Não é da minha ideia esta receita. Retirei-a antes de um restaurante "O Alentejano", que fica na Amadora. Quando lá estive comi algo muito semelhante e que me soube que nem nozes. As migas são bem diferentes das que provei alguma vez. Levam couve e bróculos e misturam ainda nabo com cenoura. Acho que a minha avó não iria dizer não a estas migas. Acompanham um bacalhau assado e temperado com alho e azeite.
Migas de Legumes com Bacalhau Assado e temperado com alho e azeite quente |
Couve coração q.b.
restos de bróculos grelos cozidos q.b.
3 cenouras cortadas em lascas
2 nabos cozidos
4 dentes de alho
azeite q.b.
1 pão médio saloio (usei um tradicional da zona de Torres Novas)
2 cebolas
1 lata pequena de feijão branco
sal, pimenta q.b.
coentros q.b.
Água quente
Num tacho com água e sal, coze-se as 3 cenouras, o nabo e a couve coração. Numa tacinha corta-se um pouco os bróculos, os grelos e os nabos aos cubos. Quando cozidas as cenouras e a couve junta-se a esta mistura.
Parte-se entretanto o pão em cubinhos pequenos e demolham-se em água quente. Passados 2 minutos retiram-se da água. A ideia é molhar um pouco mas não encharcar.
Noutro tacho leva-se o azeite com os alhos aquecer. Quando os alhos começarem a ficar dourados acrescenta-se os legumes (couve, bróculos, cenouras, nabos) e deixa-se ferver. Acrescenta-se a latinha de feijão branco. Mexe-se tudo bem. Junta-se um pouco de água quente se necessário para de seguida juntar o pão demolhado. Tempera-se com sal e pimenta e coentros picados. O pão vai absorver a água mas convem não deixa-lo tornar-se papa.
Para o bacalhau e nada mais simples do que assa-lo na brasa. Quando pronto desfia-se em lascas e tempera-se com azeite quente com alho.
Ficou muito parecida com a que tinha provado no restaurante de que vos falei. O que é certo é que não nos fez mal ao estomago apesar de eu ser alérgica ao alho, ainda não me fez nada e soube-me muito bem. Acompanhou claro, de um bom vinho caseiro feito pelo meu pai. Abriu o barril ontem e o vinho estava delicioso.
Sem comentários:
Enviar um comentário