Minha profissão...

14 de outubro de 2009

Tarte de Frango e Legumes

Pois é... como ando sempre de um lado para o outro, quase todas as semanas vejo-me na "obrigação" de comprar um franguito assado. Na verdade eu sei a conversa das hormonas que eles têm, mas sabe tão bem não pensar o que cozinhar nem cozinhar uma vez por semana que tanto me dá. Uma vez que andamos de dieta é costume sobrar peito de frango, que ninguém gosta lá muito... então eu juntei na semana passada e da outra, pedaços de peito que pûs no frigorifico à espera de melhores dias. Ontem chegou esse dia! Fiz uma tarte que modestia à parte, estava divina! Fotografias não tenho... a máquina anda com um feitio tramado e não quis tirar nem 1 para amostra. Mas seja como for deixo a receita. Ingredientes: 2 peitos de frango 75 gr de bacon metade de uma couve lombarda 2 cenouras grandes 2 batatas médias salsa e coentros em abundância sal e pimenta caldo de legumes 1 colher de sopa de massa de pimentão 1 copo de vinho misturado com agua 1 colher de sobremesa de alhos picados desidratados 2 folhas de massa quebrada já prontas (comprei no supermercado Pingo Doce) 2+1 ovos Receita: Numa frigideira Wok colocar pedacinhos de bacom com um pouquinho de azeite (o meu é mesmo caseirinho pelo que é muito saudavel). Deixar fritar de modo a ficar murcho. Depois raspas de cenoura e batinhas as lasquinhas são colocadas de imediato. Junto a couve feita em juliana e tapo para deixar suar estes legumes. Junto a água com o vinho e deixo apurar. Junto de seguida o caldo de legumes e verifico se é preciso mais água. De seguida ponho a massa de pimentão e o frango e deixo absorver os liquidos. Aproveito o tempo de cozinhar e forro uma forma com a manteiga e coloco a massa que é picada na base. A este forma e depois de retificados os temperos do recheio com sal e pimenta e os alhinhos apago o lume e deito tudo na forma forrada. Junto os ovos batidos (2 +1 gema).Tapo esta forma com a outra massa quebrada que dobro nas pontas para dar feitio. Pincelo com clara de ovo que resta para dar cor e vai ao forno até ficar a massa cozida e coradinha. Digo, estava uma delicia mesmo...

Sem comentários:

Enviar um comentário