Minha profissão...

21 de março de 2011

Sopa de Feijão Manteiga com Couve Lombarda


Ás vezes um sopinha cai que nem nozes e esta foi toda comidinha. Saiu muito bem e foi uma forma simpática de comer legumes.

Ingredientes:
1 lata pequena de feijão manteiga
1 couve lombarda
2 batatas médias
2 cenoura
2 nabo
2 corguette
2 alho francês
coentros q.b.
água, sal, azeite q.b.

Numa panela grande coloca-se 1 batata aos cubos, 1 nabo aos cubos, 1/2 lata de feijão, 1 cenoura às rodelas e o alho francês e leva-se a cozinhar com água suficiemte. Eu uso meia panela de água. Quando cozidas e com a varinha mágica desfaz-se em puré. Entretanto numa tigela cortam-se em pedaços a outra batata, a cenoura, corguette e o nabo. Quando o puré de legumes ferver juntam-se os legumes cortados mais a couve lombarda em tiras. Tempera-se com sal e deixa-se cozinhar os legumes podendo ter que acrescentar mais água. Antes de apagar o lume junta-se o azeite que deverá ferver por uns 5 minutos. E pronto... serve-se bem quentinha.

Bolo Marmore de Colheres


Este fim de semana resolvi levar para os meus pais um bolo marmore para comemorar o dia do Pai.
Fiz então este bolinho e como podem ver usei uma forma demasiado grande para a quantidade de massa mas ateimei que iria usa-la que nem tomei atenção à quantidade de massa. Depois quis estrear a minha nova batedeira e nada melhor que um bolinho.

Ingredientes:
2 limões
6 ovos grandes
3 collheres de servir (são maiores do que as de sopa) de açúcar
1 colher de servir de becel cozinha
4 colheres de servir de farinha
1 colher de chá de fermento Royal
1 colher de sobremesa de cacau amargo

Na taça da batedeira, coloca-se a becel e o açúcar. Bate-se até ficar um creme esponjoso e fofo. Adiciona-se com a batedeira sempre a trabalhar os ovos, um a um. Junta-se em seguida o sumo dos limões e continua-se a bater até ficar uma massa com bolhinhas de ar. Acrescenta-se a farinha com o fermento e continua-se a bater até se dar por completa a mistura com a farinha. Separa-se mais ou menos a metade, colocando a outra parte noutro recipiente com o cacau. Mistura-se bem e acrescenta-se 1/4 de uma tabele de chocolate de leite (a minha era chocolate Belga da marca Pingo Doce).
Numa forma forrada com manteiga e enfarinhada deita-se colheres destas duas massas, alternando-as para dar o efeito de mármore. 
Eu ainda coloquei mais uns pedaços de chocolate na forma. Quando foram ao forno derreteram-se e deram um aspecto engraçado ao bolo. 
Ficou saboroso embora para a próxima terei de colocar mais massa se quiser manter a forma e talvez não deixar cozer tanto. Ficou um pouco para o seco. Se não cozer muito irá ficar melhor e mais fofinho.

16 de março de 2011

Almôndegas Estufadas com Legumes

Almôndegas são uma maneira simples e eficaz de fazer esticar a carne. Podem crer mesmo. Fiz as minhas com diferentes carnes. Porco, vaca, perú e frango. Tinha diversos pedaços destas carnes a que juntei meio chouriço e 4 fatias de bacon que ficaram de uma festa que dei. Juntei pão ralado até sentir que a mistura de carnes estava facil para moldar as bolinhas e temperei com sal, pimenta, alho em pó e noz moscada. Moldam-se as bolinhas com auxilio de farinha e pão ralado. Eu usei uma mistura das duas.
As bolinhas ficam mais resistentes e bonitas e claro, ajudam a tornar mais espesso o molho. Eu fiz as almondegas em doses elevadas e congelei-as. Hoje foi só cozinha-las.

Ingredientes:
Almôndegas q.b.
1 cebola média
1 cenoura grande
1 corguette
300 g de cogumelos frescos laminados
2 copos água
1/2 copo vinho branco
azeite q.b.
sal, coentros q.b.

Num tachinho pica-se a cebola e leva-se ao lume com azeite para dourar. Quando estiver lourinha junta-se os legumes cortados, a cenoura, o nabo, a corguette e os cogumelos. Deixa-se cozinhar por uns 15 minutos. Adiciona-se as almôndegas. Tempera-se com sal, pimenta, alho em pó, salsa e coentros e adiciona-se água e o vinho. Deixa-se cozinhar e evaporar os liquidos até ficar cozidas e o molho espesso.
Servi com um esparguete cozido apenas com água e sal.
Ficaram um espectáculo e irão dar para 2 vezes. Assim tornam-se um prato económico mesmo. Amanhã irei comê-las com um puré de batata e uma saladinha verde.

