Minha profissão...

6 de junho de 2012

Truta Salmonada Citrina

Ora encontrei estas fotografias de algo que já fiz a uns tempinhos... ehhh, em finais de 2011 vejam só. Adoro truta e então salmonada?!? Fico logo de quatro. Tinha a comprado num sábado e ficou logo dentro do frigorifico para um pratinho especial de domingo. Chamei-lhe citrina porque resolvi pôr-lhe sumo de laranja e limão.
Truta Salmonada Citrina
Truta Salmonada Citrina
Vinho Monsaraz

Ingredientes:
1 truta grande salmonada amanhada e limpa
3 limões + 3 laranjas em sumo
azeite q.b.
sal, pimenta q.b.
3 fatias de presunto
raspa de laranja (1 apenas, eu usei o ralador largo para criar tirinhas finas)
batatinhas novas aos cubinhos
2 beringelas em cubinhos
1 corguete em rodelas
2 cenouras em cubinhos
1 pimento vermelho as tiras
250 g de cogumelos
água q.b.
alho em pó q.b.

Num tabuleiro de ir ao forno coloca-se água no fundo. Em seguida corta-se um rectangulo de papel de aluminio (suficientemente grande para fechar e cobrir o peixe) e coloca-se sobre o tabuleiro. Então em cima põem-se o peixe já temperado com sal no meio, cortado com golpes em que em cada golpe coloca-se uma fatia de presunto. Rega-se com sumo de laranja, limão e azeite. Tempera-se com um pouco de pimenta e salpica-se com as raspas de laranja. Fecha-se bem e vai ao forno para cozinhar.
Entretanto fritam-se as batatinhas novas. Num wok coloca-se um pouco de azeite no fundo. Quando quente deita-se as cenouras em cubinhos, as beringelas, o pimento e tapa-se o wok para cozinhar. Quando estiver quase cozidas as cenouras acrescenta-se um pouco de água e junta-se os cogumelos. Quando o molho tiver evaporado um pouco acrescenta-se a corguete. Deixa-se cozinhar um pouco mais. Tempera-se com sal, pimenta e alho em pó. Acrescenta-se a salsa picada e deixa-se ferver um pouco mais.
Serve-se o peixe com as batatinhas fritas e os legumes salteados. Sevi com um vinho de Alentejano de Monsaraz.

3 comentários:

  1. acreditas que cá em casa só quem gosta de truta salmonada sou eu? de vez em quando ainda compro mas o resto do pessoal fica com um a"barrigada de fome"... lol
    gostei do ar cítrico deste teu peixe!

    ResponderEliminar
  2. Não é um peixe que aprecio, mas a sua realmente me deu água na boca. Parece deliciosa.
    bjo

    ResponderEliminar
  3. Estava sim muito saborosa e o melhor, e digo isto para quem gosta de peixe, sabia a peixe e mar. Eu gostei e de poucos ingredientes que coloquei foi fácil e nada complicada.

    ResponderEliminar