Ingredientes:
4 postas de peixe (medalhões, raia ou outro qualquer)
150 gr de camarões congelados e descascados
250 gr de cogumelos congelados de diferentes tipos (usei uns congelados da marca Pingo Doce, que são óptimos mesmo)
1 corguette
1 cenoura grande
2 saquinhos de Puré batata
1/2 frasquinho de molho tomate preparado para pizza (Comprei um frasquinho deste molho no Pingo Doce, porque não me apetecia faze-lo e fiquei surpreendida com o sabor e a maneira simples em que foi feito)
azeitonas para decorar
1 copo de água morna
1 copo de leite
1/2 caldo knorr natura de legumes
1/2 copo de vinho branco
alho em pó, pimenta, piri-piri, sal, azeite (q.b.)
1/2 molho de coentros picados
Começando pelo peixe. Num tachinho com água e sal leva-se ao lume até ferver. Junta-se depois o peixe ainda congelado e os camarões (este peixe já foi amanhado e está prontinho para ser usado) e leva-se a cozer por uns 10 minutos. Retira-se para um recipiente e deixa-se arrefecer.
Num wok coloca-se no fundo um pouco de azeite e leva-se ao lume até aquecer. Junta-se então a corguete em rodelas, a cenoura também em rodelas e deixa-se a cozinhar um pouco. Junta-se um pouquinho de água e o vinho branco. Quando estiver mais uma vez a ferver junta-se o caldo knorr natura de legumes e os cogumelos congelados. Mexe-se bem e tapa-se até cozinharem mexendo de tempos em tempos. O objectivo é evaporar um pouco o molho pelo que quando cozinhados um pouco destapa-se o wok. Junta-se os temperos. Ferve por mais um pouco e pronto. O recheio está pronto.
O puré de batata faz-se como está descrito na embalagem. Eu usei 2 embalagens de puré de batata que comprei no Lidly. Este é um dos produtos que gosto bastante e que até não é caro e depois é super-rápido.
A montagem começa com a colocação num pirex de um pouquinho de azeite. A seguir coloca-se metade do puré e alisa-se. Cola-se então o molho de tomate e espalha-se. Neste momento existem já duas camadas.
Junta-se agora os legumes e os cogumelos espalhando-os bem.
Cobre-se esta última camada com o peixe e camarões cozidos e esmigalhados. Tapa-se com o restante puré de batata. Fazem-se uns feitios com o garfo e pincela-se com ovo batido em pouquinho de água.
Vai ao forno até tostar.
Servi com uma salada de alface, rucula, pimento vermelho e amendoas picadas.
Para sobremesa e porque tinha manga já bem madurinha, cortei em lasquinhas e descasquei clementinas que coloquei no fundo das tacinhas. No topo pûs uma colherzinha de chá de doce de framboesas para diabéticos e piquei umas amendoas e coloquei uns confeitos de açucar tipo estrelinhas.
Ficou divina!!
Agora apresento-vos uns bolinhos Austriacos que tive o prazer de provar quando lá estive em formação.
Chamam-se Punschkrappen e não são mais do que uns quadradinho de bolo humido com rum, passas e doce de alperce cobertos de um icing rosa. O aspecto até que é fraquinho mas o sabor.... bem, sabem mesmo bem. Claro que tive de pedir a receita a um colega meu austriaco. Já a tenho comigo. Um destes dias farei este bolinho. Depois digo-vos. O que é certo é que para rematar o almoço comemos os dois um bolinho e um café aromatizado de amendoa. E depois sofá porque estavamos muito cheios e sonolentos para nos mexer.
Sem comentários:
Enviar um comentário