Minha profissão...

20 de setembro de 2011

Quiche de Atum com Beringela

Nunca tiveram aquelas vontades de não fazer coisa nenhuma? Pois eu tive. Mas como tinha fome lá fiz um almocito nada mau e com produtos lá da quinta. Usei couve lombarda e beringela. Temos em demasia ambos e para não se estragarem foi uma boa ideia. Aquela hortinha deu montes de legumes que precisam de ser comidos. Não ficou nada má.
Quish de Atum com Beringela
Ingredientes:
1 couve lombarda pequena (usei uma bem fresquinha que eu mesmo apanhei da horta)
3 beringelas médias (da minha horta claro)
4 tomates (da minha horta claro)
1 cebola grande (da horta)
2 cenouras grandes
1 ovo grande (de galinhas caseiras)
2 colheres sopa farinha maisena
1 copo de leite
2 latas de atum (usei bom petisco em óleo)
azeite q.b.
1 caldo knorr legumes
sal, pimenta, alho em pó q.b.
para massa:
260 gr de farinha
120 gr de margarina becel
0.5 dl de água
sal q.b.

Começando pela massa. Numa bancada coloca-se a farinha em montinho e a manteiga. Amassa-se bem até ficar em granulado. Acrescenta-se a água com o sal e amassa-se bem até formar uma bola. De seguida desfaz-se 3 vezes com a palma da mão essa bola voltando a formar a bola de novo. Da última vez forma-se a bola, enrola-se em papel transparente e vai ao frigorifico por 1 hora.

Num Wok começa-se por colocar o azeite e cortar a cebola em rodelas finas. Leva-se ao lume até murcharem. Acrescenta-se em seguida o tomate aos cubos e a beringela também as cubos mas sem a casca. Mexe-se bem e tapa-se até ganhar um pouco de liquido. Em seguida coloca-se o tomate e as cenouras raladas as rodelas. Tempera-se com o sal, pimenta, alho em pó e o caldo knorr de legumes. Acrescenta-se o vinho e um pouco de água e deixa-se ferver. Em seguida junta-se a couve lombarda as rodelas e tapa-se. O próprio vapor irá tornar as couves mais molinhas e acabará por coze-las. Com muito jeitinho viram-se e adicioma-se o atum. Mexe-se e retifica-se os temperos.
Entretanto com a massa que se colocou no frigorifico forra-se uma forma de tarte que entretanto vai ao forno, colocando uma folha de papel de aluminio com grãos. Os desgraçados ficam torrados mas servem para evitar que a massa levante e assim fica fininha. Quando cozida retira-se do forno e coloca-se o recheio feito de atum e beringelas. Adiciona-se a farinha maisena ao leite e ao ovo. Mexe-se bem e acrescenta-se à tarte. Ainda com o forno bem quente coloca-se a tarte e espera-se até cozer o que no meu caso demorou cerca 40 minutos. Serve-se com uma boa salada.

4 comentários:

  1. Essas vontades infelizmente aparecem a todas!!!!!
    Gostei da tua solução, com pouco trabalho também se consegue comer bem!

    ResponderEliminar
  2. hum deve ter ficado uma delicia, depois da uma passadinha la no meu blog!
    http://prepararprovarpostar.blogspot.com/

    ResponderEliminar
  3. Hum... adorei esta receita, passei para te conhecer e já vejo esta maravilha vinda da sua cozinha, vou ficar.
    Bjo

    ResponderEliminar
  4. Obrigada.
    És uma querida.
    Vou ver o teu se não te importas.

    Jokas
    A.

    ResponderEliminar