Minha profissão...

21 de março de 2011

Bolo Marmore de Colheres


Este fim de semana resolvi levar para os meus pais um bolo marmore para comemorar o dia do Pai.
Fiz então este bolinho e como podem ver usei uma forma demasiado grande para a quantidade de massa mas ateimei que iria usa-la que nem tomei atenção à quantidade de massa. Depois quis estrear a minha nova batedeira e nada melhor que um bolinho.

Ingredientes:
2 limões
6 ovos grandes
3 collheres de servir (são maiores do que as de sopa) de açúcar
1 colher de servir de becel cozinha
4 colheres de servir de farinha
1 colher de chá de fermento Royal
1 colher de sobremesa de cacau amargo

Na taça da batedeira, coloca-se a becel e o açúcar. Bate-se até ficar um creme esponjoso e fofo. Adiciona-se com a batedeira sempre a trabalhar os ovos, um a um. Junta-se em seguida o sumo dos limões e continua-se a bater até ficar uma massa com bolhinhas de ar. Acrescenta-se a farinha com o fermento e continua-se a bater até se dar por completa a mistura com a farinha. Separa-se mais ou menos a metade, colocando a outra parte noutro recipiente com o cacau. Mistura-se bem e acrescenta-se 1/4 de uma tabele de chocolate de leite (a minha era chocolate Belga da marca Pingo Doce).
Numa forma forrada com manteiga e enfarinhada deita-se colheres destas duas massas, alternando-as para dar o efeito de mármore. 
Eu ainda coloquei mais uns pedaços de chocolate na forma. Quando foram ao forno derreteram-se e deram um aspecto engraçado ao bolo. 
Ficou saboroso embora para a próxima terei de colocar mais massa se quiser manter a forma e talvez não deixar cozer tanto. Ficou um pouco para o seco. Se não cozer muito irá ficar melhor e mais fofinho.

2 comentários:

  1. Obrigada. Mas ficou um pouco seco. Para a proxima menos tempo e deve ficar bem melhor.

    Jokinhas
    Annie

    ResponderEliminar