Minha profissão...

28 de abril de 2012

Lombo recheado com Ameixa Algarvia


Lombo recheado com Ameixa
Aqui está um pratinho nada dificil de fazer e muito mais importante ainda é a pouca loiça que suja e serviu perfeitamente de refeição para 4 pessoas.

Ingredientes:
1 lombo de porco limpo de ossos (+- 1.3 kg)
250 g de ameixas secas algarvias
salsa q.b.
1 copo vinho branco
1 copo de água quente
fatias fininhas de bacon fumado
sal, pimenta, alho em pó q.b.
batatinhas novas q.b.
castanhas congeladas q.b.
azeite q.b.
1 caldo knorr natura de legumes

Abre-se o lombo ao meio e pincela-se abundantemente com um papa feita com o caldo knorr e o azeite. Tempera-se com um pouco de sal (muito pouco mesmo), alho e pimenta. Pica-se para esse meio a salsa e coloca-se as fatias de bacon e as ameixas abertas ao meio. Ajeita-se tudo bem e enrola-se o lombo com cuidado e ata-se com um fio próprio de cozinha. Num tabuleiro untado com azeite e de ir ao forno, coloca-se o rolo e vai a forno médio. De tempos em tempo rega-se com o molho produzido e com o vinho branco e água quente. Assim que estiver meio cozinhado junta-se as batatinhas e deixam-se cozinhar regando de quando em quando. Eu tapei com um papel de aluminio para não deixar secar muito a carne e ficar sucolenta por dentro. Quase pronta acrescenta-se as castanhas lavadas do gelo e demolho em água muito quente. Ficam quase cozidas e assim não de desmanchm tanto. Deixa-se assar um pouco mais. Serve-se com saladinhas mista de alfaces e frutas.

3 comentários:

  1. gosto muito de lombo recheado com ameixas, mas este fim de semana comi um lombo recheado com linguiça que me deixou deliciada.
    e já pensei que rechear o lombo com ameixas e linguiça deve ser divinal.. eh eh eh

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Ora ai está algo que deve ser mesmo bom. Não me lembrei dessa... hoje irei experimentar uma lasanha de frango mas sem queijo. Sou pro alergico mesmo.
      Jokas

      Eliminar
  2. Essa refeição está com um aspecto mesmo bom!

    ResponderEliminar