Minha profissão...

29 de abril de 2012

Lasanha de Frango

Hoje deu-me para experimentar fazer lasanha embora ache que dê um trabalhão enorme. Livra!! Mas como era uma das coisas que achei que a minha mãe poderia comer melhor lá a fiz. Fiz de frango porque não gosto lá muito de carne de vaca e até que não ficou lá muito má embora não tivesse conseguido aquele ponto de a cortar sem se desmanchar toda. Não sei como isso se faz!

Lasanha de Frango
Ingredientes:
12 folhas de lasanha
4 lombinhos de frango
1/2 chouriço
3 colheres de sopa de pão ralado
75 g de bacon fumado
4 tomates chucha
1 cebola grande
salsa q.b.
1 caldo knorr natura de legumes
azeite q.b.
sal, pimenta, alho em pó
1 cálice vinho porto
1 pacote de meio litro de molho bechamel já pronto

Num tacho coloca-se a cebola finamente picada (usei a 123 para a picar fininha e não chorar dos olhos) e o azeite e leva-se ao lume até alourar. Junta-se o tomate picado e a salsa picadinha, mexe-se bem e deixa-se apurar.
Quando quase pronto junta-se a carne (que entretanto foi toda picadinha) e volta-se a mexer. Quando passar 5 minutos acrescenta-se o vinho do porto e tempera-se tudo com o sal, pimenta, alho e o caldo knorr natura de legumes. Deixa-se apurar e quando pronto reserva-se.
Entretanto (e fazer isto é uma grande seca) coloca-se um tacho grande com água e sal ao lume. Deixa-se ferver. Quando estiver coloca-se 1 a 1 cada folha de lasanha e deixa-se cozinhar, mas 1 de cada vez o tempo que vier na embalagem da massa. No meu caso foi 10 minutos.
Coloca-se num tabuleiro untado com manteiga uma camada de carne picada, seguida de uma de molho becamel. Junta-se as folhas de massa necessárias para cobrir a carne e o molho. Volta-se a repetir a operação até existir a carne, molho e a massa. Convem mesmo que a ultima camada seja a de massa que irá ser coberta com o molho bechamel e polvinhada com o pão ralado (ou queijo para quem goste) eu não gosto mesmo nada pelo que usei mesmo pão ralado. Vai ao forno cerca de 35 a 40 minutos em lume médio. Era para fazer uma saladinha mas como estava frio ninguem quis.

28 de abril de 2012

Lombo recheado com Ameixa Algarvia


Lombo recheado com Ameixa
Aqui está um pratinho nada dificil de fazer e muito mais importante ainda é a pouca loiça que suja e serviu perfeitamente de refeição para 4 pessoas.

Ingredientes:
1 lombo de porco limpo de ossos (+- 1.3 kg)
250 g de ameixas secas algarvias
salsa q.b.
1 copo vinho branco
1 copo de água quente
fatias fininhas de bacon fumado
sal, pimenta, alho em pó q.b.
batatinhas novas q.b.
castanhas congeladas q.b.
azeite q.b.
1 caldo knorr natura de legumes

Abre-se o lombo ao meio e pincela-se abundantemente com um papa feita com o caldo knorr e o azeite. Tempera-se com um pouco de sal (muito pouco mesmo), alho e pimenta. Pica-se para esse meio a salsa e coloca-se as fatias de bacon e as ameixas abertas ao meio. Ajeita-se tudo bem e enrola-se o lombo com cuidado e ata-se com um fio próprio de cozinha. Num tabuleiro untado com azeite e de ir ao forno, coloca-se o rolo e vai a forno médio. De tempos em tempo rega-se com o molho produzido e com o vinho branco e água quente. Assim que estiver meio cozinhado junta-se as batatinhas e deixam-se cozinhar regando de quando em quando. Eu tapei com um papel de aluminio para não deixar secar muito a carne e ficar sucolenta por dentro. Quase pronta acrescenta-se as castanhas lavadas do gelo e demolho em água muito quente. Ficam quase cozidas e assim não de desmanchm tanto. Deixa-se assar um pouco mais. Serve-se com saladinhas mista de alfaces e frutas.

