Minha profissão...

1 de março de 2011

Folhado de Beringelas com Cogumelos

Na falta de camarões e por ter em casa restos de frango no churrasco, aquelas partes que ninguem quer comer cá em casa guardadas no congelador e uns cogumelos a pedir por tudo para serem comidos ou o prazo expirava, resolvi fazer um folhadinho usando alguns legumes. Beringelas que são muito saudáveis quando grelhadas sem nenhuma gordura e cogumelos frescos.

Ingredientes:

2 Beringelas médias cortadas em rodelas
1 embalagem de cogumelos frescos
1 cebola
4 fatias finas de bacon (a necessitar urgentemente de ser consumidas)
50 g farinha
2 dl leite
1 copo com água quente
3 peitos frango assado desfiados
2 embalagens de massa folhada pronta a usar
1/2 caldo knorr natura de legumes
sal, pimenta, coentros e alho em pó q.b.
1 ovo

Num recipiente coloca-se a beringela cortada em rodelas, com cerca de 1 cm de espessura, dentro de água com sal. Deixa-se de molho por cerca 30 minutos.
Num grelhador leva-se a grelhar a beringela até ficar mole e grelhada. Retira-se e reserva-se.
Num Wok coloca-se azeite q.b. e a cebola em meias luas finas. Deixa-se murchar a cebola. Junta-se os cogumelos laminados e a beringela grelhada entretanto cortada cada rodela em 4 pedaços. Mexe-se bem.
Acrescenta-se a água quente e deixa-se evaporar um pouco. Entretanto junta-se os pedaços de frango no churrasco cortados em pedaços e pedaços de bacon. Tempera-se com sal, pimenta, knorr e alho em pó. Mexe-se agora com cuidado. Porque os cogumelos contem água o liquido que deitam aumenta dentro da Wok. Não tem problema porque para ficar cremoso vai-se adicionar  farinha dissolvida no leite, que vai tornar o molho mais espesso. Deixa-se ferver e junta-se os coentros picados. Dá um excelente sabor e parece que realça mais o sabor dos cogumelos. Quando cozinhados e o molho começar a ficar expesso retira-se do lume.
Numa tarteira, estende-se a massar folhada. Eu não retirei do papel e coloquei mesmo assim. A razão foi mesmo não me apetecer ter trabalho a lavar a tarteira. Coloquei dentro da tarteira forrada com a massa o recheio que tinha entretanto arrefecido um pouco. Cobre-se com a outra folha de massa folhada e faz-se uns feitios (caso queiram, eu fiz!) e pincela-se com um ovo, só para dar cor. Vai ao forno para cozer a massa e ficar douradinho. Serve-se com uma salada de alface (usei já uma com duas variedades de alface e pronta a consumir), com 1 pepino de conserva cortado em rodelas e 2 pimentos vermelhos em conserva (comprei os meus no Lidly). Ficou assim!

6 comentários:

  1. Adorei este cantinho, já sou seguidora.

    Passa no meu cantinho tenho a decorrer um sorteio fantástico, http://artxike-bijuteriaetrapos.blogspot.com/2011/01/sorteio-de-premio.html

    Bjs

    ResponderEliminar
  2. FICOU UM FOLHADO BEM APETITOSO.
    COM APROVEITAMENTOS FAZEM-SE VERDADEIRAS DELICIAS.
    BJS

    ResponderEliminar
  3. obrigada meninas!
    Estava bem bom e foi uma maneira de libertar o congelador e frigorifico.
    Beijinhos
    Annie

    ResponderEliminar
  4. Oi, Annie
    Vim retribuir sua visita e já adorei seu blog. Cheio de delícias...

    Ah, tá rolando uma blogagem coletiva lá no meu blog e eu ficaria super feliz se vc participasse... Entra lá e vê se publica alguma coisa junto com a gente. Pode ser até mesmo essa aqui. É só acrescentar a menção da blogagem...
    Me visita sempre, adoro!
    Bjs
    Deborah

    www.delicias1001.com.br

    Blogagem:
    http://www.delicias1001.com.br/2011/02/blogagem-coletiva-carnaval.html

    ResponderEliminar
  5. Certo... vou tentar! Mas estive a ler e vamos a ver. Mas irei por outra. Parece-me bem melhor para o Carnaval, mais colorida, embora eu não seja muito fan de Carnaval. Jokinhas

    ResponderEliminar