Minha profissão...

26 de outubro de 2011

Crepes de Cogumelos no Forno

Bolas... tanto cuidado e o meu acido urico subiu. Comer carne vermelhas é muito raro pois não gosto muito de ver sangue logo nunca poderá ser... peixe? Bem eu tenho de comer proteinas e eu gosto muito de peixe. Então aproveitei o facto de estar numa fase em que carne não quero e peixe também não me apetecia muito fiz uns crepes de cogumelos no forno. Como sobremesa tivemos direito a umas castanhas assadas de modo bem tradicional...
Crepes no Forno
Ingredientes:
4 crepes (a receita está neste blog também)
260 g de cogumelos frescos laminados
azeite q.b.
coentros picados q.b.
1/2 sopa de cogumelos em pó
2 colheres sopa de farinha maizena
leite q.b.
2 colheres sopa de linhaça
água
sal, pimenta, alho em pó

Num Wok começa-se por colocar azeite a aquecer. Quando quente coloca-se os cogumelos laminados a fritar um pouco. Quando estiverem junta-se a sopa em pó diluída em 2 copos de água. Mexe-se bem e tempera-se com sal, pimenta e alho em pó. A ideia é fazer um creme. Reserva-se.
Pega-se 4 folhas de crepes e recheia-se cada uma delas com creme de cogumelos e dobram-se em quatro.
Num tachinho dissolve-se a farinha maisena com o leite e mexe-se bem até ferver. O molho irá ficar espesso. Acrescenta-se as 2 colheres de sementes de linhaça e mexe-se bem.
Coloca-se os crepes num tabuleiro de ir ao forno e cobrem-se com molho feito com leite. Em seguida vai ao forno até corar um pouco. Serve-se com uma salada mista de alfaces com rucula.

25 de outubro de 2011

Arroz Doce com Laranja

Este arroz fiz no sábado que passou mas tem algo diferente... pelo menos para mim. Usei o arroz próprio para risoto. Fica muito mais espesso, tipo creme de arroz. Mas surprendeu-me pela positiva. È um bom arroz quando não se tem o tal especial para arroz doce que se encontra nas lojas. Depois deparei-me com o açúcar amarelo e pensei... porque não? Sem limões e com umas quantas laranjas e lá o fiz. E olhem ficou excelente. Cremoso e com um tom amarelado.
Arroz Doce com Laranja
Ingredientes:
1 chávena de chá arroz risoto
3/4 de litro de leite
2 cascas grandes de laranja
7 colheres sopa de açúcar amarelo
1 canela em pau
canela em pó q.b.
água q.b.
sal q.b.
Num tacho coloca-se para cozer o arroz com 3 chávenas de água, casca da laranja e o pau de canela. Assim que o risoto estiver cozido quase toda a água é incorporada na cozedura e fica um quase creme ao qual se junta o leite. Deixa-se ferver e assim que levantar a fervura junta-se o açúcar. Retira-se o pau de canela e as cascas de laranja. Coloca-se em tacinhas e salpica-se de canela em pó.

Dourada au Sal

Amigas... a ideia era boa mas o resultado... bem, parece-me que preciso de aprender um pouco mais sobre esta coisa de assar com o sal. Parecia tão simples mas o meu maior problema foi retirar o peixe do sal e quebrar a crosta de sal. Livra... ardua tarefa mesmo.

Dourada au Sal
Ingredientes:
Dourada
Sal q.b.
1 clara

Numa tigela mistura-se o sal com a clara de ovo. Eu usei para 2 douradas 1 kg de sal e 1 clara. Na minha opinião devia ter usado pelo menos mais 2 mas enfim.
Coloquei num tabuleiro antiaderente uma camada deste sal e o peixe com um golpe no meio em cima. Cobri com o restante sal e acamei bem. Levei ao forno até a camada de sal começar a ficar castanha e dura.
Retirei e aqui começaram os problemas. Partir foi dificil e pior, retirar o peixe também. Se alguma de vós tiver a solução... please, please... digam-me.
De resto servi com umas batatinhas e bróculos. Nada mau pena foi o quase desfazer o peixe. O sabor é que era espectácular.

24 de outubro de 2011

Lombinhos com Tâmaras e Mel

Hoje deu-me para ter uma refeição mais elaborada e um pouco diferente. Resolvi então fazer lombinhos de porco, recheados com tâmaras e coentros, pincelado de mel e bacon.


