Minha profissão...

29 de setembro de 2011

Musakka mais à moda de Portugal

Musakka
Por esta altura ainda andava com uma forte tendência para comida arabe. Adoro mesmo a comidinha tradicional deles. Desta vez fiz este prato, bem colorido e que nada mais contem do que beringelas, tomate, couve lombarda, grão e frango, tudo em camadinhas. Um espectáculo!

Ingredientes:
1/2 couve lombarda (média)
3 tomates maduros e grandes
4 beringelas
200 g cogumelos frescos
1 lata pequena de grão cozido
1 cebola
1 corgette em laminas
água e 1/4 vinho branco
azeite q.b.
sal, pimenta, noz moscada, cominhos q.b.
1 caldo knorr natura de legumes
frango desfiado q.b.
pão ralado
salsa
molho bechamel q.b.
salsa fresca q.b.

Começando pelas beringelas. Cortam-se em laminas de 1 cm e colocam-se em água salgada por cerca de 15 minutos. Depois secam-se e grelham-se de um lado e de outro. Reservam-se de seguida.
Num recipiente corta a couve lombarda em rodelas grossas e cogumelos. Lavam-se e reservam-se.
Num Wok coloca-se a cebola fininha e em rodelas com azeite para murchar. Em seguida junta-se os tomates maduros aos cubos e mexe-se bem. Junta-se a couve e os cogumelos. Quando meio cozinhados acrescenta-se o grão e mexe-se bem outra vez. Tempera-se com sal, pimenta, salsa fresca picada, noz moscada e cominhos. Coloca-se logo em seguida o caldo knorr e o frango desfiado. Acrescenta-se um pouco de água (se for necessário) e 1/4 copo de vinho branco. Após cozido reserva-se.
Chegou a hora de o colocar no forno. Num pirex untado com margarina becel forra-se o pirex de beringelas. Em seguida coloca-se uma camada de tomates cortados em laminas grossas e por cima bechamel. Mais as rodelas de corgette e mais uma camada de bechamel. Por cima destas uma camada grande de frango com couve. Por cima destes uma camada de beringelas grelhadas, tomate, corgette e assim sucessivamente até chegar ao topo do pirex com o tomate por cima. Cobre-se com o restante bechamel e deita-se agora um pouco de pão ralado. Vai ao forno até corar e cozinhar. Serve-se com uma boa salada mista.
Consegui cortar fatias grossas com as diferentes camadas. Ficou lindo e muito colorido.

1 comentário: