Minha profissão...

27 de abril de 2012

Favas à Portuguesa

Num sábado em que fiquei por casa resolvi ir até ao mercado e passear por diferentes tipos de legumes e frutos. Vi favas!!! Não é que seja doida por favas mas já andava com saudades do seu sabor fresco. Lá comprei umas fresquinhas que foram prontamente descascadas e preparado o dito piteu. Tentei fazer o mais semelhante ao que fazia a minha avó, que era uma craque neste piteu.
Favas à Portuguesa
Ingredientes:
Favas frescas descascadas q.b.
1/2 chouriço
2 farinheiras
1/2 negro
sal, pimenta, alho em pó
ramo de cheiros (coentros, salsa, hortelã, folha alho francês)
azeite q.b.

Primeiramente é necessário descascar as favas, retirando aquela coisa escura que têm e ferrando a unha nelas.
Em seguida num outro tachinho leva-se a cozer a alheira, o chouriço e o negro, um de cada vez para não rebentar e claro, para isso também não deverá cozinhar demais. Assim que estiver no ponto retiram-se e cortam-se em fatias grossas e reservam-se.

Num tacho leva-se ao lume o azeite (que deverá ser em quantidade abundante) que deverá ficar quentinho e junta-se o ramo de cheiros, que deverá ficar todo juntinho com um fio de cozinha. Depois deitam-se de uma vez as favas e mexem-se bem. Tapa-se o tacho e deixam-se cozinhar. Quando estiver quase cozidinhas junta-se os enchidos e mistura-se tudo com cuidado. Deixa-se apurar mais uns minutos até os enchidos tomarem o sabor das favas e desliga-se o lume. Servem-se com uma boa salada de alface com frutos.

Sem comentários:

Enviar um comentário