Minha profissão...

30 de setembro de 2011

Bacalhau Espiritual

Ainda nas minhas férias fiz um bacalhau espiritual mas coloquei-lhe uma camada de cenoura ralada no meio de duas camadas de bacalhau e batatinhas fritas. Não fiz, penso eu, de modo tradicional... com puré de batata.

Ingredientes:
6 batatas médias
1 cebola grande
3 postas de bacalhau grandes
3 cenouras raladas
sal, pimenta e alho em pó q.b.
1 embalagem média de molho bechamel
1 cebola grande
1 caldo knorr natura legumes
azeite q.b.
vinho branco+água q.b.

Num Wok começa-se por colocar o fundo com azeite e deixar a cebola em laminas dourar um pouco. Em seguida junta-se a cenoura ralada e deixa-se cozinhar. Em seguida acrescenta-se o caldo knorr natura legumes. Acrescenta-se água e vinho branco q.b. Deixa-se ferver até cozinhar mexendo de quando em quando.
Entretanto num tacho coze-se o bacalhau em bastante água e sem sal. O bacalhau mesmo demolhado já tem o suficiente.
Numa frigideira aquece-se o óleo um pouco para fritar as batatas em cubos. Modo bem tradicional. Quando fritas reservam-se.
Assim que o bacalhau estiver cozido, escorre-se e desfia-se em lascas.
Num tabuleiro untado com manteiga começa-se por colocar metade das batatas fritas em cubos, o molho bechamel e depois o bacalhau lascado mais molho de bechamel seguido das cenouras raspadas. Volta-se a colocar bacalhau, molho bechamel, batatas e por fim molho bechamel.
Eu como não gosto nada de queijo ralado pûs pão ralado mas só para corar um pouquinho e ficou assim. Servi com uma boa salada mista. As doses deram para 4 pessoas.

1 comentário:

  1. Ai ai, que delicia. Adorei a ideia da cenoura, teve ter ficado muito bom.
    Bjo

    ResponderEliminar