27 de abril de 2012

Favas à Portuguesa

Num sábado em que fiquei por casa resolvi ir até ao mercado e passear por diferentes tipos de legumes e frutos. Vi favas!!! Não é que seja doida por favas mas já andava com saudades do seu sabor fresco. Lá comprei umas fresquinhas que foram prontamente descascadas e preparado o dito piteu. Tentei fazer o mais semelhante ao que fazia a minha avó, que era uma craque neste piteu.
Favas à Portuguesa
Ingredientes:
Favas frescas descascadas q.b.
1/2 chouriço
2 farinheiras
1/2 negro
sal, pimenta, alho em pó
ramo de cheiros (coentros, salsa, hortelã, folha alho francês)
azeite q.b.

Primeiramente é necessário descascar as favas, retirando aquela coisa escura que têm e ferrando a unha nelas.
Em seguida num outro tachinho leva-se a cozer a alheira, o chouriço e o negro, um de cada vez para não rebentar e claro, para isso também não deverá cozinhar demais. Assim que estiver no ponto retiram-se e cortam-se em fatias grossas e reservam-se.

Num tacho leva-se ao lume o azeite (que deverá ser em quantidade abundante) que deverá ficar quentinho e junta-se o ramo de cheiros, que deverá ficar todo juntinho com um fio de cozinha. Depois deitam-se de uma vez as favas e mexem-se bem. Tapa-se o tacho e deixam-se cozinhar. Quando estiver quase cozidinhas junta-se os enchidos e mistura-se tudo com cuidado. Deixa-se apurar mais uns minutos até os enchidos tomarem o sabor das favas e desliga-se o lume. Servem-se com uma boa salada de alface com frutos.

Pudim Aranha


Por ter muitas laranjas e queres experimentar misturar o caseiro com os pudins pre-feitos em pó fiz esta coisinha em que consegui o desenho de uma laranja embora olhando bem parece mais uma aranha... as patinhas e o corpo. Fácil mesmo de fazer...
Pudim Mimoso de Laranja
Ingredientes:
1 litro de leite meio gordo
2 pudins flans
6 colheres sopa de açúcar
sumo de 1 laranja
1 laranja descascada e cortada às rodelas finas
caramelo liquido q.b.
1 cálice de vinho do Porto

Os pudins preparam-se como mandam as instruções. Num litro de leite dissolve-se os 2 pudins com o açúcar. Levam-se ao lume para ferver e quando levantar fervura baixa-se o lume e mexem-se durante 3 minutos. Retira do lume e deixa-se arrefecer por cerca de 5 minutos. Em seguinda junta-se o vinho do Porto e o sumo da laranja. Leva-se de novo ao lume por mais 2 minutos após levantar fervura.
Entretanto forra-se uma forma de vidro com caramelo espesso e cola-se nos lados finas rodelas de laranja. Cobre-se com o pudim e leva-se ao frigorifico até solidificar. No meu caso foram cerca de 5 horas, até à hora de jantar. Desenforma-se com cuidado e voilá...

22 de abril de 2012

Bolo Banana com Vinho do Porto

Bolo Banana
Este já o fiz  (está existe a receita no blog) e em tamanho gigante... a diferença do que já publiquei é o vinho do porto. Adorei o sabor

Versão Árabe....

Olhem só o que eu me lembrei de trazer quando estive em Abu Dhabi... Ficou quase um nativo de lá, mesmo eu não sabendo pôr bem o lenço. Sorry Tandi... I don´t think it's like this. You have to teach me again.
Em Abu Dhabi andam quase todos com o traje tradicional, homens de branco e mulheres todas vestidas de preto. Honestamente acho injusto estarem todas cobertas mas entendo os motivos e as razões. Certo é, é que os fatos delas são as vezes decorados e muito bonitos e a beleza destas mulheres é muito grande. Mas o parece ou não um árabe?

20 de abril de 2012

De volta...

Olá a todos.
Sem dúvida que há muito tempo que não coloco nada aqui... mas tenho mesmo andado fora do país e em zonas bem distantes. Por exemplo Aktau (Kasaquistão)... ou mesmo em Abu Dhabi (UAE).
Abu Dhabi - city
Aktau - Kasaquistão

Que me dizem?...  Não estive de férias embora não me tivesse importado nada. Foram apenas reuniões e muito pouco tempo para conhecer. Seja como for tive em extremos de temperatura, muito quente (Abu Dhabi) e muito frio (Aktau).