Minha profissão...

21 de maio de 2010

CupCakes de Noz com Buttercream de Café

E cá estou eu de novo com mais uma experiencia com CupCakes (que para mim não são mais do que queques à Portuguesa) mas enfim, chamei-lhes isso mais por levarem o buttercream de... imaginem só, de café! Ando numa de noz e café. Resultado foi este. Ainda me falta alguma coisa para a decoração, especialmente preciso de um saco pasteleiro bem melhor, coisa que eu pedi ao meu melguinha. O trato foi este: Queres CupCakes como os que vês no livro então oferece-me um saco pasteleiro! O que eu uso dá direito a crises de raiva da minha parte. Tenho um dispara biscoitos que comprei à Luísa e como era buttercream que apesar de eu ter cortado na gordura (sempre a tinha), não me apeteceu lavar a seringa depois, optei por tirar o bico e colocar num saquinho de plástico com um furinho. O que é certo é que resultou, bem... resultou o aspecto de ficar como saco de pasteleiro. O pior foi quando parti para a decoração. Apertei com força demais e pimba... espalhei creme por toda cozinha e por mim. Fiquei deveras danada. Mas ri muito depois... porque sujei-me toda e até a cara. Foi uma explosão e peras. Depois de muitos resmungos e palavras menos bonitas lá decorei uns quantos com o creme que restou.

Ingredientes:
1 chávena de farinha com fermento
1 chávena de nozes picadas em quase pó (usei a máquina 123 e fica resulta na perfeição)
1/2 chávena de açucar
1 ovo
2/3 leite morno
1/3 chávena de oléo becel (uso este porque meti na cabeça que tem menos gorduras, pode ser que sim ou que não)
1 colher sobremesa de fermento em pó Royal

Numa tigela mistura-se a farinha, fermento, açucar e nozes. Junta-se o ovo e mexe-se à mão com uma colher de pau. Acrescenta-se o oléo e o leite e mexe-se tudo mais uma vez. Deixa-se reposar cerca de vinte minutos.
Entretanto num tabuleiro próprio para queques (ou pode ser mesmo nas forminhas) coloca-se as forminhas de papel. Eu comprei-as numa loja especializada para bolos e que penso serem feitas em papel manteiga. Coloquei a mistura dentro de um jarro com bico de modo a facilitar a saida desta mistura para as forminhas.
Despejei o liquido em cada uma das forminahs até ficar 2/3 cheias. Leva-se ao forno quente (no meu usei a posição 6) e deixei cozer por 20 minutos. O melhor mesmo é fazer o teste do palito.

Entretanto fui preparando o meu buttercream. Usei 250 gr de becel cozinha e cerca 250 gr de açucar. Bati tudo primeiro à mão. Juntei cerca 3 colher de café forte e depois bati por 10 minutos com batedeira electrica. Fico um creme fofinho e um pouco para o castanho... uma especie de creme moka.

Depois dos CupCakes frios peguei no saco pasteleiro inventado e decorei com o buttercream... e eís o resultado! Ficaram janotas e foi o que comemos à seia de ontem com um chá que ainda tenho de Edinburgh (Chá de romã).

E agora a minha Gulosa predilecta... A minha Mami!

4 comentários:

  1. Estão com aspecto delicioso..nham nham, de noz nunca experimentei!
    Desculpa mas já me ri com a tua história, estou a imaginar o buttercream pela cozinha toda :-0
    bjcas

    ResponderEliminar
  2. Não foi lindo... aliás, foi uma grande porcaria e pior não destruí a grande maioria da decoração. Bjocas

    ResponderEliminar