Minha profissão...

26 de outubro de 2010

Empadão de Peixe e Manga com Tangerina

Domingo... dia de descanso e como fiquei por Lisboa resolvi aplicar-me num almoço que foi feito com o intuito de me livrar de uns medalhões de peixe que ateimavam em permanecer no congelador. Comprei talvez em quantidades excessivas mas era uma boa promoção. Seja como for peguei então nestes medalhões e numas postas de raia e inventei por assim dizer, este empadão.


Ingredientes:
4 postas de peixe (medalhões, raia ou outro qualquer)
150 gr de camarões congelados e descascados
250 gr de cogumelos congelados de diferentes tipos (usei uns congelados da marca Pingo Doce, que são óptimos mesmo)
1 corguette
1 cenoura grande
2 saquinhos de Puré batata
1/2 frasquinho de molho tomate preparado para pizza (Comprei um frasquinho deste molho no Pingo Doce, porque não me apetecia faze-lo e fiquei surpreendida com o sabor e a maneira simples em que foi feito)
azeitonas para decorar
1 copo de água morna
1 copo de leite
1/2 caldo knorr natura de legumes
1/2 copo de vinho branco
alho em pó, pimenta, piri-piri, sal, azeite (q.b.)
1/2 molho de coentros picados

Começando pelo peixe. Num tachinho com água e sal  leva-se ao lume até ferver. Junta-se depois o peixe ainda congelado e os camarões (este peixe já foi amanhado e está prontinho para ser usado) e leva-se a cozer por uns 10 minutos. Retira-se para um recipiente e deixa-se arrefecer.
Num wok coloca-se no fundo um pouco de azeite e leva-se ao lume até aquecer. Junta-se então a corguete em rodelas, a cenoura também em rodelas e deixa-se a cozinhar um pouco. Junta-se um pouquinho de água e o vinho branco. Quando estiver mais uma vez a ferver junta-se o caldo knorr natura de legumes e os cogumelos congelados. Mexe-se bem e tapa-se até cozinharem mexendo de tempos em tempos. O objectivo é evaporar um pouco o molho pelo que quando cozinhados um pouco destapa-se o wok. Junta-se os temperos. Ferve por mais um pouco e pronto. O recheio está pronto.

O puré de batata faz-se como está descrito na embalagem. Eu usei 2 embalagens de puré de batata que comprei no Lidly. Este é um dos produtos que gosto bastante e que até não é caro e depois é super-rápido.

A montagem começa com a colocação num pirex de um pouquinho de azeite. A seguir coloca-se metade do puré e alisa-se. Cola-se então o molho de tomate e espalha-se. Neste momento existem já duas camadas.
Junta-se agora os legumes e os cogumelos espalhando-os bem.
Cobre-se esta última camada com o peixe e camarões cozidos e esmigalhados. Tapa-se com o restante puré de batata. Fazem-se uns feitios com o garfo e pincela-se com ovo batido em pouquinho de água.
Vai ao forno até tostar.
Servi com uma salada de alface, rucula, pimento vermelho e amendoas picadas.
Para sobremesa e porque tinha manga já bem madurinha, cortei em lasquinhas e descasquei clementinas que coloquei no fundo das tacinhas. No topo pûs uma colherzinha de chá de doce de framboesas para diabéticos e piquei umas amendoas e coloquei uns confeitos de açucar tipo estrelinhas.
Ficou divina!!

Agora apresento-vos uns bolinhos Austriacos que tive o prazer de provar quando lá estive em formação.
Chamam-se Punschkrappen e não são mais do que uns quadradinho de bolo humido com rum, passas e doce de alperce cobertos de um icing rosa. O aspecto até que é fraquinho mas o sabor.... bem, sabem mesmo bem. Claro que tive de pedir a receita a um colega meu austriaco. Já a tenho comigo. Um destes dias farei este bolinho. Depois digo-vos. O que é certo é que para rematar o almoço comemos os dois um bolinho e um café aromatizado de amendoa. E depois sofá porque estavamos muito cheios e sonolentos para nos mexer.

Sem comentários:

Enviar um comentário