Minha profissão...

8 de novembro de 2011

Cataplana de Peixe

Ora viva!
Cá estou eu e desta vez com um prato delicioso, nada dificil de fazer e muito saboroso mesmo. Fiz no domingo e estava uma delicia. Teve direito a vários tipos de peixes como maruca, raia, peixe vermelho, camarões, lulas e mexilhões.
Cataplana de Peixe

Ingredientes:
Peixe variado e q.b.
Batatas q.b.
1 Pimento vermelho
1 Pimento verde
1/2 latinha tomate concentrado
sal, pimenta, alho em pó
1 caldo knorr Peixe
Água q.b.
salsa, coentros q.b.
Azeite q.b.
Bacon q.b.

Numa cataplana aberta começa-se por colocar o azeite a cobrir o fundo. Depois corta-se a cebola grande em rodelas. Coloa-se uma camada de peixe e tempera-se com um pouco de sal e pimenta. Em seguida as batatas em rodelas grossas, o tomate em cubos, metade dos pimentos em laminas. Mais uma camada de peixe e mais outra de batatas. Rega-se com água misturada com vinho branco e o caldo peixe dissolvido. Coloca-se os coentros e a salsa. Enfeita-se com o restante dos pimentos e colocam-se os camarões descascados (só o corpo), os mexilhões e por fim o bacon aos cubinhos. Tapa-se a cataplana e vai ao lume até cozinhar. De quando em vez mexe-se abanando a cataplana com cuidado. Vai a mesa fechada e só lá é que se deve abrir. O cheirinho que deita é fenomenal e enche a casa toda. Acabou assim... esqueci-me da fotografia e quando me lembrei só deu para esta mesmo.
Só uma advertência... que me aconteceu. Não coloquem liquido em demasia. Pois ele vai ferver e deitar por fora. No meu caso deitou e em seguida queimou-me o bico do fogão de uma maneira que foi complicado mesmo remover o queimado. Odeio quando isto acontece. Por isso meninas cuidado mesmo.

Lembram-se do tal frigorifico que eu esperava? Pois é... ao fim de 1 mês de espera lá chegou. Tem um bom congelador e felizmente cabia no espaço que estava destinado mas eu com medo lá cortei um pouco o movel. É que não podia mesmo pô-lo noutro lado e só existia esta marca com esta dimensão de congelardor. Marca: Balay e caro como um raio mas cá está ele... já todo enfeitadinho com os imans que vou trazendo de fora, dos sitios que já tive de ir em trabalho ou de férias. Que tal?


2 comentários:

  1. Gostei muito desta receita com certeza vou fazer para o meu pai, ele vai adorar. Só tenho que procurar esta panela diferente.
    Bjo

    ResponderEliminar
  2. Ora... em Portugal chama-se cataplana. Parece um ovo aberto ao meio. Uma das metades funciona como tampa e a outra é onde pomos os ingredientes. Se tiveres problemas diz-me... sempre posso tentar enviar-te uma. Nunca o fiz mas não custa tentar. Vais gostar do sabor porque todos conserva todos os sabores. Jokas

    ResponderEliminar