Lombinhos com Tâmaras e Mel acompanhado de arroz Arabe e salada mista
Ingredientes:
2 Lombinhos de porco
sal, pimenta e alho em pó q.b.
massa pimentão q.b.
100 g tâmaras
3 colheres sopa mel
água q.b.
1/2 copo de vinho branco
coentros q.b.
azeite q.b.
1 caldo knorr natura legumes

Num tigela e de véspera tempera-se os lombinhos com sal, pimenta e alho em pó. Junta-se o azeite e o vinho branco. Cobre-se os lombinhos e deixam-se a ganhar sabor de um dia para o outro. O azeite vai cortar o sabor de porco da carne e torna-a muito macia.
No dia a seguir corta-se no sentido longitudinal e ao meio, os 2 lombinhos. Coloca-se um pouco do molho em que eles estiveram a marinar e em cima as tâmaras picadas, os coentros picados, o caldo knorr picadinho e 2 colheres de mel. Fecha-se os lombinhos com ajuda de um fio de cozinha. Cobre-se o lombinho com fatias de bacon e pincela-se com o mel e o liquido restante. Acrescenta-se um pouco de água se for necessário. Leva-se a forno médio para cozinhar cobrindo inicialmente com papel de aluminio que é retirado a meio da cozedura para corar.
Servi com um arroz arábe cuja a receita já a coloquei aqui e uma salada mista (alface verde, alface roxa, pimento vermelho assado, azeitonas e rucula).

23 de outubro de 2011

Soajo - Um lugarzinho de sonho

Este ano resolvi apostar no turismo rural e numa zona linda de morre... a zona do Soajo, pertinho de Arcos de Valdevez, na área protegida do Gerês.  Foram 4 dias espectaculares e ao ficar nesta casinha de pedra, um T0 com lareira e em pedra foi para mim um regressar ao meu passado. Aqui vos deixo algumas imagens deste sonho lindo de 4 dias.
Não posso deixar de falar na D. Luísa, dona desta casinha, chamada casa da Eira. Todos os dias esta senhora deixava-nos um bolinho para o nosso pequeno almoço e tinhamos sempre pão fresquinho, café, doce caseira e frutas variados.
Como gostei vou voltar lá em Dezembro para aproveitar a lareira que no Verão, claro esteve desligada, mas que despertou-me a vontade de experimentar. Este Dezembro irei aproveitar mais a casinha, já não viajando muito. Quero aproveitar a cozinha, o facto de puder cozinhar a lenha. Aqui ficam apenas algumas das fotografias desta casinha e dos 4 bolinhos diários da D. Luísa!!! Um espectáculo!

Bolo Laranja -  Segunda feira

Bolo Mármore - Terça feira

Bolo Maçã - Quarta feira
 
Bolo Maçã Reineta - Quinta feira

 













Casa da Eira - Soajo

21 de outubro de 2011

Massada de Peixe Espada com Camarôes e Mexilhão

Nunca vos aconteceu terem sempre postas de peixe variado que se vão acumulando no congelador e que por preguiça lá vão ficando sem utilização?? Pois no meu existiam postas de peixe, normalmente são aquelas da barriga que ninguém aprecia muito mas que veem com quando se compra peixe fresco inteiro. Desta vez eu tinha 2 postas de peixe espada, 2 postas de raia, camarões e mexilhões. E foi com este peixe todo que fiz esta massada. Já tinha posto no blog uma semelhante mas esta foi feita de outro modo.
Massada de Peixe Espada
Ingredientes:
1/2 pacote de massa colorida de lacinhos
1/2 lata de tomate em lata
azeite q.b.
sal, pimenta, alho em pó q.b.
peixe variados (peixe espada, raia, camarões, mexilhões)
coentros q.b.
1 cebola
1 pimento verde limpo de sementes
1/4 sopa em pó de marisco
1 caldo knorr natura legumes

Num tacho grande coloca-se a fritar um pouco uma cebola e azeite. Quando murcha junta-se o peixe espada e a raiva e deixa-se cozinhar mexendo com muito cuidado. Tempera-se com sal, pimenta e alho em pó. Acrescenta-se o vinho branco e o caldo knorr. Deixa-se ferver um pouco até estar mais ou menos cozinhado. Em seguida retira-se cuidadosamente o peixe para um prato e junta-se agora os mariscos, camarões e os mexilhões e deixa-se cozinhar um pouco mais. Retira-se para outro pratinho e reservam-se. Agora a massa. No tacho onde se cozeu ligeiramente os peixes e mariscos acrecenta-se o tomate picado e o pimento em laminas. Deixa-se cozinhar. Acrescenta-se agora a sopa em pó diluida num pouco de água e deixa-se cozinhar até levantar fervura. Prova-se para verificar os temperos estão correctos. Acrescenta-se a massa e deixa-se cozinhar até ficar el dente. Junta-se o peixe nesta fase e os mariscos. Ferve por mais uns 10 minutos e acrescenta-se os coentros frescos picados. Tapa-se o tacho e desliga-se o lume. Deixa-se assim por 2 minutos e serve-se. Ficou digno de se repetir.

