Minha profissão...

31 de janeiro de 2012

Quiche de Frango com Legumes Variados

Já sabem que eu não gosto muito de peitos de aves e então trato logo de pensar em congelar. Depois é só arranjar alguém com muita paciência para desfiar os diversos pedaços. E sabiam que comprar cerca 250 g de frango assado desfiado nos supermercados é um preço para doidos? Livra. Pediram-me 5 euros por 300 g de frango assado desfiado. Como contornar isto... bem, no meu caso é simples. Existem pessoas que colecionam selos. Eu coleciono pedaços de frango assado que são congelados para depois serem desfiados e utilizados em diversas receitas. Esta foi a última. E estava óptima! Acreditem...
Quiche de Frango com Legumes
Ingredientes:
1 rolo de massa própria para pizza
frango desfiado q.b.
1 corguete
2 cenouras médias
1 tomate pelado
2 colheres sopa farinha maizena
150 g de ervilhas congeladas
8 folhas de couve lombarda
1 alho francês
cogumelos frescos q.b.
2 ovos
400 ml de leite
2 colheres sopa de farinha maizena
massa cozida em água e sal q.b.
azeite
coentros e salsa q.b.
sal, pimenta, alho em pó q.b.
2 colheres sopa de ketchup picante

Num Wok coloca-se o azeite a cobrir o fundo e leva-se ao lume. Junta-se os cogumelos laminados e deixa-se cozinhar. Junta-se os legumes cortados grosseiramente. Tempera-se com sal, pimenta e alho em pó. Junta-se um pouco de água se for necessário. No meu caso não foi pois os cogumelos deitam sempre liquido suficiente. Quando cozinhados junta-se o frango desfiado e tempera-se com os coentros picados e acrescenta-se a massa cozida. Mexe-se bem e retifica-se os temperos. Forra-se uma forma redonda com a massa de pizza e deita-se esta mistura sobre a massa. Numa taça coloca-se os ovos, a farinha maizena e o leite. Mistura-se bem. Cobre-se o recheio com este liquido e vai ao forno até cozer. O teste do palito resulta sempre. Salpica-se com sementes de sesamo.

30 de janeiro de 2012

Pernil no Forno com Chouriço Ribatejano


Carne à Jardineira
 Sábado e pouca vontade de cozinhar mas a fome não tem preguiça e exige quase sempre que seja apaziguada. Acabei por ir ao hipermercado fazer as compras da semana e dar com um pernil. Lembrei-me logo de uma comidinha que costumava comer na Universidade de Coimbra quando por lá andava. Não é cara e faz vista e melhor do que tudo... fica óptima no forno e quase não dá trabalho nenhum.

Ingredientes:
1 pernil
1 cebola
1/2 chouriço de qualidade
azeite q.b.
batatinhas pequenas novas
1 colher sopa de massa de pimentão
água motns w.b.
sal, pimenta, louro, alho em pó q.b.
salsa

Tempera-se primeiramente o pernil com sal, pimenta, alho, louro e azeite. Reserva-se durante 1 hora. Num tacho coloca-se a cebola em laminas fininhas e leva-se ao lume com azeite para alourar. Quando estiver a cebola lourinha junta-se a carne e os liquidos do tempero. Deixa-se cozinhar até alourar de ambos os lados. Quando estiver retira-se do tacho e coloca-se num pirex de ir ao forno. Junta-se um pouco mais de água. Colocam-se as batatinhas descascadas e o chouriço e leva-se ao forno.

Bolo de Avelãs e Lascas de Amendôa

Depois do Natal a ideia seria contenção de gulosices mas... não! Não consigo mesmo. Sou gulosa mesmo e para contornar os excessos e poder comer ainda alguns docinhos tive de cortar no açúcar. Foi o que aconteceu neste bolinho. Aproveitei a minha máquina de fazer pão que agora anda numa época de descanso e dei-lhe que fazer.
Bolo de Avelãs e Lascas de Amendôas
Ingredientes:
1 pacote de preparado de farinha (brioche) para máquina de fazer pão
220 ml de água morna
1 pitada de sal
1 colher de sopa de azeite
4 colheres de sopa de brande
1 colher sopa de canela
1 colher de chá de erva doce
1 colher de sopa de açúcar
1/2 pacote de fermento em pó para pães
avelãs e amêndoas lascadas q.b.
1 ovo batido

No recipiente da máquina de fazer pão coloca-se a água morna, o azeite e o brande. Junta-se o pacote (500 g) de farinha para brioche. Adiciona-se a canela, a pitada de sal, a erva doce, o açúcar e o fermento. Programa-se a máquina para só amassar. Na minha máquina demora 1.30 minutos. Quando apita a primeira vez junta-se em quantidades que se queiram as avelãs e as amêndoas lascadas. Volta á máquina para acabar de amassar. Quando finalizado o periodo de amassar retira-se a massa e forma-se uma coroa (ou algo pretendido). Pincela-se com o ovo batido e coloca-se algumas amêndoas lascadas e avelãs. Vai ao forno até cozinhar. Faz-se o teste do palito para verificar a cozedura.

29 de janeiro de 2012

Bolo Banana Caramelizada

Hoje deu-me para fazer mais um bolinho... desta vez de banana e para aproveitar o preço baixo das bananas que comprei no Hipermercado Jumbo. Estavam em conta e da maneira como eu gosto delas... para o verdinho e riginhas.

Bolo Banana

Ingredientes:
6 bananas rijas e para o verdinho ainda
2 chávenas de chá de açucar (usei 1+1/2)
3 chávenas de chá de farinha
3 ovos inteiros
1 chávena de leite
sal q.b.
1 colher de café de fermento Royal
2 colheres de sopa de becel
1 colher sopa de canela
4 gotas de aroma de baunilha
caramelo liquido q.b.

