Minha profissão...

9 de dezembro de 2010

Bolo Sarapintado de Chocolate

Quarta-feira e mais um feriadito!! Desta vez é religioso mesmo. Lá fora a chuva era mais que muita e quase sempre, ando atrasada em questões Natalicias. Este ano resolvi que era eu que fazia as prendas de Natal e como se calcula tenho andado mesmo ocupada. A árvore lá ficou para o feriado. Com uma manhã dedicada a limpezas sobejou apenas a tarde para as decorações. Ficou catita mesmo.
Mas depois de tudo pronto falta ainda colocar as prendas que ainda não estão concluídas e outras que estão por embrulhar. Mas ainda me deu para fazer este bolinho para o lanche com um chá de lavanda que eu trouxe de Emdiburgo. Uma delicia mesmo!! A minha conta foram logo duas fatias de bolinho ainda pro morninho.
Ingredientes:
4 ovos
50 ml de óleo vegetal ( eu costumo pôr óleo becel)
100 ml de leite
300 gr de açucar
400 gr de farinha
1 colher sobremesa de fermento Royal
3 colheres sopa de chocolate liquido da Royal
2 colheres sopa de bolinhas de caramelo (que eu comprei numa loja online)
2 colheres sopa de raspinhas de chocolate

Num recipiente da máquina batedeira, coloca-se os ovos, o óleo, o leite e o açucar. Bate-se tudo muito bem até a massa criar bolinhas. Junta-se o chocolate liquido e volta-se a bater. Desliga-se a batedeira electrica e retira-se a taça. Com uma colher de pau vai-se misturando muito lentamente o farinha+fermento até ela ser toda incorporada. Acrescenta-se as bolinhas de caramelo e as raspinhas de chocolate. Mexe-se mais um pouco e pronto. Está feita a massa.
Unta-se uma forma (eu utilizei aqueles sprays, que além de mais rápido, não sujam nada) e coloca-se a massa. Vai ao forno por 35 a 40 minutos (este foi o tempo que utilizei no meu forno, acerca 200 graus). Espeta-se o palito para ver se está cozido e está assim que o palito sair sequinho. E voilá....
Um bolinho simples e que caiu que nem nozes com um chá de lavanda!!!

2 comentários:

  1. acho que não é sacrifício nenhum comer duas fatias desse bolo, estejam elas morninhas ou não, porque o aspecto é maravilhoso.

    ResponderEliminar
  2. pois... se fossem só 2 a coisa até nem tinha tido grande problema. O maior problema foram as seguintes e o remorso... epá, esse foi crescendo mais do que o bolo!! ;-)

    ResponderEliminar