Minha profissão...

24 de novembro de 2011

Rissoto de Lulas á Jardineira

Costuma-se dizer que a ocasião faz o ladrão, certo? Então porque não ser eu o ladrão e as lulinhas a ocasião? O melguinha não gostava de lulas, dizia ele mas como quem cozinha é quem manda e eu já as tinha comprado para a cataplana de peixe lá fiz as lulas! E de um modo muito rápido, porque quando chego do trabalho a fome costuma já pairar. Usei mais uma vez o meu amigo Wok! Sem ele sem dúvida que a minha vida era mais complicada.
Rissoto de Lulas á Jardineira
Ingredientes:
500 g de lulas congeladas (já amanhadas)
75 g de bacon aos cubinhos
1 chávena de ervilhas congeladas
2 cenouras as rodelas
1 cebola picada
1 tomate grande pelado
1/2 copo vinho branco misturado com água (metade água e metade vinho branco)
azeite q.b.
sal, pimenta e alho em pó q.b.
1 caldo peixe knorr
arroz rissoto (usei este por ser mais grosso e ficar mais espesso o molho, mas como detesto queijo não coloco. Deve ser bom mas eu não consigo mesmo comer)

Numa frigideira Wok coloca-se a cebola picadinha com o azeite até murchar a cebola. Em seguida acrescenta-se as lulas amanhadas e cortadas ao meio mais o vinho com a água. Deixa-se cozer uns 8 minutos ou até elas começarem a inchar. Junta-se as ervilhas, o tomate, o bacon, as cenouras e o bacon aos cubinhos. Junta-se o vinho e tempera-se com sal, pimenta, alho e caldo peixe. Quando cozinhadas retiram-se do lume. Entretanto num tacho coloca-se ao lume estas lulas e acrescenta-se água quente q.b. para a quantidade de arroz rissoto. Eu fiz 1 chávena de chá para 2 de água. O molho que fica depois de cozinhar as lulas não é muito mas se for tem que se controlar a água a adicionar ou ficará sopa em vez de este arrozinho. Mexe-se bem. Quando cozinhado pode-se por salsa picada. Eu não a tinha não pûs.

Como estava bem disposta deu-me para fazer maçãs reineta no microondas. Usei uma rodela grossa de laranja por cada maçã e um pão de canela. Como fiz foi simples. Com um aparelho maravilhoso que comprei a pouco, retirei o caroço da maçã, enchi o interior com uma colher sopa de açúcar, uma pitada de canela em pó e um golo de vinho de porto isto depois de as por num recipiente que possa ir ao microondas. Coloquei a rodela de laranja por cima, o pau de canela e mais um pouco de canela. Acrescentei um pouquinho mais de água no recipiente por causa do microondas e esteve lá cerca de 5 minutos na potência máxima. Conselhos: Não piquem as maçãs pois elas mesmas "explodem" e desfaz a maçã por completo. Comigo bastou mesmo só o meio retirado.
Maçã assada com Laranja e Canela


1 comentário:

  1. uma bela ocasião e um belo ladrão... eh eh eh
    bonito prato, muito colorido!

    ResponderEliminar