Minha profissão...

28 de fevereiro de 2011

Cheese Cake de Manga com Óreos de chocolate negro

E não é que estou mesmo numa de Cheese Cake?!?! Logo eu que até não gosto muito nem de queijo nem de natas. Mas estes que uso são magros e não sabem lá muito às duas coisas.
Desta vez deparei-me com uma lata de polpa de manga em casa. Puxei pela cabeça a pensar que tipo de doce fresco poderia eu fazer. E claro... cheese cake! Meu pai adora e a minha mãe não fica atrás nem um instantinho. Como as mangas frescas que andei à procura era todas verdes lembrei-me de misturar com pessegos. Tinha uma latinha em conserva de manga em puré e doce pessegõ sem açúcar.
Vejamos se resulta!!




Ingredientes:
3 queijinhos com 200 g

1 pacote de natas para chantily com 2 dl
1 pacote bolachas Oreos
150 g de açúcar
1 lata de puré manga
8 folhas de gelatina incolor
3 colheres de sopa de margarina de soja
8 colheres sopa bem cheias doce Pessego e sem açúcar (marca Pingo Doce)
amendoa lascada q.b.
raspas de chocolate leite q.b.
2 limões

Numa tigelinha coloca-se as folhas de gelatina com água fria com o objectivo de amolecerem. Entretanto picam-se as bolachas. Misturam-se com a margarina de soja até ficarem humidas e o puré de bolacha tipo granulado. Coloca-se numa forma de aro e com fundo amovivel. Calca-se bem e assim vai formar um fundo para este cheese cake. Vai ao frigorifico para solidificar melhor.

Num tachinho coloca-se metade do açúcar, sumo de 1 limão e metade 1/3 do puré de manga. Mexe-se e vai ao lume até ferver. Acrescenta-se 2 colheres do doce pessego e continua-se a mexer por mais 5 minutos. Quando pronto reserva-se até arrefecer.

Com a base do cheese cake já mais fria deita-se este doce. Espalha-se bem e vai ao frigorifico solidificar.

Agora o recheio. Num recipiente coloca-se os queijos frescos e batem-se com uma varinha mágica até ficarem em creme. Acrescenta-se agora a gelatina escorrida e dissolvida em água quente com as duas colheres de sopa água quente. Junta-se mais 1/3 lata de puré de manga e reserva-se.

Noutro recipiente batem-se as natas até ficarem chantilly.

No creme de queijo com a gelatina juntam-se agora as natas batidas com cuidado. O creme fica espesso e muito suave. Deita-se este creme sobre a base do cheese cake, a tal forma em que a base é de bolacha e já com uma camada de recheio de doce pessego. Vai ao frigorifico a solidificar.

No próprio dia e num tachinho faz-se um doce com a outra metade de açúcar, o sumo de 1 limão  e o restante 1/3 de puré manga. Deixa-se ferver por mais 5 minutos. Reserva-se até arrefecer.
Quando frio coloca-se a cobertura feita. Decora-se com raspas de amendôa e de chocolate raspado.

24 de fevereiro de 2011

Costeletas à Maggi

Nunca tiveram dias em que não apetece fazer coisa nenhuma?? Hoje tive um desses!
Tinha no frigorifico a descongelar umas costeletas e não me apeteciam nada. Come-las de modo tradicional muito menos. Ora como recebi pelo correio uma amostra de Maggi directo ao forno, de ervas. Ora frango não tinha e também não tinha vontade de cozinhar, então juntei os três ingredientes: falta de vontade, ausencia de frango e Maggi directo ao forno. Resultado: Isto!!
Estava óptimo mesmo.
O fazer é mesmo como vem na embalagem. Retira-se o saquinho, coloca-se lá dentro as costeletas e o pó que vem na embalagem Directo ao Forno da Maggi. Fechei o saquinho e levei ao forno. E pronto, em menos de 40 minutos tinha as costeletas prontas.

Pozinho Mágico

Costeletas à Maggi
 Para aproveitar o forno, pus no forno umas batatinhas que eu chamo de beijinhos, e que podem ser fritas mas eu preferi assar. Assim acabei por fazer uma refeição sem me chatear muito.

22 de fevereiro de 2011

Favinhas com Ovos e Farinheira


Ingredientes:
1 saquinho de Favinhas pequenas (usei a marca Pingo Doce)
1 cebola
1 cenoura
1 corguete
1 nabo
1 batata aos cubinhos pequenos
1 chouriço corrente
1 farinheira
4 ovos
50 g bacon aos cubinhos
salsa, coentros e hortelã q.b.
salsa, alho em pó e pimenta
1 caldo knorr natura legumes
azeite q.b.

Num tachinho coloca-se água a ferver e quando estiver a ferver junta-se a farinheira inteira e sem ser picada para cozer. Demora pouco tempo pois ao fim ao cabo, será só até inchar a pelo e começar a sair a gordura. No fim reserva-se para arrefecer e para ser mais fácil de cortar à rodelas grossas.
Noutro tacho pica-se a cebola e adiciona-se azeite q.b.
Assim que estiver murcha junta-se os enchidos nomeadamente o chouriço e bacon. Acrescenta-se a cenoura as rodelas, a corguete em meias luas, o nabo e a batata em cubinhos. Acrescenta-se água morna para cozinhar. Junta-se o caldo knorr legumes e mexe-se um pouco.
Quando estiverem meio cozinhados acrescenta-se as favinhas e tempera-se com sal, pimenta, alho em pó. Acrescenta-se um pouco mais de água. Adiciona-se nesta altura a sal, coentros e umas folhinhas de hortelã. Adiciona-se os ovos para cozer um a um. Tapa-se o tacho e deixa-se cozinhar durante 10 minutos verificando de tempos em tempos a quantidade de liquido no tacho. É necessário cozinhar os ovos e não deixar pegar as favinhas.

13 de fevereiro de 2011

Cheese Cake de Abacaxi com Coco e um cheirinho de hortelã

Cheese Cake de Abacaxi com Coco e Hortelã
 
Ingredientes:

350 g de queijo fresco
1 pacote de natas para chantily com 2 dl
1 pacote bolachas de caramelizadas
300 g de açúcar

6 folhas de gelatina incolor
3 colheres de coco ralado
1 abacaxis
sumo de 2 limão
2 colheres sopa água a ferver
2 colheres sopa água fria
3 colheres de sopa de margarina de soja
4 colheres doce abacaxi com coco
1 raminho hortelã picado

Numa tigelinha coloca-se as folhas de gelatina com água fria com o objectivo de amolecerem. Entretanto picam-se as bolachas. Misturam-se com a margarina de soja até ficarem humidas e o puré de bolacha tipo granulado. Coloca-se numa forma de aro e com fundo amovivel. Calca-se bem e assim vai formar um fundo para este cheese cake. Vai ao frigorifico para solidificar melhor.

Num tachinho coloca-se metade do açúcar, 2 colheres de sopa doce abacaxi com coco e metade do abacaxi cortado em pedaços pequenos. Mexe-se e vai ao lume até ferver. Acrescenta-se o sumo de 1 limão. Acrescenta-se 2 colheres do doce abacaxi e continua-se a mexer por mais 5 minutos. Quando pronto reserva-se.

Com a base do cheese cake já mais fria deita-se este doce. Espalha-se bem e vai ao frigorifico solidificar.

Agora o recheio. Num recipiente coloca-se os queijos frescos e batem-se com uma varinha mágica até ficarem em creme. Acrescenta-se agora a gelatina escorrida para ser em seguida dissolvida em água quente com as duas colheres de sopa água quente. Reserva-se.

Noutro recipiente batem-se as natas até ficarem chantily. Eu não acrescentei açúcar.

No creme de queijo com a gelatina juntam-se agora as natas batidas com cuidado. O creme fica espesso e muito suave. Deita-se este creme sobre a base do cheese cake, a tal forma em que a base é de bolacha e já com uma camada de recheio de abacaxi.
Vai ao frigorifico para solidificar. Quando for para servir faz-se o doce colocando a ferver o sumo de 1 limão, com mais o restante do abacaxi cortado em pedaços pequenos, as 2 colheres de doce de abacaxi com coco, colheres de sopa de coco e ainda 1 raminho de hortelã picadinho. Vai ao lume a ferver e assim que levantar fervura mexe-se por mais 10 minutos e deixa arrefecer. Coloca-se em cima da base com o creme de queijo fresco e vai ao frigorifico até a hora de servir. Desemforma-se e decora-se com umas bolachinhas e umas folhinhas de hortelã.
A hortelã retira todo o adocicado que o coco as vezes tem e resulta muito bem. E foi esta a sobremesa que fiz neste fim de semana lá na casa dos meus pais. O meu pai ficou deliciado... ele adora estas sobremesas de cheese cake e como uso produtos magros penso que não irão engordar muito.

11 de fevereiro de 2011

O meu Luke, canito mesmo...

Num dia de limpezas de disco dei com esta fotografia... É o Luka com tenra idade mesmo.

10 de fevereiro de 2011

Hoje faço anos!!!


Hoje faço anos!!! Pois é... mais um.
Quantos? Naa... não digo. É apenas mais um a juntar a uns tantos. Normalmente tiro o dia e faço coisas diferentes, coisas como ir para a minha praia predilecta e ver o nascer do sol mas hoje não.
Hoje tinha mesmo que vir trabalhar e assim passar 8 horas a ajudar este País a levantar-se. Mas tenho saudades desses dias e em especial de ti!!

7 de fevereiro de 2011

Nhoque de mandioca

Mandioca!!!
Já tinha visto mas nunca tinha provado. Ontem resolvi que iria provar... rica em vitamina, hidratos carbonos e um grande substituto da batata.
Procurei na internet como cozinha-la mas acima de tudo como iria eu descascar uma coisa tão dura. Mas lá consegui descascar embora talvez tivesse sido boa ideia ler primeiro. Seja como for começei a descascá-la com faço com as batatas... para a próxima convém tirar os fios que existem no meio. Não gostei de os ver.