15 de março de 2011

Digam lá se não está grande??!

Olá Meninas!
Tenho andado muito desaparecida daqui mas tem sido por uma boa razão! Estive de férias!! E num país lindo e tranquilo. Austria!
Não sou fan de praias ou de calor e ao menos lá esteve frio mas com tanto que fazer que não deu para sentir.
Prometo mostrar algumas das novas descobertas que fiz mas não hoje. Para já mostro o meu Luka. Está assim tão grande e crescido, como nesta fotografia. Continua traquinas e muito brincalhão.
Beijinhos

6 de março de 2011

Bolo Podre


Fiz este bolinho mais para o meu pai, que está a tornar-se mais guloso. Adora um que eu já pus aqui. O chamado bolo de caramelo mas quando vi o mel apeteceu-me antes fazer este. Mais docinho e muito mais saboroso. O principal ingrediente é o mel. Saudável e gostoso.

Ingredientes:
6 ovos (usei mesmo caseirinhos, das galinhas do meu pai)
250 g de açúcar
2 colher chá de erva doce
1 colher chá canela
1 colher chá de noz moscada
150 ml de azeite
300 g de farinha
1 colher chá fermento em pó
1 laranja em sumo

Num recipiente coloca-se os ovos e o açúcar e bate-se até ficar um creme espesso.
De seguida acrescenta-se o azeite, o sumo da laranja, a canela, a erva doce e a noz moscada. Bate-se tudo muito bem.
Adiciona-se a farinha misturada com o fermento e bate-se levemente com uma varinha manual. Forra-se uma forma com manteiga e pulvilha-se com um pouco de farinha.
Deita-se o bolo e vai ao forno cerca de 40 minutos. Para ver se está quase faz-se o teste do palito. Assim que sair seco o bolo está pronto. Deixa-se arrefecer um pouco dentro da forma. Retira-se e voilá. Um bolo bem português que acompanhou um café feitinho na hora e assim concluíu uma refeição de domingo.
Este bolo é mesmo fácil de fazer e sempre foi um bolo que a minha tia fazia. Nunca gostou de perder muito tempo na cozinha mas fazia este docinho que eu adorava muito.

Divulgação

O Carnaval está quase aí... na verdade, até nem gosto muito. Mas adoro ver o Carnaval Brasileiro. Cheio de cor, ritmo e muita alegria.
Recentemente conheci este blog http://www.delicias1001.com.br/ de uma moça chamada Deborah. Desafiou-me a participar também. Claro que aceitei o desafio. Era para uma participação de Carnaval.
Agora achava engraçado as portuguesas que visitam-me fazerem-lhe uma visitinha também. Tem uns paezinhos doces divinos. Digo eu que sou gulosa quanto baste.


Jokas e um feliz dia de Carnaval

Migas de Legumes com Bacalhau Assado

Não é da minha ideia esta receita. Retirei-a antes de um restaurante "O Alentejano", que fica na Amadora. Quando lá estive comi algo muito semelhante e que me soube que nem nozes. As migas são bem diferentes das que provei alguma vez. Levam couve e bróculos e misturam ainda nabo com cenoura. Acho que a minha avó não iria dizer não a estas migas. Acompanham um bacalhau assado e temperado com alho e azeite.

Migas de Legumes com Bacalhau Assado e temperado com alho e azeite quente
Ingredientes:
Couve coração q.b.
restos de bróculos grelos cozidos q.b. 
3 cenouras cortadas em lascas
2 nabos cozidos
4 dentes de alho
azeite q.b.
1 pão médio saloio (usei um tradicional da zona de Torres Novas)
2 cebolas
1 lata pequena de feijão branco
sal, pimenta q.b.
coentros q.b.
Água quente

Num tacho com água e sal, coze-se as 3 cenouras, o nabo e a couve coração. Numa tacinha corta-se um pouco os bróculos, os grelos e os nabos aos cubos. Quando cozidas as cenouras e a couve junta-se a esta mistura.
Parte-se entretanto o pão em cubinhos pequenos e demolham-se em água quente. Passados 2 minutos retiram-se da água. A ideia é molhar um pouco mas não encharcar.
Noutro tacho leva-se o azeite com os alhos aquecer. Quando os alhos começarem a ficar dourados acrescenta-se os legumes (couve, bróculos, cenouras, nabos) e deixa-se ferver. Acrescenta-se a latinha de feijão branco. Mexe-se tudo bem. Junta-se um pouco de água quente se necessário para de seguida juntar o pão demolhado. Tempera-se com sal e pimenta e coentros picados. O pão vai absorver a água mas convem não deixa-lo tornar-se papa.

Para o bacalhau e nada mais simples do que assa-lo na brasa. Quando pronto desfia-se em lascas e tempera-se com azeite quente com alho.

