Minha profissão...

29 de novembro de 2011

Strogonoff de Perú no Wok

Strogonoff de Perú
Ingredientes:
1 peito médio de Perú às tiras (comprei-o inteiro e cortei 2 bifes de perú inteiros e o restante serviu para strogonoff)
1 lata grande de cogumelos (inteiros porque são mais baratos e o cortar em laminas não custa lá muito e até que é rápido)
manteiga becel q.b.
1 chávena de leite
1 colher sopa de mostarda
2 colheres de sopa de farinha maisena
sal, pimenta e alho em pó q.b.
1 cálice de vinho do Porto
2 limões

Tempera-se as tirinhas de perú com um pouco de sal, pimenta, alho em pó e sumo de 2 limões.
Num Wok coloca-se a manteiga e deixa-se derreter um pouco. Em seguida pega-se nas tirinhas temperadas e deixam-se alourar nesta manteiga até ganharem um pouco de cor. Junta-se o liquido do seu tempero e deixa-se fritar por mais uns 2 minutos. Retiram-se do lume e reservam-se deixando o liquido na frigideira e reservam-se.
No liquido que ficou na frigideira junta-se o cálice do Porto e o leite e mexe-se cuidadosamente para não entornar. Dissolve-se entretanto num copo a farinha maisena com um pouco de água com o cuidado de desfazer os grumos. Quando estiver pronta junta-se ao molho e mexe-se com cuidado. Adiciona-se os cogumelos laminados. Deixa-se a ferver um pouco. Voltam-se a colocar o strogonoff dentro do Wok e vai-se virando com cuidado. Retificam-se os temperos e coloca-se a colher de mostarda. O molho vai engrossar e ficar com um tom amarelado. Quando achar que estão cozinhados e o molho absorvido e reduzido apaga-se o lume e serve-se com umas batatinhas aos cubinhos fritas.

28 de novembro de 2011

Coxa de Perú no Forno com Batatinhas Doces

Comprei umas coxas de perú no Hipermercado Jumbo. Não sou muito dada a comprar carne por lá mas ultimamente tenho usado as minhas sextas feiras à noite para fazer compras e por lá tenho comprado alguns tipos de carne. Desta vez foi o Perú embalado. Como sempre estas embalagens mostram a carne sempre com a melhor das "roupas" e quando em casa a retiramos dessa "roupa"  e e lá que retirar peles e gorduras exageradas pelo que acabei apenas com a carne quase limpa de peles. Temperei-a com sal, pimenta, vinho branco, massa de pimentão e alho em pó e no dia seguinte aproveitei para a fazer no forno. A história das batatinhas doces surge devido no dia em que comecei a cozinhar a dita carne reparei que não tinha se não batatas doces. Ora... porque não?! E eis como ficou...
Nada má!

Coxas de Perú no Forno

Ingredientes:
Coxas de Perú amanhadas
Batatas doces aos cubos q.b.
2 cebolas
3 cenouras em palitos
1 nabo em palitos
2 tomates em lata
salsa e coentros q.b.
1 caldo knorr natura de legumes
sal, pimenta preta e alho em pó
azeite q.b.

Num tabuleiro de pirex coloca-se azeite. Em seguida coloca-se as coxas de perú e as batatas doces aos cubos. Deita-se o liquido da marinada e um pouco mais de água. Coloca-se as cebolas aos cubos, as cenouras e os nabos. Junta-se o tomate cortado aos pedaços. Acrescenta-se um pouco mais de sal, pimenta e alho em pó. Em cima deita-se a salsa e os coentros e pedaços de knorr e a finalizar junta-se o tomate em lata com um pouco de água. Vai ao forno até cozinhar. O cheirinho que deita é fabuloso.

Bolo Alentejano

Este bolinho fiz-lo ontem. Chama-se Alentejano talves por causa do azeite que leva. O "se não" neste caso foi tê-lo deixado um pouco mais no forno do que devia e ficou ligeiramente seco... aposto que devia ficar delicioso um pouco mais para o húmido.


Bolo Alentejano
Ingredientes:
4 ovos médios
200 g de farinha
180 g de açúcar amarelo
0.5 dl de azeite
3 colheres de sopa de café solúvel
raspa de 2 laranjas
1 colher chá de canela
1 colher chá de erva doce
1 colher chá de fermento Royal em pó


Num recipiente próprio da batedeira electrica batem-se os ovos com o açúcar amarelo. Junta-se o azeite sempre com a máquina a trabalhar. Acrescenta-se o café, canela, as raspas da laranja e erva doce. Quando bem batidos junta-se a farinha com o fermento. Entretanto forra-se uma forma de 25 cm de diâmetro com manteiga e salpica-se com farinha. Deita-se a massa e leva-se a forno médio durante cerca de 30 minutos. Talvez seja boa ideia de irem vendo de tempos em tempos o bolo. Ele coze muito rápido e deve ficar bem melhor se ficar mais para o húmido.

