Minha profissão...

25 de junho de 2012

Bolo de Maçã com Canela


Bolo de Maçã com canela
Ora ainda não tinha feito um bolinho de maçã... pelo menos que eu me lembre.
Fiz este em que as medidas foram sem dúvida a olho. Começo a não ter grande paciência para pesar, colocar em tigelinhas todos os ingredientes pesados para depois usar. Desta vez foi com chávenas as medidas e já mais para o fim foi mesmo a olho. E digo-vos, não saiu nada mau e para bolo tão grande.

Ingredientes:
5 maçãs grandes
9 ovos
caramelo liquido q.b.
1chávena de óleo
2 chávena açúcar
3.5 chávena de farinha
2 colher de café de fermento
Sumo de 5 limão + 1 colher de sopa de açúcar
Canela em pó q.b.
raspa de limão q.b.

Pré-aquecer o forno a 180ºC. Untar e polvilhar com farinha uma forma. Eu usei uma rectangular de lados removiveis. Não voltar a usar. Como coloquei caramelo liquido no fundo acabou por sair e sujar-me o forno. Não gostei nada depois de o limpar. Descascar e partir as maçãs em fatias finas para uma taça. Regar com o sumo de limão e salpicar com a colher de sopa de açúcar. Reservar no frigorífico.
Salpiça-se com algumas das tirinhas de maçã. Reservar.

Numa taça, bater muito bem o açúcar juntamente com óleo. Juntar os ovos inteiros e bater novamente. Por fim juntar a farinha e o fermento e envolver até a massa estar homogénea. Colocar metade da massana forma reservada e colocar as fatias de maçã por cima seguida de mais massa e por cima outra camada de maçã ás tirinhas.

Levar ao forno cerca de 45 minutos. Testar a massa com um palito, retirar do forno e polvilhar, ainda quente, com canela.
Soube que nem nozes e olhem que não tinha nada disso....



4 comentários:

  1. Muito bom aspecto! quando improvisamos é quando sai melhor! bjks

    ResponderEliminar
  2. Estou sem palavras..... simplesmente delicioso.
    bjo

    ResponderEliminar
  3. O teu bolo ficou com um aspecto mesmo muito bom!

    ResponderEliminar
  4. Pois... eu quase que o comi quente, tal era a vontade, mas não aconselho formas de aros. Foi um sujar de forno tamanho e para retirar o bolo uma trabalheira de todo tamanho. A fazer é melhor numa forma normalissima :-)
    Merci meninas

    ResponderEliminar