Minha profissão...

17 de fevereiro de 2010

Bolo Lêvedo - S. Miguel (Açores)

Ora viva!
Embora só agora apresente estes saborosos bolos lêvedos... espero ainda ir a tempo. Agradecendo desde já a minha professora Jane e ao marido Pedro, estes saborosos bolos lêvedos!
Foram na verdade uns queridos e especialmente à Jane que me apanhou desprevenida. Adorei mesmo. Por causa disso achei que ficaria lindo mostrar os bolinhos. Comi-os logo no dia a seguir, ao pequeno almoço. No meu caso acompanhei com doce de tomate caseiro, feito pela minha mãe com tomates plantados e colhidos pelo meu pai. Seria engraçado dizer que eu apenas comi mas não foi bem assim, pois eu e o meu melguinha depenamos a pele ao tomate e eu ainda mexi o tacho qualquer coisita.
Obrigada Jane!! Valeu mesmo.
Do site http://www.gastronomias.com/ tenho a receita de como se faz e quais os ingredientes. Só que ainda não fiz. Preguiça ou não, deixo-vos aqui a receita. Quem sabe se alguem quer fazer.
Bolos Lêvedos (FURNAS) Ingredientes: 1 kg de farinha de trigo ; 250 g de açúcar ; 250 g de manteiga ; 20 g de fermento de padeiro ; leite Confecção: Peneira-se a farinha com o açúcar para um alguidar, faz-se uma cova no meio e deita-se aí o fermento dissolvido num pouco de leite morno. Mistura-se e junta-se a manteiga derretida. Em seguida amassa-se até se obter um preparado com a consistência da massa de pão.Deixa-se levedar a massa até de madrugada. Tendem-se então os bolos do tamanho de uma laranja com bocados desta massa, não os enrolando, mas moldando-os virando as beiras para dentro. Põem-se sobre toalhas enfarinhadas, ficando o remate virado para baixo. Tapam-se e deixam-se levedar novamente, durante cerca de 4 horas. Toma-se cada bola de sua vez e estende-se com as mãos de modo a ficarem como um disco.Polvilha-se ligeiramente a sertã com farinha e deixa-se cozer de um lado e do outro, reduzindo o calor a meio da cozedura.Estes bolos podem acompanhar toda a refeição, servir-se ao pequeno almoço e à merenda com manteiga e queijo fresco ou doce.

Sem comentários:

Enviar um comentário