Minha profissão...

28 de março de 2010

Perna Perú com Alecrim

Hoje domingo e fiquei em casa... costumo ir para Santarém para onde os meus pais vivem e para onde estão os meus cachorrinhos todos. Então por ser domingo e porque tenho tempo para cozinhar, fiz uma perna de Perú no forno com Alecrim. Quem tratou da perna de perú foi a minha melguinha. Ele diz que só ele é que sabe tirar aqueles nervos, duros como tudo e que fazem com que a perna saiba mesmo a perú. Mas depois de limpinha fica óptima para cozinhar. Para acompanhamento fiz uma receita que vi neste site que pertence a uma ribatejana :-) como eu (http://hortaecozinha-micas.blogspot.com/) mas ao qual eu acrescentei mais cenoura, nabo e salsa e menos batata... é a minha abstinência ao amarelo, mas que ficaram excelentes. Obrigada Micas. Só tive um ligeiro contratempo... ehhehe, ao virar um caiu no fogão. Mas foi só um... Ingredientes 1 perna perú arranjada sal, pimenta, alho em pó, alecrim, piripiri azeite vinho branco massa de pimentão Pôr de véspera e num alguidar, a perna de perú. Tempera-se com azeite abundantemente, e que a o fazer isto torna a carne mais tenrinha. Cobre-se com a massa de pimentão. Junta-se os ingredientes e tapa. Deixa-se a marinar de um dia para o outro. Eu fiz isso ontem. Hoje foi só colocar num tabuleiro e deitar todos os liquidos do tempero em cima da perna, tapar com papel de aluminio e deixar ir ao forno em lume médio. Quando pronta retira-se o papel de alúminio e deixa-se por mais 5 minutos para tostar um pouco. Acompanhei então com Blins de batata, nabo e salsa. O modo de fazer está no site da Micas. Apenas tenham cuidado com o virar... esse dá dores de cabeça, pelo menos a principiantes como eu. Por fim acompanhei com um café e um licor de Maracujá que veio de São Miguel. Excelente fim de refeição para um domingo.

2 comentários:

  1. Bem Micas... os meus blins foram uma aventura digna de muitos risos. Imagina aqui esta espertinha a mostrar as habilidades com a frigideira ao meu melguinha... Quando quis mostrar a quanta sorte ele teve em ficar comigo, pimba! Um blins, meio no fogão e meio na frigideira! Calcula lá como foram os outros!?! Beijos Annie

    ResponderEliminar
  2. Bem Annie, que aventura heheeee...
    já me fizeste rir, ó amiga para voltar os blinis eu uso duas espatuas de madeira, é só deixar deslisar na frigideira e pronto.
    heheeee...
    mas a tua refeição foi magnifica, adorei a tua maneira de confecionar o peru, vou experimentar, beijinhos linda

    ResponderEliminar