20 de outubro de 2011

Coelho na Púcara

Ainda numa fase de limpeza de antigo congelador... pois, o meu novo frigorifico ainda não chegou!! Buááá... mas enfim, à que limpar o congelador para não estragar comida quando tiver que esperar 24 horas para puder ligar o novo. Á que deixar o novo frigorifico em repouso pelo menos durante 8 horas por causa do gás e depois o restante do tempo sem nada para começar a arrefecer. Sendo assim apanhei uns lombinhos de coelho que tinha por lá e lembrei-me de utilizar um utensilio que uso apenas para enfeita e que estava numa prateleira... usei então o púcara para 2 pessoas. Fácil de fazer e não suja lá muita loiça.



Coelho na Púcara
 Ingredientes:
Batatas q.b.
lombinhos de coelho (usei apenas lombinhos pois têm mais carne e são fáceis de comer)
1/2 lata de tomate pelado
1 cenoura
1 cebola
vinho branco q.b.
pimento vermelho de conserva
sal, pimenta, alho em pó, folha de louro
coentros
oregãos
azeite

Primeiramente tempera-se de véspera o coelho com sal, pimenta, alho em pó e uma folha louro e junta-se vinho até cobrir o coelho. Coloca-se num lugar fresco e deixa-se marinar por 1 dia.
No dia em que se irá cozinhar e num Púcuro de barro coloca-se no fundo 1 pouco de azeite e começa-se por colocar metade das batatas cortadas aos cubos, depois o coelho temperado mas escorrido do molho, o tomate, as cenouras aos cubos, a cebola. Junta-se o vinho por cima e coloca-se a restante parte das batatas. Junta-se o pimento vermelho as laminas, coentros e oregãos. Acrescenta-se o molho da marinada e fecha-se o Púcaro para ir ao forno cozinhar. A meio de cozedura retificam-se os temperos pois pode precisar de um pouco mais de sal. O que fiz precisou.
A casa ficou com um cheirinho que nem vos conto. Servi no Púcaro e sem mais nada.

13 de outubro de 2011

Costelas Panadas com Esparguete de Couve Lombarda

Andava com  vontade de fazer uns panados mas dão um pouco de trabalho a fazer e chateia um pouco ter que usar 3 pratos com farinha, pão ralado e ovo. Panar é fazer passar a costeleta primeiramente por farinha, seguida de ovo e depois pão ralado. Fritar de imediato em óleo bem quente e ter atenção para não queimar e não deixar ficar cru no meio. Ficam deliciosas.
Costeletas panadas com Esparguete de Lombardo
Ingredientes:
2 costeletas do pescoço
1 ovo
farinha, pão ralado q.b.
Esparguete q.b.
Couve Lombarda q.b.
azeite q.b.
1 pimento vermelho assado
Coentros q.b.
150 g de bacon aos cubos
1/2 caldo knorr legumes natura
azeite q.b.
óleo girassol q.b.

Primeiramente temperam-se as costeletas com sal, pimenta e alho em pó. Junta-se um pouco de vinho branco. Reservam-se por um periodo de 4 horas para ficarem bem temperadas e sem saber a porco. Depois panam-se e fritam-se com o respectivo cuidado para não ficarem logo queimadas e cruas por dentro. Escorrem-se do excesso de óleo em papel absorvente e reservam-se.
Para o esparguete coloca-se num tacho água suficiente com sal para ferver. Assim que levantar a fervura coloca-se o esparguete para cozer. Retira-se quando estiver "el dente". Reserva-se.
Num Wok coloca-se o azeite e cubinhos de bacon para fritar. Junta-se as rodelas de couve lombarda e o caldo knorr natura de legumes. Mexe-se bem. Adiciona-se o pimente vermelho assado e os coentros. Quando tudo estiver cozidinho junta-se o esparguete reservado e mexe-se bem até misturar tudo bem.
Serve-se com as costeletas panadas. Hummm.... ficaram sucolentas e muito saborosas.

11 de outubro de 2011

Bifinhos de Perú com Cogumelos acompanhado Puré Abobora com Salsa

Vou ter um frigorifico novo!!! Ah pois... o meu está entre o ir ou ficar mas está a revelar-se um incansável trabalhador. Não para nunca e pior, consome energia que nem um doido daí a necessidade de um novo. O meu dilema é o espaço que tenho. Mas quem mandou a mim desenhar os meus móveis exactamente tendo em mente o aproveitamento de dois electrodomésticos: o frigorifico e a máquina de lavar. Agora que todos os frigorificos cresceram em altura vejo-me confrontada com altura que não tenho. Queira Deus que este que escolhi (Balay, 3FEB 2215) caiba e fique a matar na minha cozinha linda.

Assim sendo à que "limpar" o congelador pelo que livrei-me de cogumelos congelados, abóbora congelada e bifinhos de perú.



Ingredientes:
Bifinhos de Perú q.b.
Cogumelos congelados variados q.b.
2 colheres sopa margarina Becel
2 batatas
250 g de Abóbora amarela congelada
salsa q.b.
sal, pimenta, alho em pó q.b.
1/2 caldo knorr natura de legumes
1/2 copo vinho branco

Temperam-se os bifinhos com sal, pimenta, alho em pó e um pouco de vinho. Deixa-se marinar por cerca de 1 hora.
Num tacho coloca-se para cozer as batatas, a abóbora e a salsa. Quando cozida desfaz-se com um garfo grosseiramente, junta-se um pouco de becel e mexe-se bem. Reserva-se esta especie de puré.
Entretanto numa frigideira antiaderente frita-se os bifinhos com as 2 colheres de margarina.  Em seguida junta-se o vinho e os cogumelos. Quando frito e apurado desliga-se o lume e servem-se quentinhos com o puré de batata com abóbora.
A vergonha é as fotografias... não tinha a máquina fotográfica e daí estas são tiradas com o telemóvel. Horriveis eu sei mas garanto que a comidinha estava uma delicia mesmo.

6 de outubro de 2011

Tudo como dantes!!!

Meninas,
Lá consegui bloquear este indesejado blog.
Agora ficou tudo como dantes.

Jokas

Tive que remover os seguidores

Amigas,
Não sei se já aconteceu a alguma de vós mas adicionou-se um "seguidor" indesejável para mim. Não quero que fique pois tem conteúdos pouco próprios para crianças e até para mim. Como não sei remover esse seguidor desliguei todos. Ficará assim até eu descobrir como remove este #$$@@@sta daqui. Se alguém souber como remover que me ensine.

Obrigaduxa

4 de outubro de 2011

Bolinhos de Gema - Viana do Castelo

Ora aqui está uma das gulosices que foi mais apreciada das minhas férias pelos meus pais. Chamo-lhe bolinhos de gema pois são feitos apenas com gemas de ovo. açúcar e limão. Pelo menos são estes os sabores que nos vem à boca quando os comemos. Estes foram comprados nesta pastelaria já muito antiga numa ruela escondida de Viana do Castelo, terra do meu pai. Por assim dizer tenho uma costela de viana!! ;-) Só sei é que adoro estes bolinhos e a terra do meu pai.
Aconselho a quem por lá passar visitar e provar a doçaria que esta pastelaria tem. Estes são os meus preferidos mas existem bem mais.

Doce de Tomate


Doce de Tomate

Era tanto o tomate que a solução só de o congelar não era o suficiente. Então para não só dar como comida extra aos patos e galinhas, resolvi fazer um doce de tomate com a ajuda da minha mami. Aliás foi ela que ia dizendo as medidas. O que era preciso era uma boa dose de paciência e tomate, claro.
O tomate foi previamente lavado, escorrido, descascado, cortado aos gomos, retirado sementes e posto a escorrer para sair o máximo do liquido que ele próprio cria. Trabalho??? Nem vos conto... deu mesmo muito. Até me esqueci de tirar a fotografia com ele nos frascos. Esta é bem no inicio do doce.