Num recipiente coloca-se o açúcar, os ovos e a becel. Bate-se muito bem. Em seguida junta-se o leite e bate-se mais um pouco. Junta-se a esta mistura a farinha com o fermento e bate-se mais um pouco. Acrescenta-se a canela em pó e o aroma de baunilha. Bate-se mais um pouco e junta-se uma banana descascada e cortada em pedaços pequeninos. De seguida unta-se uma forma de aro com manteiga mas apenas os lados da forma. A parte central barra-se com caramelo liquido muito bem. A forma deve ser anti-aderente. Cortam-se as restantes bananas em rodelas para contornar a forma e em laminas para o centro. Assim faz um desenho. Leva-se ao forno cerca de 50 minutos ou até estar cozido fazendo para isso o teste do palito.

23 de janeiro de 2012

Banana Frita

De novo na realidade só mesmo o acompanhamento menos principal porque filetes panados já apresentei a receita aqui e o mesmo digo do arroz colorido, que faço com alguma frequencia, por ser simples e ficar bem em qualquer prato.
Desta vez acompanhei com banana frita em rum. Nada mais simples. De ingredientes precisos apenas bananas mais verdinhas, becel cozinha e rum. Então numa frigideira anti-aderente coloca-se a becel seguidas das bananas direitinhas. Vira-se de um lado e do outro com cuidado e não as deixando cozinhar em demasia. Quando estiverem já quase prontas deita-se o rum, em quantidade suficiente para cobrir o fundo da frigideira e com cuidado extremo, provoca-se o fogo, de maneira a queimar o liquido e as bananas um pouco. Retiram-se e efeita-se o prato.
Digo-vos... a mistura da banana com os filetes e o arroz resulta em pleno.

Filetes de Pescada Panados com Arroz Colorido

19 de janeiro de 2012

Rolinhos de Espinafres com Queijo Fresco

Isto foi a entrada que fiz na véspera de Natal. Simples e sem grande trabalho envolvente. Usei queijo fresco, pois não gosto de queijo curado ou qualquer outro tipo e espinafres, que existem muitos lá na quintinha do meu pai.
Rolinhos de Espinafres com Queijo Fresco
Ingredientes:
16 folhas grandes de massa filo
Espinafres q.b.
4 queijinhos frescos
sal, pimenta e alho em pó, q.b.
1 cebola picadinha
coentros q.b.
azeite q.b.
150 g de bacon picadinho miudinho
manteiga becel
1 ovo batido
Ketchup q.b.

Num Wok coloca-se o azeite com a cebolinha para murcharem. Junta-se os espinafres cortados ao meio. Mexe-se bem. Junta-se o bacon e mistura-se bem. Tempera-se com sal, pimenta, alho em pó e os coentros. Junta-se água quente q.b. e suficiente para cozinhar os espinafres. Retira-se do lume e reserva-se até arrefecer.
Numa bancada coloca-se as folhas filo que vão ser cortadas em quatro.
Com um pincele barra-se com manteiga. Em seguida coloca-se uma colher sopa de recheio de espinafres e corta-se um queijinho fresco em rodelas. Coloca-se um pouco de ketchup e fecha-se o rolinho com um pouco de manteiga nos extremos. E repete-se o processo até acabar a massa filo. Os rolinhos vão ser colocados em seguida num tabuleiro barrado com manteiga e em cima de cada um barra-se com o ovo batido. Se sobrar recheio, no meu caso sobrou, coloca-se por cima e vai ao forno. O sabor é excelente e o queijo fica semi-derretido. O problema aqui foi o dito forno dos meus pais. A fotografia não ajudou também mas se tivesse ficado menos tempo era capaz de ter ficado melhor.

13 de janeiro de 2012

Os meus meninos já crescidos!

Julie (ao sol)

Luka

Boby

Rukita
Á muito tempo que não mostrava como estão grandes e crescidos, o Luka e a Julie. Estão crescidos, comilões e muito gulosos e claro, já não gostam de fotografias. Foi um diabo tirar-lhe estas... ao ponto de ficarem mal de propósito. Os pais, o Boby (nem se designou a levantar) e a Rukita (que queria mas é lamber a máquina) lá ficaram menos mal. Mas são as minhas paixões!! Adoro estes meninos todos.

4 de janeiro de 2012

Empadão de Pato com Espinafres

Findo as festas existem sempre montes de sobras de coisas que nem sequer foram utilizadas e numa altura como esta é bom não estragar. E foi o que fiz. No dia de Natal a minha mãe tem a tradição de fazer um pato corado no forno. Os patinhos são todos caseiros e bem criados lá na quinta mas devido a circunstancias de saúde o pessoal não comeu lá grande coisa pelo que sobrou montes de comida e o pato, especialmente os peitos, ninguém lhe tocou. Foram guardados bem no frigorifico para dias mais esfomeados e a 27 de Dezembro foi um deles. Tinha ainda 1 pacote de massa folhada, algumas azeitonas recheadas e o dito peito de pato... e eis como fiz.

Empadão de Pato Assado
Ingredientes:
1 rolo de massa folhada
Esparguete cozido em água e sal, q.b
pato desfiado q.b.
1 cebola
1 cálice de brande
espinafres q.b.
1 caldo knorr natura de legumes
azeite q.b.
manteiga q.b.
1 pedaço de bacon
2 ovos
azeitonas q.b.
2 copos leite
salsa q.b.
sal, pimenta e alho em pó q.b.

Num Wok coloca-se o azeite e a cebola para alourarem um pouco. Em seguida junta-se o pato desfiado e o bacons aos cubinhos e mexe-se com cuidado e deixa-se o tempo suficiente para aquecer. