Minha profissão...

2 de maio de 2010

Cupcake de Morango

Dia da Mãe!! 2 de Maio...
Hoje dia da mãe... sem ela não existia a minha vida! Eu adoro a minha mãe. Com ela aprendi tudo o que sei. Minha mãe abdicou da vida dela em beneficio do meu crescimento e do fundo do coração eu agradeço.

Por este dia fiz para ela uns cupcakes de morango e a ela são lhes dedicados!
Bem hajas mãezinha!












Esta receita tirei-a do blog (http://thecookieshop.wordpress.com) mas fiz uma alteração, tirei metade do açucar e garanto-vos que ainda estava muito doce.

Ingredientes:
2 chávena de farinha de trigo 
1 colher de sopa de fermento em pó
200g manteiga em temperatura ambiente (usei becel cozinha, mas reduzi a 150 g)
1 chávena de açúcar
4 gemas
100g de coco ralado seco (um pacotinho)
1 chávena de leite
50g granulados coloridos, que eu só tinha circulos coloridos
4 claras batidas em neve

Antes de começar a execução dos cupcakes (queques em Portugal).
Coloque forminhas de papel em duas formas para muffins de 12 buraquinhos. No meu caso tive que repetir duas vezes este procedimento. A razão deve-se ao facto da chávena escolhida ter sido bem maior. Mas não houve grande problema com a manteiga... vai na volta, se diminuir o tamanho da chávena devo ter que diminuir a manteiga.
Em uma tigela grande misturei a farinha com o fermento.
Numa tigela separam-se as gemas das claras. Bate-se a manteiga e o açúcar até formar um creme branco e fofo. Junte-se as gemas, uma a uma, batendo bem a cada adição. Junte-se o coco ralado e mistura-se. Junte a mistura de farinha, alternado com o leite (farinha/leite/farinha/leite/farinha). Misture o granulado colorido.

Tire da batedeira. Junte as claras em neve, envolvendo cuidadosamente com uma colher grande para incorporar.
Encha as forminhas com a massa até 2/3 cheias. Asse por mais ou menos 20 a 25 minutos. Um palito deve sair seco quando espetado nos bolinhos.

Para a cobertura cor de rosa usei a mesma chávena medida de água, 1 chávena de açuca, 1 gelatina de morango e 2 claras de ovo batidas em castelo.
Misture-se muito bem a água com o açúcar e a gelatina e leve ao fogo para levantar fervura, e até que o açúcar esteja dissolvido. Adicione-se esta mistura lentamente às claras batidas em neve, batendo na batedeira em velocidade máxima, até obter a consistência de suspiro. Como estava dificil obter esta consistencia e o raio do liquido não arrefecia resolvi meter tudo no congelador por cerca de 1 hora. Resultado foi o ideal. Consegui que a mistura arrefece-se o suficiente para eu colocar num saquinho de plástico em que a ponta foi cortada e no qual introduzi um bico do saco pasteleiro e com isto decorei os queques ou cupcakes. Levei ao frigorifico para ficar mais riginho a decoração. Depois como tinha comprado açucar rosa enfeitei-os com pitadinhas de açucar. Ficaram bem bonitos... e foi esta prenda que ofereci a minha mami, que tal como qualquer criança, primeiro começou a comer pela decoração. A piada destes queques para a minha mami, foi o colorido no interior que a levou a dizer se não estariam com bolor! hiiiiihiiiiii

2 comentários:

  1. parecem ser óptimos.... a mãe deve ter gostado de certeza!
    babette

    ResponderEliminar
  2. Olá Annie!
    Estou a ver que sempre os fizeste!
    Ficaram bonitos :)
    Boa semana

    ResponderEliminar