24 de novembro de 2011

Rissoto de Lulas á Jardineira

Costuma-se dizer que a ocasião faz o ladrão, certo? Então porque não ser eu o ladrão e as lulinhas a ocasião? O melguinha não gostava de lulas, dizia ele mas como quem cozinha é quem manda e eu já as tinha comprado para a cataplana de peixe lá fiz as lulas! E de um modo muito rápido, porque quando chego do trabalho a fome costuma já pairar. Usei mais uma vez o meu amigo Wok! Sem ele sem dúvida que a minha vida era mais complicada.
Rissoto de Lulas á Jardineira
Ingredientes:
500 g de lulas congeladas (já amanhadas)
75 g de bacon aos cubinhos
1 chávena de ervilhas congeladas
2 cenouras as rodelas
1 cebola picada
1 tomate grande pelado
1/2 copo vinho branco misturado com água (metade água e metade vinho branco)
azeite q.b.
sal, pimenta e alho em pó q.b.
1 caldo peixe knorr
arroz rissoto (usei este por ser mais grosso e ficar mais espesso o molho, mas como detesto queijo não coloco. Deve ser bom mas eu não consigo mesmo comer)

Numa frigideira Wok coloca-se a cebola picadinha com o azeite até murchar a cebola. Em seguida acrescenta-se as lulas amanhadas e cortadas ao meio mais o vinho com a água. Deixa-se cozer uns 8 minutos ou até elas começarem a inchar. Junta-se as ervilhas, o tomate, o bacon, as cenouras e o bacon aos cubinhos. Junta-se o vinho e tempera-se com sal, pimenta, alho e caldo peixe. Quando cozinhadas retiram-se do lume. Entretanto num tacho coloca-se ao lume estas lulas e acrescenta-se água quente q.b. para a quantidade de arroz rissoto. Eu fiz 1 chávena de chá para 2 de água. O molho que fica depois de cozinhar as lulas não é muito mas se for tem que se controlar a água a adicionar ou ficará sopa em vez de este arrozinho. Mexe-se bem. Quando cozinhado pode-se por salsa picada. Eu não a tinha não pûs.

Como estava bem disposta deu-me para fazer maçãs reineta no microondas. Usei uma rodela grossa de laranja por cada maçã e um pão de canela. Como fiz foi simples. Com um aparelho maravilhoso que comprei a pouco, retirei o caroço da maçã, enchi o interior com uma colher sopa de açúcar, uma pitada de canela em pó e um golo de vinho de porto isto depois de as por num recipiente que possa ir ao microondas. Coloquei a rodela de laranja por cima, o pau de canela e mais um pouco de canela. Acrescentei um pouquinho mais de água no recipiente por causa do microondas e esteve lá cerca de 5 minutos na potência máxima. Conselhos: Não piquem as maçãs pois elas mesmas "explodem" e desfaz a maçã por completo. Comigo bastou mesmo só o meio retirado.
Maçã assada com Laranja e Canela


23 de novembro de 2011

Empadinhas de Natal

Bem esta receita não é minha, ou pelo menos na totalidade. Na verdade é que aproveitei uma receita que li numa revista quando fiz uma visita ao meu dentista e aproveitei para a modificar. Continuo sem entender o porque de lhe chamarem empadinhas de natal. Será porque leva ingredientes como sultanas? Não sei! Mas como gosto da mistura do sabor salgado com o doce fiz e acreditem, adorei! Ficaram bem saborosas e sem dúvida que vou repetir.

Empadinhas de Natal
Ingredientes:
Frango desfiado q.b. (fiz 24 empadinhas)
1 corguete
2 cenouras raspadas
75 g de rucula fresca
50 g de pinhão (ao preço que ele está foi mesmo amendoa em lascas)
50 g de sultanas
2 colheres sopa de vinagre sidra (por não o ter foi mesmo vinagre balsamico)
1 alho frances em rodelas
1 tomate pelado
1 cebola picada
azeite q.b.
sal, pimenta, alho em pó q.b.
salsa fresca picada
1 caldo knorr natura legumes

Num tachinho coloca-se a cebola picada com o azeite e deixa-se murchar. Em seguida junta-se a cenoura ralada e mexe-se bem. Acrescenta-se em seguida o frango desfiado e o caldo knorr. Deixa-se cozinhar por uns 8 minutos mexendo sempre com cuidado. Acrescenta-se meio copo de água quente.
Entretanto numa taça coloca-se as amendoas e as sultanas com o vinagre e deixa-se a marinar um pouco.
Junta-se o tomate pelado, o alho francês em rodelas, a rucula e a corgete em rodelas. Tempera-se com um pouco de sal, pimenta e alho. Quando tudo estiver quente acrescenta-se a salsa fresca picadas.
Reserva-se.
A forma de fazer as empadinhas já a coloquei aqui pelo que não vou explicar.
Ficaram é diferentes de sabor. Um ligeiro doce e amargo que as torna diferentes.

21 de novembro de 2011

Bolo de Marmelos

E com o fim da época dos marmelos resolvi aproveitar o facto de estar a fazer a última rodada de marmelos que lá por casa existiam e fiz este bolinho. Muito saboroso e fresquinho. Tem de o experimentar.

Bolo de Marmelos
 Ingredientes:
200 g de farinha
200 g de açúcar amarelo
120 g de manteiga sem sal
2 dl de leite
4 ovos
1 colher chá de fermento em pó
2 marmelos limpos e cortados em pedaços pequeninhos
4 tangerinas (casca ralada e sumo)

Num recipiente próprio para bater bolos com máquina coloca-se o açúcar e a manteiga. Bate-se muito bem. Acrescenta-se os ovos inteiros mais o leite e continua-se a bater. Adiciona-se a raspa das tangerinas (usei a 123 para as picar) e o sumo. Bate-se bem até estar tudo bem incorporado. Junta-se a farinha com o fermento. Por fim junta-se os marmelos crus e partidos em pedaços pequenos. Unta-se uma forma com manteiga e farinha e leva-se ao forno quente por cerca de 30 minutos ou até estar cozido verificando-se com um palito se está ou não cozido. Estará cozido quando o palito sair do bolo sequinho. Servi com um chá de menta.

E foi assim que ficou a minha primeira ronda de marmela. Sequinha e muito saborosa numas fatias de pão bem caseiro. 

15 de novembro de 2011

Empadinhas de Frango com Cogumelos

Tenho por sistema fazer uso de aproveitamentos de comida... desta vez foi frango assado. Aproveito sempre os peitos do frango assado. Nenhum de nós gosta lá muito pelo que vai-se acumulando no congelador e hoje foi decidido que iriamos passar o resto da tarde, após trabalho, a fazer empadinhas.
Recheio de Frango com Cogumelos
Colocação da Massa e Preenchimento das forminhas com recheio
Empadinhas prontinhas para o forno
Empadinhas após cozedura no forno

O fim!!!!
Ingredientes:
Peitos de frango desfiado q.b.
1 cebola picada fina
1 cenoura raspada
1 lata de cogumelos aos cubos
1/2 chouriço de carne aos cubinhos pequenos
1 caldo knorr natura de legumes
1/2 copo de vinho branco
água q.b.
salsa q.b.
2 tomates de lata
3 rolos massa quebrada (usei marca pingo doce)
farinha q.b.
azeite q.b.
1 pacote de molho de cogumelos em pó
1 ovo

Num tacho começa-se por refogar muito ligeiramente a cebola com azeite. Em seguida junta-se o chouriço de carne para refogar um pouco. Acrescenta-se a cenoura raspada, o caldo knorr de legumes natura e os cogumelos em cubos e deixa-se refogar. Numa tacinha junta-se o molho de cogumelo em pó com 1 copo de leite, 1/4 de copo de vinho branco e 1/4 de água morna. Desfaz-se bem e junta-se ao refogado. Mexe-se com cuidado pois irá espessar um pouco. Acrescenta-se o frango desfiado e o tomate. Deixa-se ferver juntando os temperos sal, pimenta, salsa picada e alho em pó. Mexe-se bem até os temperos serem absorvidos e reserva-se.
Entretanto prepara-se a massa forrando cada uma das forminhas que irão depois ser cheias com o recheio. Coloca-se em seguida as tampinhas e pincela-se com 1 ovo batido. Vai ao forno até assar.
Servi com arroz de ervilhas. O que fiz deu para cerca de 24 empadinhas. Agora é só aproveitar e inventar o acompanhamento.

