Minha profissão...

5 de junho de 2011

Peixinhos da Horta

Vejamos... não gosto nada de feijão verde. Bom não gosto do sabor dele nem a textura na boca quando cozido apenas. Adoro ir à horta do meu pai e comer cru uma mão cheia dele. Mas desde que provei peixinhos da horta na minha mãe que adoro peixinhos da horta...  Fiz então peixinhos da horta para mim e para o meu melguinha que é fanático por este tipo de prato.
Depois de ter comprado menos caro o feijão verde no Lidly, resolvi que iria fazer peixinhos da horta. A minha mãe, claro disse-me como poderia fazer. Os telemóveis dão muito jeito quando temos 100 km de distancia entre as duas.
Peixinhos da Horta
Ingredientes:
Feijão verde q.b.
4 colheres de sopa cheias de farinha
2 ovos
sal, pimenta e piri-piri q.b.
1/2 cerveja green

Cortam-se os pés do feijão verde e lavam-se muito bem em água corrente. Os que comprei eram bem grande e muito tenrinhos. Em seguida colocam-se num tachinho com água e sal a ferver ao lume. Quando cozidos e não muito. Convem ficarem medianamente cozidos porque se ficam muito desfazem-se e perdem a hipotese de serem envolvidos. Escorrem-se bem depois de passados por água fria.
Entretanto numa tigela faz-se a "papa" começando por colocar a farinha, os ovos, sal, pimenta e piri-piri. Mexe-se bem. O aspecto é semelhante a uma bola de farinha. Eu usei a varinha manual e ficou quase toda cheia desta "papa". Para desgrudar vai-se adicionando aos poucos a cerveja mexendo com cuidado. A ideia é ficar uma "papa" tipo massa de bolo. Espessa e sem grumos. Em seguida passa-se cada metade de feijão verde cozido por esta massa, que irá ficar grudada no feijão verde. Numa frigideira frita-se em óleo fresco cada uma destas metades, de um lado e de outro. O óleo vai desaparecendo com as frituras pelo que deverá indo ser adicionado sempre que tal acontecer. A espuma aparece quando se começa a fritar mas para reduzir deverá ser diminuido a intensidade do fogo.O resultado foi este e estavam de tal maneira saborosas que pouco ficou... enfim, lá terei que pensar no que fazer para amanhã. Acompanhei com uma saladinha de alface verde, alface roxa, rucula, laranja aos cubinhos e banana temperada com óleo de girassol, sal e vinagre bálsamico. 

1 comentário: