Minha profissão...

28 de fevereiro de 2010

Lombinhos com molho maçã e pêssego

Após um sábado complicado de limpeza ao frigorifico e em especial ao congelador, imaginem que dei com uns lombinhos de porco a precisarem com urgência de serem consumidos, inventei isto. Como não posso comer amarelos ainda acompanhei com uns legumes e castanhas congeladas salteadas. Não usei hidratos como batata mas ficou muito saboroso. No fim um cafézito com um dos biscoitos de noz que fiz na semana que passou. Ingredientes Lombinhos com molho de maçã 2 lombinhos de porco 2 pêssegos de lata 1 maçã Reineta sal, pimenta, alho em pó azeite q.b. 2 colheres de massa pimentão 1 knorr para bifes 1 colher chá de mostarda em pó uma pitada de alecrim 1 copo vinho com água quente (1 calice vinho porto preenchido com água de forma a encher um copo de vinho) Tempera-se de véspera os lombinhos com o pimentão, sal, pimenta, azeite um fio, mostarda e alho em pó. Reserva-se no frigorifico para o dia seguinte. No outro dia coloca-se um pouco de azeite num frigideira tipo grelhador e quando quente coloca-se os lombinho sem molho a grelharem de ambos os lados. Quando corados retiram-se e pôem-se a cozinhar num tacho com azeite por mais uns minutos. Junta-se o vinho porto com água misturada e deixa-se estufar um pouco mais, até evaporar a maior parte do liquido. Junta-se então a maçã cortada em cubinhos e o pêssego cortado também em cubinhos. Leva-se tudo mais um tempinho ao lume médio. Junta-se o knorr e apura-se o molho retificando temperos. No meu caso faltava um pouco de sal. Tapa-se o tacho por mais 15 minutos em lume baixo e pronto... éis algo saboroso e fácil de fazer. Acompanhamento Legumes com castanhas salteados 1 couve coração boi cortada em laminas 2 cenouras em cubos 1 corguette salsa e coentros picados 1/2 pacote de castanhas piladas congeladas e que foram previamente cozidas 1 colher de sopa de passas 1 colher de sopa de pinhões Saltei todos estes legumes na Wok e no fim temperei com alho em pó, pimenta vermelha, sal e vinho branco. Tudo apurou e ficou cozidinho e muito saboroso. Servi tudo num bonito serviço de pelo menos 75 anos e que pertencia à minha bisavó. Acompanhei de um bom vinho e no fim servi com um café e biscoitos de noz com milho.

25 de fevereiro de 2010

Os meus fofinhos todos...

Agora irei apenas mostrar os meus fofinhos todos... o pai Boby, a mão Rukita e os filhotes Julie e Luke. Lindos, não?!

Bolachinhas de milho com noz

Ora aqui vai mais uma receitinha de bolachinhas que eu fiz ontem mas que só hoje é que fotografei. Ingredientes 125 gr de Becel cozinha 1 ovo 150 gr farinha trigo 100 gr farinha milho 125 gr de açucar amarelo 1 colher chá de fermento 125 gr de nozes picadas em pó 5 gotas de aroma de baunilha Mistura-se todos os ingredientes para depois criar uma bola compacta que se deixa repousar. Com o dispara biscoitos faz-se os biscoitos em flor e com a parte de saco de pasteleiro faz-se as argolinhas. Vão ao forno depois de postas em tabuleiros de silicone. E voilá... éis os biscoitinhos saborosos para o café.

23 de fevereiro de 2010

Um miminho...

Estas palavras serão mais dirigidas para o Pedro e Jane.
Esta é a minha maneira de dizer que tudo vai ficar bem. Força e coragem são as duas palavrinhas que precisam de os acompanhar agora.
Beijinhos

22 de fevereiro de 2010

Santa Cruz

Agora umas fotografias desta linda praia, que fica perto da Lourinhã. Chama-se Santa Cruz e foi onde eu estive com um forte vendaval. Por pouco voava. Mas muito bonita.

Bochechas au tacho

E de volta à minha vidinha de Lisboa...
Hoje foi o meu primeiro dia depois de uma semaninha de férias. Soube-me que nem nozes.
Estive em casa dos meus pais e na Lourinhã, casa de férias dos meus sogros.
Cozinha em si não fiz nada de especial. Meu pai diz que eu preciso é de descanso e de tomar conta dos meus cães que dão mesmo muito trabalho.
Voltando do trabalho lá tive que fazer o jantar para mim e para o meu melguinha.
Apeteceu-me carne e como tirei do frigorifico bochechas e inventei isto... algo apetitoso e que não faz mal ao estomago... e já agora espero que não engorde muito.
Ingredientes: 4 bochechas de porco 250 gr de miscelandea de legumes (feijoca, ervilhas, cenouras, nabos, aipo, feijão verde) 2 tomates pelados 1 alho francês 1/2 Caldo Knorr alho e coentros coentros picados, q.b. 1/2 couve coração cortada em tiras azeite Sal, pimenta, alho em pó, piri-piri Num tacho colaca-se azeite a tapar o fundo. Deixa-se aquecer. Coloca-se as bochechas a fritar um pouco. Junta-se todos os legumes picados e de pacote (eu comprei uma embalagem de miscelandea de legumes no pingo doce). Deixa-se ferver e apurar. Tempera-se com sal, pimenta, alho em pó e adicionei metade de um caldo Knorr de alho e coentros. Apura-se tudo até engrossar um pouco e acrescenta-se os coentros picados. Tapa-se e serve-se quentinho. Como acompanhamentos fiz massa fresca tri-color. Muito boa e saborosa.

17 de fevereiro de 2010

Bolo Lêvedo - S. Miguel (Açores)

Ora viva!
Embora só agora apresente estes saborosos bolos lêvedos... espero ainda ir a tempo. Agradecendo desde já a minha professora Jane e ao marido Pedro, estes saborosos bolos lêvedos!
Foram na verdade uns queridos e especialmente à Jane que me apanhou desprevenida. Adorei mesmo. Por causa disso achei que ficaria lindo mostrar os bolinhos. Comi-os logo no dia a seguir, ao pequeno almoço. No meu caso acompanhei com doce de tomate caseiro, feito pela minha mãe com tomates plantados e colhidos pelo meu pai. Seria engraçado dizer que eu apenas comi mas não foi bem assim, pois eu e o meu melguinha depenamos a pele ao tomate e eu ainda mexi o tacho qualquer coisita.
Obrigada Jane!! Valeu mesmo.
Do site http://www.gastronomias.com/ tenho a receita de como se faz e quais os ingredientes. Só que ainda não fiz. Preguiça ou não, deixo-vos aqui a receita. Quem sabe se alguem quer fazer.
Bolos Lêvedos (FURNAS) Ingredientes: 1 kg de farinha de trigo ; 250 g de açúcar ; 250 g de manteiga ; 20 g de fermento de padeiro ; leite Confecção: Peneira-se a farinha com o açúcar para um alguidar, faz-se uma cova no meio e deita-se aí o fermento dissolvido num pouco de leite morno. Mistura-se e junta-se a manteiga derretida. Em seguida amassa-se até se obter um preparado com a consistência da massa de pão.Deixa-se levedar a massa até de madrugada. Tendem-se então os bolos do tamanho de uma laranja com bocados desta massa, não os enrolando, mas moldando-os virando as beiras para dentro. Põem-se sobre toalhas enfarinhadas, ficando o remate virado para baixo. Tapam-se e deixam-se levedar novamente, durante cerca de 4 horas. Toma-se cada bola de sua vez e estende-se com as mãos de modo a ficarem como um disco.Polvilha-se ligeiramente a sertã com farinha e deixa-se cozer de um lado e do outro, reduzindo o calor a meio da cozedura.Estes bolos podem acompanhar toda a refeição, servir-se ao pequeno almoço e à merenda com manteiga e queijo fresco ou doce.

14 de fevereiro de 2010

Dia de São Valentim

Hoje é o Dia São Valentim!
Reza a história que é o dia dos namorados e como tal se dá oferendas. Estranho costume este, no entanto resolvi investigar um pouco a sua origem.
Fui à Wikipédia (http://pt.wikipedia.org/) e deu isto: "São Valentim, (ou Valentinus em latim), é um santo reconhecido pela Igreja Católica e igrejas orientais que dá nome ao Dia dos Namorados em muitos países, onde celebram o Dia de São Valentim. O nome refere-se a pelo menos três santos martirizados na Roma antiga. Durante o governo do imperador Cláudio II, este proibiu a realização de casamentos em seu reino, com o objectivo de formar um grande e poderoso exército. Cláudio acreditava que os jovens se não tivessem família, alistariam-se com maior facilidade. No entanto, um bispo romano continuou a celebrar casamentos, mesmo com a proibição do imperador. Seu nome era Valentim e as cerimónias eram realizadas em segredo. A prática foi descoberta e Valentim foi preso e condenado à morte. Enquanto estava preso, muitos jovens jogavam flores e bilhetes dizendo que os jovens ainda acreditavam no amor. Entre as pessoas que jogaram mensagens ao bispo estava uma jovem cega: Asterias, filha do carcereiro a qual conseguiu a permissão do pai para visitar Valentim. Os dois acabaram apaixonando-se e milagrosamente a jovem recuperou a visão. O bispo chegou a escrever uma carta de amor para a jovem com a seguinte assinatura: “de seu Valentim”, expressão ainda hoje utilizada. Valentim foi decapitado em 14 de Fevereiro de 270."
Bom para festividade até que está bem mas a ideia de alguem que teve de morrer para isto... naaa!
Também o ideal é celebrar a amizade... amizade de todos os seres. Seja como for eu e o meu melguinha trocamos miminhos e presentes. Para não esquecer o dia!