Ingredientes:
4 kg de tomate pelado e preparado
3 kg de açúcar (retirei bastante açúcar porque o tomate é doce)
1 casca de um limão inteiro
1 pau de canela

Num tacho coloca-se o tomate, açúcar, raspada de limão e o pau de canela ao lume. Mexe-se com cuidado e deixa-se a cozinhar em lume lento. Demora e até chateia mas fica delicioso. De quando em vez volta-se a mexer de cima para baixo. O volume irá reduzir bastante e lá teremos que fazer o tal ponto para doce, testando num pratinho de tempos em tempos. Quando estiver no dito ponto, desliga-se o lume e deixa-se a arrefecer. Coloca-se em frascos limpos e voilá!!


Salmão em Crosta de Milho e Bacon

Tenho o meu frigorifico a dar o berro!!! Já chamei o técnico e a solução é mesmo comprar outro. Para iniciar mais um periodo pós-férias não é do melhor mas enfim. Problema mesmo é encontrar um que caiba lá na cozinha pelo que procuro um com caracteristicas muito especiais. Só pode ter 1,4 m de altura, 60 cm de largura e 60 cm de profundidade. Nada complicado, certo? Mas está dificil!
Salmão em Crosta de Milho e Bacon

Ingredientes:
1/4 broa de milho em cubos
salsa q.b.
1 cebola picada
azeite q.b.
sal, alho, pimenta q.b.
6 postas de salmão sem espinhas e peles
1/4 copo vinho branco + água q.b.
150 g de bacon cortado em cubinhos pequenos
1/2 caldo knorr legumes natura

Num Wok coloca-se a cebola em laminas finas e o azeite para alourar. Quando estiver no ponto de estar cozida e dourada coloca-se o bacon em cubinhos e o caldo knorr. Deixa-se cozinhar por mais 5 minutos. Junta-se o vinho e a salsa picada. Mexe-se bem e acrescenta-se água suficiente para criar um caldo que irá absorver o pão. Numa taça coloca-se o pão cortado em cubos e despeja-se o molho entretanto preparado. Mexe-se com cuidado até absorver completamente o molho. Reserva-se.
Entretanto num tabuleiro forrado com azeite. Tempera-se com sal, pimenta e alho em pó. Coloca-se uma boa camada de pão com bacon por cima e um pouco mais de alho e pimenta em pó.
Vai ao forno até tostar o pão. Servi com um puré de batata com ervas variadas. Estava divino.

3 de outubro de 2011

Doce de Uva


Doce de Uva
Mais um doce que fiz para aproveitar umas uvas que para lá andavam depois da vindima. Temos uvas pretas sobre as quais meu pai faz um vinho chamado "Água Pé".
Não ficou mau mas para a próxima preciso de ter mais cuidado com o dito ponto de pérola... exagerei e por pouco mais parecia é ponto de rebuçado. Eis como fiz e sem... tatttattttaaaa.... Bimby! Um dia tenho que arranjar uma.

Ingredientes:
2 kg uvas pretas sem grainhas ou pés
1,2 kg de açúcar
2 limões
1 pau de canela

Numa recipiente cortam metades das uvas separadas dos pés da videira e retiram-se os carroços. Trabalheira mesmo!
Num tacho coloca-se o açúcar com o sumo de limão e as metades das uvas com o pau de canela, para cozinhar até fazer o dito ponto pérola. É preciso mesmo é ter cuidado com este ponto pérola. Depois quando atingido pega-se numa varinha mágica e reduz-se grosseiramente a puré. Convêm deixar ainda umas uvinhas pro grossinho. É bom para o paladar e para fazer uso aos dentes :-)
Coloca-se em frascos esterilizados e pronto... um doce bom para uma tarde de Outono com um chá e uns scones para acompanhar.

Arroz Colorido com Bifes Perú

Ingredientes:
2 chávenas de Chá bem cheias de arroz vaporizado
2 cenouras raspadas grosseiramente
1/2 chávena chá de ervilhas congeladas
1 cebola pequena
azeite, sal e pimenta q.b.
1 caldo knorr legumes
água q.b.

Num tachinho corta-se a cebola finamente e pôe-se ao lume com um pouco de azeite para dourar um pouco. Em seguida junta-se um pouco de água e o caldo knorr. Mexe-se de quando em vez até as ervilhas estarem cozidas. Adiciona-se a cenoura ralada. Tempera-se com sal e pimenta. Quando os legumes estiverem quase cozinhados e o liquido da cozedura quase evaporado junta-se o arroz e deixa-se fritar. Acrescenta-se de seguida 4 chávenas de água e mexe-se. Quando cozido retifica-se os temperos e desliga-se o lume.
No meu caso servi com bifes de perú grelhados com um pouquinho de becel e muito sumo de limão.
Soube muito bem e não faz mal a nada.