Minha profissão...

24 de junho de 2012

Espamarradinhos de Limão

Esparradinhos de Limão
Dois Limoeiros e é um ver se te avias de limão. Sumos, bolos e diversas mais aplicações do limão... tudo foi feito e no entanto continuamos ainda a ter tantos limões.
Desta vez foi uma tentativa de reproduzir uns bolinhos que tinha o previlégio de comer, sempre as sextas feiras em Santa Cruz de Celas, Coimbra onde tinha o meu quartinho de estudante. Foram tempos de descubertas e bastante complicados. Eram estudos, aulas, exames e muita diversão também. Dizia eu então que a D. Maria, empregada da Senhora Dona Madelena, dona da casa onde eu vivia, fazia sempre para ela, bolinhos de limão para a hora do chá. Eram tão deliciosos que eu sentia o cheirinho deles ainda na rua. Subia logo muito à pressa e lá estavam eles para mim... no meu quartinho do sotão, com uma janela para o céu e os bolinhos... era um final de semana fabuloso.
Então agora que já não existem ambas e que já passaram os tempos de Coimbra lembrei-me dos bolinhos e toca de tentar descobrir como se fazem... por certo devo ter a receita algures, mas sem a encontrar estes são muito parecidos.

Ingredientes:
125 gr de margarina (derretida)
150 gr de açúcar
200 gr de farinha
1 colher de chá de fermento
1 ovo + 1 gema
1 dl de leite
sumo e raspa de 1 limão

Bata o açúcar com a mateiga. Junte o ovo e a gema e bata bem. Acrescente a farinha peneirada e misturada com o fermento. Junte o leite, o sumo e a raspa do limão (~tudo isto fica um pouco para o liquido, dai o nome esparramadinhos).
Unte um tabuleiro e polvilhe com farinha. Deite colheradas de massa no tabuleiro, deixando espaço entre elas para que não se peguem ao crescer. Leve ao forno até estarem corradinhas por baixo. A segunda fornada esqueci-me delas e lá torraram mais um pouco. Acreditem que ficam um miminho acompanhadas com um chá de limão, claro.

2 comentários:

  1. Ficaram fantásticos, e com limão que tanto adoro!

    ResponderEliminar
  2. Adoro limão! E fica óptimo em biscoitos!
    Os teus estão muito bonitos.
    beijinhos

    ResponderEliminar