Minha profissão...

11 de julho de 2010

Beringela grelhada com salada de Verão

Hoje resolvi falar de beringelas.
Este fruto aqui...
Conhecido por  Solanum melongena, de origem indiana e considerada de cultivo fácil considerada de fácil cultivo nos trópicos é excelente em proteínas, vitaminas (A, B1, B2, B5, C), minerais (cálcio, fósforo, ferro, potássio, magnésio) e alcalóides, que actuam diminuindo a pressão sanguínea, prevenindo a arterosclerose, os naturalistas recomendam o seu consumo para prevenir alguns males referentes ao fluxo sanguíneo. É aconselhável para quem tenha gota, artrites, doenças reumáticas e diabetes.
Por causa disto e porque estava em promoção no Continente, lembrei-me de fazê-las grelhadas e para acompanhar uma salada que gosto de fazer no Verão.

Salada de Verão
(as quantidades são as que se pretendam, pelo que esta eu fiz de modo a que desse para 2 pessoas)
alface
rucúla
alface roxa
pimentos vermelhos assados
metade de um pepino verde
pepinos de conserva
tomate
2 pernas desfiadas de pato assado (aposto que qualquer outra fonte de proteinas isto também fica bom)
2 colheres sopa sementes de linhaça

Numa saladeira coloca-se depois de lavadas todos os vegetais, cortam-se os pepinos de conserva ás rodelas e coloca-se o pato desfiado. Deita-se as 2 colheres de sopa de linhaça. Tempera-se com sal, óleo Becel e vinagre balsámico. E voilá... delicia!
Agora as beringelas!
O que fiz foi começar por lavá-las bem pois iria comer a casca delas. Cortei-as em rodelas com cerca de 1.5 cm e coloquei-as num alguidar com água e sal. Deixei-as tapadas nesta água por cerca de 40 minutos, tempo penso que foi necessário para extrair os ácidos que este legume tras com ele. A água ficou para o castanho. Retirei-as e limpei-as com um papel cozinha para retirar o excedente de água. Num grelhador anti-aderente coloquei-o no lume para aquecer. Depois coloquei-lhes as rodelas de beringela para grelharem, primeiro de um lado e depois de outro. Ficam mais baixas e com as ditas riscas do grelhador. Retirei-as para um pirex no qual no fundo tinha posto um pouco de azeite e pus mais um pouco por cima, juntamente com vinagre balsámico, oregões secos e alecrim. Depois outra camada de beringelas grelhadas e mais vinagre, azeite, um pouco mais de sal, oregões e alecrim e pimenta vermelha moida na altura. Servi assim mesmo e acompanhei com a salada de Verão. Simples, fresquinha (coloquei a salada de Verão um tempinho no frigorifico para refrescar) e deliciosa. Acompanhei com Laranjina C, um refrigerante que eu  bebia quando era bem canita e que surgiu agora no mercado. Tinha que experimentar e honestamente não gostei lá muito. Parecia a mesma coisa mas não era. Agora é mais sumo de fruta logo mais saudável mas o antigo Laranjina C era feito de gasosa e corantes e sabia tão bem!!!!

Sem comentários:

Enviar um comentário