Minha profissão...

29 de abril de 2012

Lasanha de Frango

Hoje deu-me para experimentar fazer lasanha embora ache que dê um trabalhão enorme. Livra!! Mas como era uma das coisas que achei que a minha mãe poderia comer melhor lá a fiz. Fiz de frango porque não gosto lá muito de carne de vaca e até que não ficou lá muito má embora não tivesse conseguido aquele ponto de a cortar sem se desmanchar toda. Não sei como isso se faz!

Lasanha de Frango
Ingredientes:
12 folhas de lasanha
4 lombinhos de frango
1/2 chouriço
3 colheres de sopa de pão ralado
75 g de bacon fumado
4 tomates chucha
1 cebola grande
salsa q.b.
1 caldo knorr natura de legumes
azeite q.b.
sal, pimenta, alho em pó
1 cálice vinho porto
1 pacote de meio litro de molho bechamel já pronto

Num tacho coloca-se a cebola finamente picada (usei a 123 para a picar fininha e não chorar dos olhos) e o azeite e leva-se ao lume até alourar. Junta-se o tomate picado e a salsa picadinha, mexe-se bem e deixa-se apurar.
Quando quase pronto junta-se a carne (que entretanto foi toda picadinha) e volta-se a mexer. Quando passar 5 minutos acrescenta-se o vinho do porto e tempera-se tudo com o sal, pimenta, alho e o caldo knorr natura de legumes. Deixa-se apurar e quando pronto reserva-se.
Entretanto (e fazer isto é uma grande seca) coloca-se um tacho grande com água e sal ao lume. Deixa-se ferver. Quando estiver coloca-se 1 a 1 cada folha de lasanha e deixa-se cozinhar, mas 1 de cada vez o tempo que vier na embalagem da massa. No meu caso foi 10 minutos.
Coloca-se num tabuleiro untado com manteiga uma camada de carne picada, seguida de uma de molho becamel. Junta-se as folhas de massa necessárias para cobrir a carne e o molho. Volta-se a repetir a operação até existir a carne, molho e a massa. Convem mesmo que a ultima camada seja a de massa que irá ser coberta com o molho bechamel e polvinhada com o pão ralado (ou queijo para quem goste) eu não gosto mesmo nada pelo que usei mesmo pão ralado. Vai ao forno cerca de 35 a 40 minutos em lume médio. Era para fazer uma saladinha mas como estava frio ninguem quis.

Sem comentários:

Enviar um comentário