9 de novembro de 2011

Frango Primavera com Esparguete de Manteiga

Confesso que o tempero deste frango veio de um blog, cujo o nome não me lembro mas a ideia anda agora muito na moda. O saquinho milagroso que deixa um gostinho muito saboroso nas carnes e nos peixes. Não usando os produtos deste tipo existentes no mercado fiz o meu próprio saquinho. Como fiz? Simples, simples e penso que mais saudável. Pus 3 sacos, uns dentro dos outros, e lá dentro coloquei 1 frango em pedaços, temperei com sal, pimenta, alho em pó, 3 colheres de sobremesa de massa de pimentão e 2 colheres de chá de orégãos, 2 dl de azeite e 1 pitada de piri-piri. Fechei os sacos e dei-lhe umas quantas voltas para misturar tudo bem. Coloquei no frigorifico na parte debaixo e lá ficou 3 dias, isto é, desde sábado que lá ficou mas todos os dias ia virando com cuidado para não sair nenhum liquido embora os sacos estivessem bem fechados. Não deita cheiro e essa era a minha maior preocupação... odeio cheiros no frigorifico. Mas não... tudo normalinho e assim ficou todo este tempo a ganhar sabor.
Frango Primavera
Hoje era o dia de o fazer e como tinha ervilhas e cenouras porque não conjugar estas duas cores... pelo menos fizeram-me lembrar a primavera num dia como este em que chovia como tudo.

Ingredientes:
1 Frango em pedaços de saquinho (os temperos estão aqui descritos)
1 cebola média
7 fatias de bacon
250 g de ervilhas congeladas
2 cenouras
2 Chávenas de água morna
1 caldo Natura de Galinha
azeite q.b.

Num tacho coloca-se a cebola picadinha com o azeite e deixa-se alourar. Em seguida junta-se o frango temperado e o bacon em fatias finas. Mexe-se para absorver a cebola com azeite e o bacon fritar um pouco. Deixa-se refogar um pouco. Acrescenta-se as ervilhas e as cenouras em raspas. Eu fiz as raspas com um aparelhozito para descascar as batatas. Mexe-se com cuidado. Acrescenta-se a água morna e assim fica até o frango até ficar cozidinho. Coloca-se a salsa e mexe-se mais um pouco. Servi com esparguete de manteiga, que não é nada mais do que esparguete cozido e passado com 1 colher sobremesa de manteiga.

8 de novembro de 2011

Cataplana de Peixe

Ora viva!
Cá estou eu e desta vez com um prato delicioso, nada dificil de fazer e muito saboroso mesmo. Fiz no domingo e estava uma delicia. Teve direito a vários tipos de peixes como maruca, raia, peixe vermelho, camarões, lulas e mexilhões.
Cataplana de Peixe

Ingredientes:
Peixe variado e q.b.
Batatas q.b.
1 Pimento vermelho
1 Pimento verde
1/2 latinha tomate concentrado
sal, pimenta, alho em pó
1 caldo knorr Peixe
Água q.b.
salsa, coentros q.b.
Azeite q.b.
Bacon q.b.

Numa cataplana aberta começa-se por colocar o azeite a cobrir o fundo. Depois corta-se a cebola grande em rodelas. Coloa-se uma camada de peixe e tempera-se com um pouco de sal e pimenta. Em seguida as batatas em rodelas grossas, o tomate em cubos, metade dos pimentos em laminas. Mais uma camada de peixe e mais outra de batatas. Rega-se com água misturada com vinho branco e o caldo peixe dissolvido. Coloca-se os coentros e a salsa. Enfeita-se com o restante dos pimentos e colocam-se os camarões descascados (só o corpo), os mexilhões e por fim o bacon aos cubinhos. Tapa-se a cataplana e vai ao lume até cozinhar. De quando em vez mexe-se abanando a cataplana com cuidado. Vai a mesa fechada e só lá é que se deve abrir. O cheirinho que deita é fenomenal e enche a casa toda. Acabou assim... esqueci-me da fotografia e quando me lembrei só deu para esta mesmo.
Só uma advertência... que me aconteceu. Não coloquem liquido em demasia. Pois ele vai ferver e deitar por fora. No meu caso deitou e em seguida queimou-me o bico do fogão de uma maneira que foi complicado mesmo remover o queimado. Odeio quando isto acontece. Por isso meninas cuidado mesmo.

Lembram-se do tal frigorifico que eu esperava? Pois é... ao fim de 1 mês de espera lá chegou. Tem um bom congelador e felizmente cabia no espaço que estava destinado mas eu com medo lá cortei um pouco o movel. É que não podia mesmo pô-lo noutro lado e só existia esta marca com esta dimensão de congelardor. Marca: Balay e caro como um raio mas cá está ele... já todo enfeitadinho com os imans que vou trazendo de fora, dos sitios que já tive de ir em trabalho ou de férias. Que tal?