Minha profissão...

7 de fevereiro de 2011

Nhoque de mandioca

Mandioca!!!
Já tinha visto mas nunca tinha provado. Ontem resolvi que iria provar... rica em vitamina, hidratos carbonos e um grande substituto da batata.
Procurei na internet como cozinha-la mas acima de tudo como iria eu descascar uma coisa tão dura. Mas lá consegui descascar embora talvez tivesse sido boa ideia ler primeiro. Seja como for começei a descascá-la com faço com as batatas... para a próxima convém tirar os fios que existem no meio. Não gostei de os ver.

Ingredientes:
500 g mandioca cozida e escorrida (1 caule grande)
1 chávena de farinha
1 ovo
azeite q.b.
sal


Num tachinho grande coze-se a mandioca descascada sem sal. É como cozer batatas, ficam cozidas quando ao picar com um garfo ele sai facil. Retira-se e deixa-se arrefecer. Com um garfo ou com um passevite, reduz-se a puré.
Coloca-se num alguidar o puré para arrefecer. Tempera-se com sal. Junta em seguida um ovo e mexe-se bem. Acrescenta-se a farinha e forma-se uma bola. Desta bola tiram-se pequenos cilindros de massa que vão sendo enfarinhados e depois cortados com cerca de 2 cm, formando pequeninos cilindros. Reservam-se. No mesmo tacho coloca-se água em abundancia, com sal e um pouco de azeite e vai ao lume até ferver. Quando já estiver a ferver adiciona-se os pequenos cilindros ao lume. Assim que subirem no tacho de água é sinal que estão já prontos para serem retirados com uma espumadeira. Vai-se repetindo a tarefa até dar como concluída a tarefa. A mandioca tem um sabor exótico. Eu gostei deste sabor.
Acompanha-se com um molho qualquer. Eu fiz de bacon com cogumelos. Aproveitei as ervilhas que tinha no frigorifico. Ficou assim...
Agradeço as pessoas que fazem videos de como fazer esta iguaria. Foi fácil seguir e fazê-la. Segui as receitas Sadia. Maravilha.

2 comentários:

  1. Eu amo mandioca: purê, nhoque, sopa, escondidinho, pura com margarina e açúcar... aíii... muito boa mesmo.
    Amei seu nhoque... tem tempo que comi.
    Abraços, Daniana
    http://cozinhasemdrama.blogspot.com/

    ResponderEliminar
  2. Obrigada!
    Mas gostava de saber como é uma receita com ele escondidinho. Podes ajudar-me?
    Annie

    ResponderEliminar