Minha profissão...

6 de março de 2011

Bolo Podre


Fiz este bolinho mais para o meu pai, que está a tornar-se mais guloso. Adora um que eu já pus aqui. O chamado bolo de caramelo mas quando vi o mel apeteceu-me antes fazer este. Mais docinho e muito mais saboroso. O principal ingrediente é o mel. Saudável e gostoso.

Ingredientes:
6 ovos (usei mesmo caseirinhos, das galinhas do meu pai)
250 g de açúcar
2 colher chá de erva doce
1 colher chá canela
1 colher chá de noz moscada
150 ml de azeite
300 g de farinha
1 colher chá fermento em pó
1 laranja em sumo

Num recipiente coloca-se os ovos e o açúcar e bate-se até ficar um creme espesso.
De seguida acrescenta-se o azeite, o sumo da laranja, a canela, a erva doce e a noz moscada. Bate-se tudo muito bem.
Adiciona-se a farinha misturada com o fermento e bate-se levemente com uma varinha manual. Forra-se uma forma com manteiga e pulvilha-se com um pouco de farinha.
Deita-se o bolo e vai ao forno cerca de 40 minutos. Para ver se está quase faz-se o teste do palito. Assim que sair seco o bolo está pronto. Deixa-se arrefecer um pouco dentro da forma. Retira-se e voilá. Um bolo bem português que acompanhou um café feitinho na hora e assim concluíu uma refeição de domingo.
Este bolo é mesmo fácil de fazer e sempre foi um bolo que a minha tia fazia. Nunca gostou de perder muito tempo na cozinha mas fazia este docinho que eu adorava muito.

1 comentário: