Minha profissão...

18 de dezembro de 2009

Meu primeiro Bolo de Rei!

Ontem deu-me para experimentar uma receita que vi no site da Luísa Alexandra... e que a amiga Anita falou nele e experimentou por diversas vezes.
Ao principio, pensei que iria sair algo pequenino e sem vista nenhuma mas qual foi o meu espanto quando vi o resultado final.
Lindo?! Não?
Pois, a receita é mesmo simples. O truque talvez esteja no macerrar de frutas cristalizadas com vinho do Porto e canela por mais de 2 horas. Eu pus demasiadas frutas mas não o provei. Vou deixar essa tarefa para a minha avó que já tem 85 anos e diz varias vezes por dia, nesta época então é mais vezes, que nada quer de prenda e que tem tudo. Desta vez, da minha parte, leva um bolo rei, um frasquinho de biscoitos variados feitos por mim também e uma caneca para o chá! Assim não devo ter reclamações.
Agora a receita:
BOLO REI
Massa:
1 pacote de 500 gr de farinha brioche (usei da Espiga) já preparada
220 dl de água morna
1 chávena de frutas cristalizadas limpas de açucar e secas (comprei no Pingo Doce uma embalagem já preparada)
1 colher sopa cheia de pinhões
2 colheres sopa cheia de nozes
2 colheres sopa cheia de mistura de frutos secos (comprei no lidly essa mistura e que inclui já passas, nozes, castanha brasileira, avelãs e amendoas)
Decoração:
Frutas laminadas cristalizadas com algumas cereijas
Algumas nozes, avelãs, pinhões e amendoas
Açucar q.b.
A massa em si, fiz exactamente o que dizia na embalagem e usei a MFP em programa amassar. Demorou 1,30 m. Rápido portanto. Depois dediquei-me a cortar relativamente em pedacinhos pequenos as frutas secas a que juntei as frutas cristalizadas e tudo numa tigela a macerrar com vinho porto e uma colher de canela (adoro canela) durante 2 horas (mais ou menos).
Findo o amassar o que se faz a seguir é misturar na massa os frutos secos e as frutas macerradas. Eu tive dificuldades em incorporar tudo na massa porque sou uma exagerada mesmo e abusei nas frutas.
Coloca-se tudo no bolo e decora-se!
O meu ficou assim. Agora vou pô-lo num pratinho dourado de papel, faço um embrulho ocm papel de celofame e ponho um bruta laço vermelho e dourado. Esta será uma das prendas da minha avó.

2 comentários:

  1. MUITO BOM...
    gOSTEI...
    E ESTAVAS CHEIA DE MEDO, FARÁ SE NÃO ESTIVESSES...
    JINHOS FOFOS

    ResponderEliminar
  2. Que delícia de Bolo Rei tu aí tens!!!!
    Parabéns.

    Bom fim-de-semana.

    ResponderEliminar