Ingredientes:
500 g mandioca cozida e escorrida (1 caule grande)
1 chávena de farinha
1 ovo
azeite q.b.
sal


Num tachinho grande coze-se a mandioca descascada sem sal. É como cozer batatas, ficam cozidas quando ao picar com um garfo ele sai facil. Retira-se e deixa-se arrefecer. Com um garfo ou com um passevite, reduz-se a puré.
Coloca-se num alguidar o puré para arrefecer. Tempera-se com sal. Junta em seguida um ovo e mexe-se bem. Acrescenta-se a farinha e forma-se uma bola. Desta bola tiram-se pequenos cilindros de massa que vão sendo enfarinhados e depois cortados com cerca de 2 cm, formando pequeninos cilindros. Reservam-se. No mesmo tacho coloca-se água em abundancia, com sal e um pouco de azeite e vai ao lume até ferver. Quando já estiver a ferver adiciona-se os pequenos cilindros ao lume. Assim que subirem no tacho de água é sinal que estão já prontos para serem retirados com uma espumadeira. Vai-se repetindo a tarefa até dar como concluída a tarefa. A mandioca tem um sabor exótico. Eu gostei deste sabor.
Acompanha-se com um molho qualquer. Eu fiz de bacon com cogumelos. Aproveitei as ervilhas que tinha no frigorifico. Ficou assim...
Agradeço as pessoas que fazem videos de como fazer esta iguaria. Foi fácil seguir e fazê-la. Segui as receitas Sadia. Maravilha.

6 de fevereiro de 2011

Cheese Cake de Laranja com Amendoas

Digamos que ando agora numa de Cheese Cakes e depois de ir passar o fim de semana a Santarém, com os meus pais e cachorrinhos, reparei nas laranjeiras carregadinhas de laranjas... então, porque não um cheese cake de laranja!?! Ora se pensei no mesmo instante pus-me a fazê-lo e ficou assim. Estava mesmo divino.

Cheese Cake Laranja com Amendoas
Ingredientes:
3 queijinhos com 200 g
1 pacote de natas para chantily com 2 dl
1 pacote bolachas de aveia (com 300 g)
200 g de açúcar
125 g amendoa lascada
8 folhas de gelatina incolor
4 laranjas (sumo e casca)
2 colheres sopa água a ferver
2 colheres sopa água fria
3 colheres de sopa de margarina de soja
8 colheres sopa bem cheias doce laranja (marca Pingo Doce)
1 pau canela

Numa tigelinha coloca-se as folhas de gelatina com água fria com o objectivo de amolecerem. Entretanto picam-se as bolachas. Misturam-se com a margarina de soja até ficarem humidas e o puré de bolacha tipo granulado. Coloca-se numa forma de aro e com fundo amovivel. Calca-se bem e assim vai formar um fundo para este cheese cake. Vai ao frigorifico para solidificar melhor.

Num tachinho coloca-se metade do açúcar, sumo de 2 laranjas, raspa de 2 laranjas e pão de canela. Mexe-se e vai ao lume até ferver. Coloca-se também pedacinhos da laranja que entretanto foi espremida. Acrescenta-se 2 colheres do doce laranja e continua-se a mexer por mais 5 minutos. Quando pronto reserva-se até arrefecer.
Com a base do cheese cake já mais fria deita-se este doce. Espalha-se bem e vai ao frigorifico solidificar.
Agora o recheio. Num recipiente coloca-se os queijos frescos e batem-se com uma varinha mágica até ficarem em creme. Acrescenta-se agora a gelatina escorrida e dissolvida em água quente com as duas colheres de sopa água quente. Reserva-se.
Noutro recipiente batem-se as natas até ficarem chantilly. Eu não acrescentei açúcar aqui.
No creme de queijo com a gelatina juntam-se agora as natas batidas com cuidado. O creme fica espesso e muito suave. Acrescenta-se raspa de 1 laranja... apenas a raspa laranja (eu usei o ralador de vegetais na com o cortador mais grosso). Deita-se este creme sobre a base do cheese cake, a tal forma em que a base é de bolacha e já com uma camada de recheio de doce laranja. Vai ao frigorifico. Como fiz de véspera ficou esse tempo todo no frigorifico a solidificar.

No próprio dia e num tachinho faz-se um doce de laranja colocando o outra metade de açúcar, o sumo de 2 laranjas e a raspa grossa das laranjas e as amendoas lascadas. Deixa-se ferver por mais 5 minutos. Reserva-se até arrefecer.
Quando frio coloca-se a cobertura feita. Não necessita de decorar pois as amendoas lascadas e a raspa grossa da laranja já dão um enfeite bem bonito.

4 de fevereiro de 2011

Advinhem...

Hoje só vou mesmo colocar aqui um bolinho a que tive direito. Lindo não?
Depois eu explico... só vos digo, era saboroso e feito com amendoas e recheio de frutos silvestres. Pena mesmo foi o chocolate branco. Como já sabem não gosto lá muito.

Bom fim de semana