Ficou muito parecida com a que tinha provado no restaurante de que vos falei. O que é certo é que não nos fez mal ao estomago apesar de eu ser alérgica ao alho, ainda não me fez nada e soube-me muito bem. Acompanhou claro, de um bom vinho caseiro feito pelo meu pai. Abriu o barril ontem e o vinho estava delicioso.

3 de março de 2011

Arroz de Tamboril com Mariscos

Arroz de Tamboril com Mariscos
Rápido e saboroso... eis um arrozixnho fácil, fácil.

Ingredientes:
1 chávena de arroz
1 cebola
1 cenoura
1/2 chávena de mexilhões congelados
1/2 chávena de camarões congelados
1 pacote de tamboril congelado (marca Continente)
1 pimento vermelho conserva
sal, pimenta, alho em pó
2 folhinhas de hortelã
1/2 caldo knorr natura de legumes
6 fatias de bacon
3 chávenas de água morna

Num tachinho coloca-se a cebola picadinha com azeite e leva-se ao lume a murchar a cebola. Acrescenta-se em seguida o peixe (tamboril, mexilhões e camarões) e deixa-se a cozinhar. Adiciona-se a água e caldo knorr, pimento vermelho e o bacon. Deixa-se cozinhar por cerca de 20 minutos. Introduz-se o arroz e a hortelã e tempera-se com sal, pimenta e alho em pó. Junta-se um pouco mais de água até o arroz estar cozinhado.

2 de março de 2011

Participação num concurso além fronteiras

A minha nova amiga Deborah desafiou-me para colocar uma receita no seu blog que está agora a decorrer um concurso para o Carnaval, aqui neste sitio:
http://www.delicias1001.com.br/2011/02/blogagem-coletiva-carnaval.html
Vou participar com o meu primeiro Cheese-Cake que fiz... "Cheese Cake de Frutos Silvestres", tem cor e tenho um carinho especial por ele.
O link é este: Cheese Cake Frutos Silvestres
Foi a primeira vez que fiz uma sobremesa assim. Espero que gostem os de lá fronteira.

1 de março de 2011

Folhado de Beringelas com Cogumelos

Na falta de camarões e por ter em casa restos de frango no churrasco, aquelas partes que ninguem quer comer cá em casa guardadas no congelador e uns cogumelos a pedir por tudo para serem comidos ou o prazo expirava, resolvi fazer um folhadinho usando alguns legumes. Beringelas que são muito saudáveis quando grelhadas sem nenhuma gordura e cogumelos frescos.

Ingredientes:

2 Beringelas médias cortadas em rodelas
1 embalagem de cogumelos frescos
1 cebola
4 fatias finas de bacon (a necessitar urgentemente de ser consumidas)
50 g farinha
2 dl leite
1 copo com água quente
3 peitos frango assado desfiados
2 embalagens de massa folhada pronta a usar
1/2 caldo knorr natura de legumes
sal, pimenta, coentros e alho em pó q.b.
1 ovo

Num recipiente coloca-se a beringela cortada em rodelas, com cerca de 1 cm de espessura, dentro de água com sal. Deixa-se de molho por cerca 30 minutos.
Num grelhador leva-se a grelhar a beringela até ficar mole e grelhada. Retira-se e reserva-se.
Num Wok coloca-se azeite q.b. e a cebola em meias luas finas. Deixa-se murchar a cebola. Junta-se os cogumelos laminados e a beringela grelhada entretanto cortada cada rodela em 4 pedaços. Mexe-se bem.
Acrescenta-se a água quente e deixa-se evaporar um pouco. Entretanto junta-se os pedaços de frango no churrasco cortados em pedaços e pedaços de bacon. Tempera-se com sal, pimenta, knorr e alho em pó. Mexe-se agora com cuidado. Porque os cogumelos contem água o liquido que deitam aumenta dentro da Wok. Não tem problema porque para ficar cremoso vai-se adicionar  farinha dissolvida no leite, que vai tornar o molho mais espesso. Deixa-se ferver e junta-se os coentros picados. Dá um excelente sabor e parece que realça mais o sabor dos cogumelos. Quando cozinhados e o molho começar a ficar expesso retira-se do lume.
Numa tarteira, estende-se a massar folhada. Eu não retirei do papel e coloquei mesmo assim. A razão foi mesmo não me apetecer ter trabalho a lavar a tarteira. Coloquei dentro da tarteira forrada com a massa o recheio que tinha entretanto arrefecido um pouco. Cobre-se com a outra folha de massa folhada e faz-se uns feitios (caso queiram, eu fiz!) e pincela-se com um ovo, só para dar cor. Vai ao forno para cozer a massa e ficar douradinho. Serve-se com uma salada de alface (usei já uma com duas variedades de alface e pronta a consumir), com 1 pepino de conserva cortado em rodelas e 2 pimentos vermelhos em conserva (comprei os meus no Lidly). Ficou assim!