Minha profissão...

26 de maio de 2010

Cupcakes de Cereja

Boa noite.
Hoje, depois de um dia exaustivo vim para casa cheia de vontade de estoirar a má energia acumulada. É... todos temos dias assim! Fazemos tudo para sermos competentes mas existe sempre algo que nos faz pensar para quê tanto esforço. Bom, seja como for apeteceu-me fazer algo com as mãos.

Passei a hora do meu almoço numa lojinha muito simpática e que vende quase tudo, para decoração e execução de sobremesas. Ando já à muitos dias a encher-me de coragem para comprar massa americana mas nunca comprava porque tinha medo de não conseguir fazer nada mas hoje arrisquei. Comprei massa americana, sem sabor e branca. Razão?! Decorar os meus capecakes! Comprei branca porque pelo menos poderia colocar outras cores e como comprei muito poucachinha pensei que assim só podia estragar uma pequena quantidade. Mas eis só o que consegui fazer!!!!!! Estou feliz! Fui capaz e mesmo sem grandes ferramentas. Rolo de cozinha não tenho e quanto à cola (coisa que também não tinha) usei mesmo gotinhas de água.

Ingredientes:
2 Chávena de farinha com fermento
1 Chávena de Açucar
1 Chávena de leite morno
1/2 Chávena de Óleo alimentar
2 ovos
2/3 Chávena de Cerejas cristalizadas e limpas de açucar (eu pûs de molho e sequeias, assim saiu o açucar)
1 Colher de chá de fermento Royal
3 gotinhas de sabor de cereja (usei um que dá para fazer recheios de bombos)
1 colher de sopa de licor de cereja

Num recipiente mistura-se açucar, farinha e fermento. De seguida junta-se o leite e o oleo. Mexe-se mais um pouco. Adiciona-se os ovos e mistura-se tudo muito bem. Picam-se as cerejas em pedaçinhos e adiciona-se a esta mistura. Junta-se as gotinhas de sabor cereja e o licor. Deixa-se repousar.
Num tabuleiro próprio colocam-se (com ás formas de queques já incluidas) as forminhas de papel. Como comprei umas rosas com pintinhas brancas foram estas que coloquei. Enchem-se as mesmas com esta mistura até 2/3 e levam-se ao forno quente por cerca 25 minutos (ou um pouco mais). Nada como usar a técnica do palito. Seco é porque estão cozidos. Retiram-se das formas e colocam-se na rede para arrefecerem.

Agora a decoração e a parte mais divertida. Como comprei pasta branca apenas e pequena quantidade vi logo que não podia inventar muito. Uma simples cobertura e como também comprei uns cortadores de flores lembrei-me de colocar umas em cima dos queques. O problema era só ter massa branca e uns corantes já no armário à uns tempos. Meti mãos à obra e cortei pequenos circulos (da dimensão dos queques) desta massa branca, que amassei com 3 gotas de limão. Pincelei os queques (Cupcake) com doce de kiwi, feito pela minha mami e sobre estes coloquei o circulo de massa branca. Coloquei 3 pinceladas (usei um palito para isso) de corante vermelho na massa branca e amassei. Acabei por obter uma outra massa de cor rosa. Fiz com os cortadores umas flores nas quais coloquei um confeito bolinha de diversas cores, para fazer o olhinho da flor. E voilá... estes CupCakes de cereja.

2 comentários:

  1. Que lindas que bela ideia de recarregar as energias,jinhos

    ResponderEliminar
  2. Estás a ver como consegues!!!! Eu acho que já devias de experimentar a fazer um bolinho...e se precisares de alguma dica que eu saiba...estou às ordens! Bjcas
    Alice

    ResponderEliminar