Em época de crise e de Natal nada melhor que umas ideias para prendas... estas foram as minhas! Tirei apenas esta fotografia porque a minha máquina tem dias e ultimamente anda de mau humor e muito rabugenta! Não tira e pronto...
Mas aqui estão algumas das receitas que usei... gostava de ter ficado com fotografia do homem de gengibre e do Alce Rudolfo mas a máquina não quis e como ela é que manda agora...
As receitas:
BISCOITOS TANGERINA
300 gr de farinha com fermento
125 gr de Açúcar (eu costumo pôr só 120 gr, pois à que tentar cortar nos doces)
125 gr de Becel cozinha
1 ovo (uso caseirinho mesmo, das galinhas do meu pai que umas vezes põem grandes e outras são tão pequeninos que lá tenho de pôr 2)
1 colher chá de fermento Royal
Até aqui é o que se diz receita base de biscoitos, que depois para este caso, lavo 3 tangerinas bem lavadas, descasco e aproveito a casca. Com esta casca e uma colherzita tento remover ao máximo o branco da tangerina e coloco tudo na máquina 123 e pico. Não gosto de raspar porque acabo sempre por me aleijar e a mim os cortes demoram anos a sarar. Seja como for pico de tal modo que sai uma papa que adiciono a outra massa, que entretanto foi amassada à mão. Não tenho bimby pelo que vai tudo à mão. Fica uma massa tipo plasticina e bem maleável. Disco escolhido: Argolinha!
BISCOITO LARANJA
Mesma receita mas com raspa de laranja e algumas gotas da mesma. Gosto do sabor a laranja.
Disco… pois não sei descrever qual é mas o resultado é pró oval e ficam para o alaranjado.
BISCOITOS DE LIMÃO
Igual receita mas com raspa de limão e gotas de limão que eu abuso sempre que a massa não tenha aspecto plástico. Outro disco que normalmente escolho e que faz lembrar uma rosa que decoro umas com pedacinhos de fruta cristalizada de cor vermelha e verde. Penso que são abóboras coloridas. Ficam bem giros.
BISCOITOS CHOCOLATE
Mesma massa mas a parte de farinha com fermento que uso é 250 gr para 50 gr de chocolate em pó magro. Como é sem açúcar posso por açúcar igual mas se tem já algum açúcar eu tento sempre retirar algum. Estes são os que me dão mais trabalho porque eu insisto em fazer flores e as vezes saem-me tão mal que até assusta. Repito quase n vezes as coisas. Mas o resultado final é as flores mais ou menos definidas e a massa é bem saborosa. Juntei também aroma de amêndoa. Combina bem e dá um excelente sabor à massa. Costumo pôr por cima granulado de chocolate mas desta vez não tinha.
Como vês a base é sempre a mesma e como resulta adoptei-a como ponto de partida. Com ela já fiz biscoitos de Cherry, licor maracujá que trouxe dos Açores, café em que usei o conteúdo de uma cápsula na massa, de noz mas com estes fiz bolinhas e pus uma metade de amêndoa.
Já para os BISCOITOS DE GENGIBRE a conversa foi outra. Primeiro li umas quantas receitas em livros e em net. Comprei os cortadores de biscoito homem de gengibre e estrelinha… depois com isto comprado tive mesmo que fazer os biscoitos.
A receita é esta:
4 colheres bem cheias de sopa de açúcar (que deve corresponder as 125 gr)
½ chávena de farinha maisena
1 chávena de farinha com fermento
½ colher de chá de fermento Royal
2 colheres de gengibre fresco ralado na hora com a 123. Aqui é que foi complicado porque depois de ralado uma vez ficaram pedaços grandes que tive de ralar e ralar até ficar em raspas. Com isto acabei por ter muito mais do que 2 colheres de gengibre ralado que tive de por no frigorifico para poder usar mais tarde.
1 colher de café de sal refinado
100 gr de becel para cozinha
1 clara
½ chávena de leite frio
Misturar primeiro as partes sólidas e por fim a clara e o leite. O resultado é uma massa peganhenta que vai ter que levar farinha até se tornar plástica. Esta foi a parte badalhoca da questão. Porque a massa assim fica pró liquida e depois é uma questão de olho… ir pondo farinha até se tornar plástica. Juntei também umas raspas de limão. Ao fim de algum tempo já tinha a massa no ponto de moldar. Depois foi só fazer umas nozes de massa e espalmá-la até ser da dimensão do corta biscoito em formato estrela e boneco de gengibre e pimba… cortar um a um e por num tapete de silicone de ir ao forno. Decorei com olhinhos de biscoito chocolate em pequeninas bolinhas ou nas estrelas pus decorações variadas. Com esta massa também experimentei fazer os alces para natal. Ainda estou em fase de experiencia. Os corninhos não saíram bem e a boca (M&M) rebentou por, quem sabe, calor a mais. Os corninhos foram feitos com aquelas rosquinhas salgadas que existem como aperitivos. Problema maior é mesmo cortar sem desfazer, coisa que para mim se revelou quase missão impossível.
Estas ofertas caseiras são mesmo as mais apreciadas!
ResponderEliminarEstá tudo excelente.
amei-os...
ResponderEliminarO Luquinhas adorou um que era uma rena
ele dizia que era o Rudolfo...
já tenho poucos :( de tão maravilhosos que dão. amei osa de tangerina, mas os de gengibre são também muito bons e os de limão e laranja também.
Querida muito obrigada, pela partilha e pelo carinho, as receitas já mas deste, se não roubava-te...
Jinhos fofos
Ora... ainda bem que gostaste e o filhote também. Sem dúvida que a rena se chama Rudolfo mas as hastes, valhe Deus, ficaram horriveis. Não imaginas a quantidade de biscoitos que parti para fazer essas. Gostas-te do frasquinho?
ResponderEliminarBeijos