Minha profissão...

3 de maio de 2010

Favinhas à Portuguesa com entrecosto

Segunda! O tal dia!
Para agravar mais o meu dia, aborrecimentos no trabalho e problemas de construção civil em casa. Imaginem só... um dos meus vizinhos tem fuga de água na casa de banho dele e eu que fiz obras gigantes em casa, nem a 8 anos, estou a ficar com rachamentos no tecto por causa destas fugas. Contente?!?! Nem por isso... começo a sentir que preciso urgentemente de férias e para bem longe.
Seja como for resolvi inventar um pouco o jantar. O dia de pinto (frango no churrasco aqui de uma loja) costuma ser sempre à segunda mas desta vez não me apeteceu mesmo nada. Pensei em favinhas que sem me aperceber começei a gostar muito e depois lembrei-me de feijoada com couve e cenoura. Então porque não juntar as duas coisas e surgiu esta invenção. Soube-nos que nem nozes.

Ingredientes:
1/2 piano (entrecosto com osso)
1/2 chouriço de porco preto
2 fatias de entremeada magra
2 cenouras
1 tomate pelado aos cubos
3 copos de água
1/2 copo de vinho
sal, pimenta, alho em pó, coentros frescos picados
azeite q.b.
1 caldo Knorr natura de legumes
1/2 couve lombarda ás tiras
100 gr de rucula congelada
1/2 pacote de favinhas congeladas

Num tacho coloca-se 3 colheres de sopa de azeite a aquecer. Junta-se de seguida o entrecostos cortado pelo osso, chouriço às rodelas e entremeada às tiras. Deixa-se ganhar cor, isto equivale a dizer que é preciso fritar um pouco. Junta-se o tomate e as cenouras às rodelas. Adiciona-se o caldo knorr natura e 1 copo de água. Deixa-se ferver mais um pouco.
Acrescenta-se a couve em tiras, a rucula e deixa-se ferver mais um pouco. Seguidamente junta-se o resto da água e o vinho. Quando apurados tempera-se com sal, pimenta, alho e coentros frescos picados e por fim as favinhas congeladas. Apura e coze por cerca de 10 minutos. Quando estiver a ficar sem molho adiciona-se água tépida até ficar tudo cozido e apurado mas isto se precisar. No meu caso lá teve que ser.
Fica com um cheirinho agrádavel e saboroso... a minha casa ficou assim a cheirar a comidinha saborosa e eu esqueci um pouco o mau dia que tive. Ahh, antes que me esqueça... esta receita deu e à vontade para 2 pessoas mas como sobrou penso que as quantidades poderão dar para 3 pessoas. Seja como for tenho jantar para amanhã com sopinha. Boa!

2 comentários:

  1. Olá Aninha
    Antes demais obrigada pelo teu comentário no meu cantinho:)
    Mas que delicia de prato apresentas,logo hoje que comecei a minha dieta:)))
    Não percebi bem o querias saber,era sobre a caixa de chá??Depois diz alguma coisa,o meu email é telasminhas.blog@gmail.com
    Beijinhos grandes

    ResponderEliminar
  2. É sobre a caixinha de chá! Queria uma para mim mas e se der em tons de azul e amarelo (ehhh) é para dar com a decoração da minha cozinha. Mando o mail. Jokas

    ResponderEliminar