Minha profissão...

16 de março de 2011

Almôndegas Estufadas com Legumes

Almôndegas são uma maneira simples e eficaz de fazer esticar a carne. Podem crer mesmo. Fiz as minhas com diferentes carnes. Porco, vaca, perú e frango. Tinha diversos pedaços destas carnes a que juntei meio chouriço e 4 fatias de bacon que ficaram de uma festa que dei. Juntei pão ralado até sentir que a mistura de carnes estava facil para moldar as bolinhas e temperei com sal, pimenta, alho em pó e noz moscada. Moldam-se as bolinhas com auxilio de farinha e pão ralado. Eu usei uma mistura das duas.
As bolinhas ficam mais resistentes e bonitas e claro, ajudam a tornar mais espesso o molho. Eu fiz as almondegas em doses elevadas e congelei-as. Hoje foi só cozinha-las.

Ingredientes:
Almôndegas q.b.
1 cebola média
1 cenoura grande
1 corguette
300 g de cogumelos frescos laminados
2 copos água
1/2 copo vinho branco
azeite q.b.
sal, coentros q.b.

Num tachinho pica-se a cebola e leva-se ao lume com azeite para dourar. Quando estiver lourinha junta-se os legumes cortados, a cenoura, o nabo, a corguette e os cogumelos. Deixa-se cozinhar por uns 15 minutos. Adiciona-se as almôndegas. Tempera-se com sal, pimenta, alho em pó, salsa e coentros e adiciona-se água e o vinho. Deixa-se cozinhar e evaporar os liquidos até ficar cozidas e o molho espesso.
Servi com um esparguete cozido apenas com água e sal.
Ficaram um espectáculo e irão dar para 2 vezes. Assim tornam-se um prato económico mesmo. Amanhã irei comê-las com um puré de batata e uma saladinha verde.

Sem comentários:

Enviar um comentário