12 de fevereiro de 2010

Rukita

Pois é, estava eu a limpar ficheiros do meu portátil quando me deu para rever pastas antigas com fotografias antigas.
Digo sempre que vou fazer um album mas é sempre mais para o nunca. Vi esta e recordei, que não foi assim à tanto tempo que, a minha Rukita era ainda um bébé. Ora vejam lá e digam se ela não era linda...

11 de fevereiro de 2010

10 de Fevereiro


Apesar de só falar nisto hoje foi ontem que fui ao teatro, ver algo que inicialmente nem sequer fazia muita questão. Fui ao Politema ver uma peça de Filipe La Féria!
A peça foi fenomenal. Porquê?! Bem primeiro porque não estava à espera de ir (ehheehh, deveu-se ao meu presente de aniversário) depois porque, o que eu queria mesmo era ver a peça de La Féria mas chamada Violino do Telhado. Bom... parece que esta peça nunca irá chegar a Lisboa e meu melguinha optou por comprar antes bilhetes para esta.
A história já é velha e conhecida mas relata a vida de 1 casal de homosexuais que enfrenta, de um modo cómico, a vinda de um casal do Porto, todo conservador e moralista. Dá para rir e divertir, embora acabe tarde para quem ainda tem de fazer 12 km em estrada. Tirando isso gostei de ver a interpretação espectacular que José Raposo teve, ao fazer-se passar de transsexual mulher! Juro que quando entrou em cena ninguém dizia que era ele mesmo. Bem mais magro e completamente transfigurado para este papel. Adorei! Parábens a ele, ao La Féria e a todo o elenco. Foi uma noite divina e muito bem passada! Deixo aqui um pequeno chamariz para quem pode e queira ir ver esta peça. O teatro estava cheio.

9 de fevereiro de 2010

São Miguel - Açores

Mais uma fotografia de São Miguel! A boa nova é que vou lá nas minhas próximas férias. Vai ser tão bom. Irei usar a minha nova máquina fotografica para registar aquelas fotografias que perdi uma vez por idiotice minha. Sem crer apaguei todas e lá foram aqueles lindos sitios que não vêm nos registos turisticos e que são bem mais bonitos do que os outros. Mas desta vez vão ficar para sempre registados e não apenas na minha memória.

Jantar estilo vegetariano

Eu de novo!
Hoje decidi por fazer um jantar estilo vegetariano. Digo estilo porque usei legumes, soja e alguns restos que tinha nomeadamente cogumelos frescos e frango assado.
Vejam o que resultou!
Como fiz perguntam então?! Nada mais simples e quase nada demorado. Ingredientes azeite 25 gr de bacon 250 gr de soja 1 colher sopa de massa de pimentão 2 tomates pelados e um pouco de sumo de lata 1 peito de frango assadio 250 gr de mistura de legumes congelados (continha feijoca, feijão verde, ervilhas, aipo, cenoura, nabos) sal, pimenta, alecrim, cardomo, alho picado massa integral cozida água com vinho branco misturado (1 copo) 200 gr de cogumelos frescos No Wok (e eu sou fan deste lindo menino) coloca-se azeite para aquecer ao qual se junta o bacon em lasquinhas. Depois junta-se a soja (demolhada em água e durante 60 minutos) escorrida. Deixa-se aquecer juntos. A seguir junta-se cogumelos frescos e cortados em lascas e deixa-se tomar paladar. No passo seguinte é adicionar frango em farrapinhos, tomate e a mistura de legumes. Tempera-se com sal, pimenta, alho, cardomo e alecrim. Junta-se o vinho branco e água e deixa-se apurar mexendo de quando em vez. Prova-se para ver se está ao gosto e voilá... um jantar fácil e saboroso. Eu acompanhei com massa integral cozida com sal mas acho que acompanhará bem com uns cuscus ou arroz branco. Para a próxima tento.

8 de fevereiro de 2010

O Luke!

Agora venho mostrar o meu Luke! Está grande e lindo. Mostra ser muito meigo e obediente. Deixo aqui umas fotografias dele. Quero comentários... ;-) e bons! Estou apaixonada por ele!

Fim de semana com forte nevoeiro

Ora viva! Hoje nada fiz de culinária pelo menos que mereça fotografia mas estive na terra dos meus pais... e com um nevoeiro tão intenso que mal se via. Mal cheguei começei logo a tirar fotografias. O cheiro a terra molhada sabe sempre bem e como era fresquinha. Mas por incrivel que pareça neste frio aparecem sempre bichinhos. Desta vez foi uma aranha que aproveitou o tempo para fazer esta bonita teia de aranha. Ora vejam... Como estava frio fiz então para o lanche de todos nós, digo pais e melguinha, um bolinho muito tipico e que a minha mãe sempre fazia este bolo quando era criança. Fiz então um bolinho de laranja. Muito simples e gostoso. Ingredientes 5 ovos + 2 gemas 300 gr de Açucar 150 gr de Farinha 1 laranjas em sumo 2 laranjas em que só se raspa a laranja 1 colher de chá de fermento Royal Começa-se por separar dos 5 ovos, as gemas das claras. As gemas junta-se o açucar e bate-se bem até ficar o creme quase branco e com bolhinhas de ar. A seguir junta-se o sumo e a raspa da laranja. Bate-se mais um pouco. Normalmente eu bato cerca de 5 minutos e reserva-se. Noutro recipiente bate-se em castelo as claras as quais vão ser adicionadas depois ao creme alternando com a farinha misturada com fermento. Forra-se uma forma de aluminio muito bem com manteiga e polvilha-se com farinha. Sacode-se o excesso. Junta-se o bolo e leva-se ao forno já quentinho. Deixa-se cozer até ficar sequinho o palito que se vai espetando para ver se está ou não cozido.

5 de fevereiro de 2010

Açores... a minha ilha predilecta!

Ora bem, hoje resolvi mostrar-vos a minha ilha predilecta! A ilha São Miguel, Açores! Não a conhecia até ir lá passar a minha lua de mel. Acreditem que é uma ilha linda, bem cuidada e muito verdinha. Mas preparem-se para andar como gente grande! Os sitios mais bonitos nem sempre o carro vai lá pelo que a solução é meter mesmo o pé na estrada. Esta é apenas 1 das imensas fotografias que se podem tirar nesta ilha. A flor é a hortencia, a predilecta do meu melguinha. Já lá estive 2 vezes mais mas esta foi sem dúvida a vez em que o azul das hortencias marcaram presença!

3 de fevereiro de 2010

Biscoitinhos de Tangerina com Amendôa

Hoje e porque estamos a meio da semana resolvi fazer biscoitinhos com o que tinha na cozinha! Depois de uma rápida ida ao armário da minha cozinha reparei que tinha ainda um restinho de frutos secos num saquinho. Lá encontrei restinhos abandonados de amendôa, passas de mirtilos vermelhos e nozes. No cestinho da fruta tinha umas quantas tangerinas. Então pensei porque não fazer biscoitinhos para amanhã levar aos sogros?? Assim pensei assim fiz. Heí-los: A receita é simples: 200 gr de becel cozinha 250 gr de farinha 120 gr de açucar amarelo 1 ovo raspa de 1 tangerina, que no meu caso e como são da quinta do meu pai, têm um sabor intenso pelo que pûs só uma. 15o gr de (amendôa com 1 colheres sopa de mirtilos vermelhos, nozes) picadas em quase pó 1 pitada de sal 1 colher chá fermento em pó Royal 2 colheres sopa de farinha brioche (já preparada) Começa-se por picar os frutos secos na 123, que eu uso muito. Depois numa tigela junta-se a becel cozinha, farinha, fermento, açucar, raspa da tangerina, farinha brioche e o ovo. Amassa-se tudo muito bem. Por fim junta-se os frutos picados e volta-se a amassar até formar uma pasta. Depois nada mais fácil do que usar o dispara biscoitos, apenas a parte de saco pasteleiro. Coloca-se num tapete de silicone e forno com eles. Com o forno quente deve demorar apenas 15 minutos. Ficam bonitos e muito saborosos. Claro que provei num chá que tomamos sempre, eu e o meu melguinha, à noite. Usei desta vez o meu serviço da Lagoa, São Miguel, Açores. Um destes dias irei mostar as mais bonitas paisagens desta linda ilha. Para mim e para o meu melguinha, esta ilha é o nosso sonho. Temos a esperança que um dia, o dinheiro chegue para comprar uma casinha pequenina para nós. A ilha é fantástica! Mas fica para outra vez... a mostragem de fotografias que tirei nas minhas visitas a esta pequena maravilha.

1 de fevereiro de 2010

Meus meninos...

Após fim de semana em Santarém nada melhor do que apresentar a evolução do meu mais que tudo... Luke!
Com quase 3 meses de vida e quase prontos para uma ida ao Veterinário lá do sitio hei-lo:

E já agora e uma vez que já mostrei a mãe dele apresento aqui o pai, Boby!
Parecidos??? Eu não acho, bem talvez no feitio calmo e tranquilo!