
3 ovos
1+1/2 chávena Chá de açúcar
1 chávena Cháde farinha com fermento
1/2 chávena Chá óleo becel
1/2 chávena Chá de leite frio
1/2 chávena Chá de pão ralado
1 limão

Numa taça coloca-se os ovos inteiros, açúcar, óleo, leite e pão ralado. Bate-se tudo muito bem e até fazer bolhinhas. Junta-se a farinha e o sumo do limão e suas raspas.
Unta-se uma forma com buracos e coloca-se esta massa no forno até cozer. Quando frio retira-se da forma e faz-se um glacê de café, que não nada mais do que 1/2 chávena de açúcar em pó com 1 c. sopa de café puro e forte. E fica assim... e de sabor nem vos conto. Decorei com umas bolinhas de caramelo... só para efeitar.

Sopa de Alface com Coentros

Ingredientes:
1 alface
1 batata grande
1 cenoura
1 alho francês
200 gr abóbora
1 cebola
1 saquinho do Jumbo de coentros lavados e preparados
sal e azeite q.b.

Numa panela coloca-se batata, cebola, abóbora, cenoura e metade dos coentros com água para cozer. Quando cozido reduz-se a puré com a varinha mágica. Adiciona-se um pouco mais de água para ser mais diluido, pois coloquei pouca água. Tempera-se com sal a gosto e deixa-se no lume baixo. Entretanto corta a parte branca do alho francês e a alface ás rodelas que são bem lavadas. A seguir colocam-se no puré de legumes e deixa-se cozinhar. Quando estiver quase pronta junta-se o azeite a gosto e deixa-se ferver. E pronto... sopinha de alface que até não sai cara e é rica em vitaminas.

6 de janeiro de 2011

Raiva au Molho de Laranja com arroz branco

Pois é... tinha umas postas de raia, que gosto muito e que normalmente se utiliza na caldeira mas que eu usei para esta receita. Ficou mais espaço no frigorifico e soube-nos que nem nozes. Uma delicia mesmo e sem dúvida um prato que vou fazer mais vezes. Rápido... demorei pouco mais do 30 minutos a cozinhar e mais 30 minutos em repouso para o tempero do peixe.


Raia com Molho Laranja





Ingredientes:
6 postas de Raia congelados (postas que comprei no Jumbo)
100 ml de leite
sal, pimenta, alho em pó q.b.
2 laranjas
1 c. sobremesa de pinhões
1 c. chá oregão secos
1/2 caldo knorr Natura legumes
óleo q.b.
azeite q.b.
1/2 copo vinho branco
1 colheres sopa maisena

Num recipiente de vidro colocam-se as postas de raia, que até são finas e parecem muito com filetes. Tempera-se com sal, pimenta, alho em pó e leite. Deixa-se 30 minutos a repousar.
Põem-se uma frigideira com oléo q.b. ao lume até aquecer. Passa-se cada posta de raia por farinha depois de escorrida e leva-se a fritar. Retira-se e deixa-se a escorrer o excesso óleo.
Num Wok coloca-se um pouco de azeite ao lume. Raspa-se a casca de uma laranja e coloca-se na wok juntamente com o sumo de 1 laranja. Quando começar a ferver junta-se o molho de tempero do peixe, o vinho branco e o caldo knorr natura. Mexe-se bem e deixa-se evaporar um pouco. Junta-se a maisena e deixa-se engrossar o molho.
Numa recipiente próprio para servir coloca-se as postas de peixe e cobre-se com o molho. Coloca-se para efeitar uns pinhões e serve-se com uns oregãos e rodelas laranja. A acompanhar serve-se com arroz branco simples.

3 de janeiro de 2011

Panquecas recheadas de banana com chocolate nata

Fim de ano e cozinhar não apetecia nada mas achei que no minimo deveria fazer a sobremesa, já que a refeição principal era de take away... fiz então estas panquecas com banana e cobertura de chocolate de nata. Uma delicia!

Ingredientes:
2 chávenas de farinha
1 c. chá fermento em pó
2 chávenas de leite
1 ovo
raspa de 1 limão
sumo de 1 limão
1 c. sopa doce gila

Numa tigela misture a farinha com fermento. No meio coloque o ovo e o leite. Mexe bem com a varinha manual.  Junte a raspa do limão e o sumo. Mexa até desfazer completamente os grumos que possam existir. Deixe repousar cerca 15 minutos.
Numa frigideira pequenina e untada com oléo a base, retirando o excesso de óleo, coloca-se 1 colher sopa cheia de massa e espalha-se até cobrir toda a base da frigideira. Deixa-se alourar um pouco para depois virar-se com auxilio de uma faca de madeira e uma espatua. Quando ambos os lados tiverem dourados retira-se e reserva-se num prato. Repete-se a mesma operação até acabar toda a massa.
Depois em cada prato que se vai servir, coloca-se uma panqueca, corta-se rodelas de banana. Deita-se um pouquinho de doce gila e cobre-se com outra panqueca. Enfeita-se com chocolate de nata derretido.  

