Minha profissão...

18 de abril de 2011

Bolo Rectangular de Laranja

Tenho andado desaparecida mas claro, tenho cozinhado embora não muito. Seja como for fiz este bolinho na casa dos meus pais e para estrear a sua nova forma rectangular de fundo desmontável. Eis o resultado:
Ingredientes:
8 ovos grandes
4 laranjas grandes
300 g de açúcar
160 g de farinha
6 gotas de aroma baunilha
1 laranja extra só para raspar
1 colher chá de fermento Royal

Separam-se as gemas das claras para 2 recipientes. No recipiente onde as gemas vão ser colocadas, junta-se o açúcar e bate-se até ficar um creme esbranquiçado. Acrescenta-se em seguida o sumo das laranjas. Provavelmente irá dar 1 copo de sumo. Bate-se novamente até criar bolhinhas. Raspam-se as laranjas grosseiramente (eu usei o raspador de cenoura) de modo a ficarem visiveis as raspas da laranja no bolo.
Entretanto deixa-se esta massa repousar um pouco. Em seguida batem-se as claras em castelo acrescentando 1 pitada de sal para facilitar o seu levantar. Quando se conseguir virar a tigela sem as claras escorregarem, as claras estão batidas em castelo.
Na taça da massa de laranja, vão-se adicionar as claras aos poucos com a farinha misturada com o fermento. Quando a farinha e as claras estiverem todas misturadas na massa o bater do bolo está concluído. Coloca-se numa forma forrada com manteiga e farinha e leva-se ao forno para cozer. Deve demorar cerca 45 minutos ou menos. Depende muito do forno pelo que deverá-se fazer o teste do palito. Quando ao picar o bolo ele sair limpo então o bolo está cozinhado. Neste caso retirei do forno ainda com o palito humido. O resultado foi um bolo mais fofinho e ainda humido, mas deixei-o arrefecer ainda na forma. Estas formas são excelentes. Para além de serem anti-aderentes (coisa que eu não acreditei e untei a forma na mesma) o facto de se remover o fundo facilita mesmo.

1 comentário: