Minha profissão...

6 de junho de 2011

Feijoca com Ovos Escalfados

Nunca tiveram daqueles dias em que nada apetece e que sem querer se deparam com uma mercearia a vender feijão (feijoca porque era bem grande e penso que se chama assim) seco? Pois eu tive numa dessas mercearias e claro que não resisti a comprar. Lembrei-me então de usar essa feijoca em lugar de ervilhas e fazer ervilhas escalfadas com ovos, só que em vez de ervilhas usei as ditas feijocas. Fico uma delicia.
Feijoca com Ovos Escalfados
Ingredientes:
250 g de feijoca seca (que esteve 24 horas a demolhar, em diversas águas)
1/2 chouriço caseiro
6 folhas (as mais verdes de couve lombarda) cortadas em tirinhas e escaldadas
1 nabo
1 batata média
1 cenoura grande
1 cebola
1 colher sopa massa de pimentão
sal, pimenta, salsa, azeite q.b.
4 ovos (para 2 pessoas)

Numa panela de pressão coloca-se a feijoca para cozer com água e um pouco de sal. Quando cozida retira-se a feijoca imediatamente para não cozer em demasia.
Num tacho leva-se a cebola picada com o azeite alourar. De seguida junta-se a cenoura as rodelas, as batatas cortadas aos cubinhos pequeninos e o nabo (também cortado aos pedacinhos pequenos). Deixa-se cozinhar um pouco nos seus próprios liquidos, adicionando água quando for preciso. Junta-se as tirinhas de couve escaldada. Mexe-se bem e deixa-se cozinhar por mais uns 5 minutos. Acrescenta-se o chouriço em rodelas, caldo legumes natura e a massa de pimentão. Adiciona-se sal, pimenta e salsa e mais água se for preciso. Quando estiver quase cozidos os legumes junta-se os ovos, um a um, em sitios diferentes do tacho para que não fiquem juntos. Deixa-se cozinhar os ovos sem mexer muito para não se desmancharem.
Garanto que ficam bem saboroso este forma de usar feijão, que é uma excelente fonte de proteinas, em vez de ervilhas.

Sem comentários:

Enviar um comentário