2 de janeiro de 2011

Almondegas em Tomate com Alecrim

Ingredientes:
2 peitos de frango
2 carne vaca para cozer (2 nacos redondos e com 5 cm de espessura)
1/2 chouriço
2 colheres sopa pão ralado
1 c. sobremesa mostarda em pó
alho em pó, sal, pimenta, alecrim
salsa picada, q.b.
2 c. sopa pão ralado
óleo, q.b.
2 tomates conserva picados
1 cebola em rodelas grossas
1/2 vinho branco + 1/2 água morna
1/2 caldo knorr natura legumes

Pega-se numa máquina 123 e parte-se para o picar das carnes. Começei primeiro pela carne de vaca. Para a máquina, corta-se em pedaços pequenos e pouco da cada vez pica-se a carne. Reserva-se num recipiente largo e fundo. Depois vai-se para a carne de frango. A velocidade terá de ser menor, isto é, menos vezes se carrega na 123 para não desfazer a carne completamente. Reserva-se. Em seguida pica-se o chouriço.
Mistura-se com cuidado e bem as carnes todas. Tempera-se com sal, pimenta, mostarda em pó e alho em pó (penso que ficará mais saborosa se usarem alho fresco mas como sabem sou alérgica e logo para mim terá de ser em pó mesmo). Junta-se a salsa picada e o pão ralado, para ajudar a secar a carne um pouquinho e adicionar consistência à massa. Fazem-se as bolinhas auxiliando com o pão ralado. Eu passei as mãos por pão ralado e depois fiz as bolinhas. Fritam-se cada bolinha numa frigideira com óleo quente até ficarem louradinhas e a carne um pouco pro cozinhado. Retiram-se e escorrem-se do excesso de óleo.
Num tachinho coloca-se azeite suficiente para tapar o fundo e leva-se ao lume para aquecer. Junta-se a cebola e deixa-se refugar um pouco. No meu caso foi até murcharem. Adiciona-se o tomate picado e o caldo knorr legumes e deixa-se cozinhar. Adiciona-se o vinho branco com água morna afim de criarem molho. Com a varinha mágica reduz-se a puré e colocam-se lá dentro as almondegas para ganharem sabor. Rectificam-se os temperos e tempera-se com alecrim. 

Serve-se com batata assada em papel de aluminio,
que eu fiz do seguinte modo:

2 batatas médias
sal, pimenta, alho em pó, alecrim e oregão a gosto.
1/2 caldo knorr natura a dividir pelas duas batatas
1 colher de margarina por batata
Aluminio

Corta-se um rectângulo em papel de aluminio, o suficiente para embrulhar a batata na quase sua totalidade.
Pega-se na batata lavada e faz-se uma covinha larga. Coloca-se lá uma c. sobremesa de margarina, sal, pimenta, alecrim e oregãos. Fecha-se a caixinha deixando um buraquinho e vai ao forno para assar.
Como as minhas batatas eram grandes tive que cortar ao meio.
Ficou assim...

Tostinhas com creme vegetais

Hoje resolvi mostrar-vos o que fiz como entrada na passagem de ano!
O jantar por assim dizer foi Japonês e usei aquele maravilhoso serviço de take-away e foi tudo num instantinho. A mesa tentei pô-la o mais semelhante ao que pensei ser Japonês, com pausinhos, pratos e tigelas... enfim, falta-me muitos dos recipientes ditos japoneses mas enfim... ficou ligeiramente parecido. Havia também sakê quente...
Ingredientes:
10 tostinhas
1 frasquinho de molho gourmet de legumes (eu comprei o meu no Continente)
2 colheres sopa de sementes sesamo escuras
10 azeitonas pretas
1 pepino conserva
1 pimento vermelho asssado
1 colher sopa de mostarda antiga (que tenha sementes de mostarda)

Começa-se por barrar as tostinhas finas com creme de legumes. Depois em cada ponta coloca-se as sementes de sesamo pretas, com cuidado e só nas pontas. Ao centro coloca-se um pouco de mostarda com sementes e reserva-se num pratinho de servir. No meu caso usei um prato de papel próprio para os bolos.
Depois corta-se o pepino em rodelas em que se retira um pequenino triangulo. Com um palito espeta-se a uma das rodelas de pepino, uma azeitona. Por cima da azeitona espeta-se um pedaço de pimento vermelho e no topo o restante triangulo de pepino. No conjunto forma uma especie de senhora de lenco vermelho. Intercala-se cada tosta com uma destas aceitonas.
Ficou assim... e estava muito saboroso pois havia um contraste de doce e picante.

1 de janeiro de 2011

Rukita e famelga

Hoje, 1º dia do ano 2011, fui ver meus pais e os meus cachorros.
Quando cheguei estava nevoeiro e o piso molhado... e os meus cachorros todos soltos. Claro que entrar na quinta foi tramado para mim. Cães a ladrar e a correr na minha direcção e o portão aberto! Tive que os afastar da porta ou poderiam fugir e serem atropelados mas ao fazer isto sujaram-me toda de terra e as calcinhas que tinha vestidas e camisola mudaram logo de cor. Ficaram logo sujas!
Foi um cadito bem passado com eles. São as coisinhas que adoro e quase não acredito que esta cadelinha Rukita, que ainda não fez dois anos, já arranjou uma familia. Estas aqui foram um pouco depois do nascimento dos cachorrinhos, que são três: Luka, Julie e o Valentim (sendo este o que não ficou comigo com grande pena minha).
Já fizeram um aninho e estão grandes e maiores do que a própria mãe, à qual eu chamo Rodinha baixa, por ser mais pequenina que os filhotes e muito reguila.
E pronto... hoje é o dia de recordar que a 1 ano atrás por esta altura eu estava ocupada em cuidar destes pequenotes.
Um bom e feliz ano 2011!