Minha profissão...

19 de abril de 2011

Sopa de Cenoura com Couve coração

Gosto muito de creme de cenoura mas e nem sei porque é raro fazer em minha casa. Decidi-me então neste dia, pois o dia em que fiz a sopa não é o dia que a vou mostrar, fazer a dita. Como é preciso também dar trabalho aos dentes, usei uma couve coração para trincar.

Ingredientes:
1 kg cenouras + 1 cenoura grande que fica reservada
2 cebolas
2 batatas
1 couve coração
1 raminho de coentros frescos picados
sal, azeite q.b.

Nada mais simples de fazer. Num panela coloca-se meia com água fria. Descasca-se as cenouras, as cebolas e as batatas. Cortam-se em cubos e vai ao lume na panela com água.
Quando cozidas reduzem-se a puré. Como a água vai evaporar um pouco acrescenta-se um pouco mais e leva-se ao lume com um pouco de sal. Entretanto corta-se a couve as lascas finas, isto é, em laminas de 2 cm de largura. Raspa-se a cenoura grosseiramente. Eu uso o ralador mais grosso para isto. Assim que estiver a ferver junta-se a couve e a cenoura. Deixa-se cozinhar e acrescenta-se um pouco de azeite e os coentros picados. Quando cozido tem-se a sopinha feita e com um cheirinho e sabor espectacular.

18 de abril de 2011

Quiche de Cogumelos com Frango

Ingredientes:
200 g cogumelos frescos inteiros
1 saquinho de cogumelos variados congelados (usei marca continente)
2 batatas médias
1 embalagem de base de pizza
2 cenouras
frango assado no churrasco q.b. desfiado
0.5 l de leite
3 colheres sopa farinha maisena (para molhos)
1 copo água
1/2 copo vinho
2 tomates tamarinos
sal, pimenta, coentros frescos picados
1 caldo knorr salsa e nata
2 ovos

Num Wok cortam-se os cogumelos em laminas e depois de bem lavados e escorridos, juntam-se ao azeite quente e ao caldo knorr salsa e nata. Deixam-se estufar e acrescentam-se os cogumelos congelados. Quando estiverem semi-cozinhados acrescenta-se as batatas em pedacinhos pequenos, as cenouras em rodelas. Acrescenta-se meio copo de água morna. Deixa-se ferver. Cortam-se os tomates tamarinos aos cubos e junta-se 1/2 copo de vinho e o leite com  a farinha misturada com 2 ovos. Fica a cozinhar um pouco. Junta-se o frango desfiado. Adiciona-se os coentros e tempera-se com sal, pimenta e alho em pó. Mexe-se bem e pronto... está preparado o "creme".
Entretanto num pirex unta-se com manteiga de modo não colar a massa pizza. Sobre ela despeja-se este creme. Cobre-se com pão ralado e vai ao forno por 20 minutos ou até corar o pão ralado. Servi com uma boa salada de alface, rócula, tomate, beterraba, morangos e banana temperada com óleo, sal e vinagre bálsamico.

Folar Ouriço com Amendôas

Estamos quase na Páscoa, certo?! Tempo de folares e que fazer quando não gosto nada de ver o ovo no folar??? Eu adoro amendôas e também o sabor da massa de folar, então porque não misturar as duas? E cá está...
Ingredientes:
1 pacote 500 g de farinha brioche (eu usei da marca Branca de Neve)
1 cálice (vinho porto+rum)
200 ml de água tépida+ 1 colher sopa de azeite
1 colher sopa canela
1 colher sopa de açúcar
1 colher sobremesa de erva doce
1/2 pacote de fermento em pó (Fermipan)

Na MFP coloca-se pela ordem, os liquidos (água + cálice de vinhos+azeite) seguido da farinha, o açúcar, canela, erva doce e fermento em pó. Programa-se a máquina para apenas amassar. Em principio todas as marcas de MFP devem ter esta opção que demora 1.30 minutos. Quando acabar retira-se a massa e amassa-se um pouco com farinha. Molda-se com o formato que se quer. Pincela-se com 1 ovo batido. Salpica-se abundantemente com açúcar e espetam-se amendôas q.b.
Leva-se ao forno até cozer.
Para mim o sabor a canela e erva doce é... soberbo!

Bolo Rectangular de Laranja

Tenho andado desaparecida mas claro, tenho cozinhado embora não muito. Seja como for fiz este bolinho na casa dos meus pais e para estrear a sua nova forma rectangular de fundo desmontável. Eis o resultado:
Ingredientes:
8 ovos grandes
4 laranjas grandes
300 g de açúcar
160 g de farinha
6 gotas de aroma baunilha
1 laranja extra só para raspar
1 colher chá de fermento Royal

Separam-se as gemas das claras para 2 recipientes. No recipiente onde as gemas vão ser colocadas, junta-se o açúcar e bate-se até ficar um creme esbranquiçado. Acrescenta-se em seguida o sumo das laranjas. Provavelmente irá dar 1 copo de sumo. Bate-se novamente até criar bolhinhas. Raspam-se as laranjas grosseiramente (eu usei o raspador de cenoura) de modo a ficarem visiveis as raspas da laranja no bolo.
Entretanto deixa-se esta massa repousar um pouco. Em seguida batem-se as claras em castelo acrescentando 1 pitada de sal para facilitar o seu levantar. Quando se conseguir virar a tigela sem as claras escorregarem, as claras estão batidas em castelo.
Na taça da massa de laranja, vão-se adicionar as claras aos poucos com a farinha misturada com o fermento. Quando a farinha e as claras estiverem todas misturadas na massa o bater do bolo está concluído. Coloca-se numa forma forrada com manteiga e farinha e leva-se ao forno para cozer. Deve demorar cerca 45 minutos ou menos. Depende muito do forno pelo que deverá-se fazer o teste do palito. Quando ao picar o bolo ele sair limpo então o bolo está cozinhado. Neste caso retirei do forno ainda com o palito humido. O resultado foi um bolo mais fofinho e ainda humido, mas deixei-o arrefecer ainda na forma. Estas formas são excelentes. Para além de serem anti-aderentes (coisa que eu não acreditei e untei a forma na mesma) o facto de se remover o fundo facilita mesmo.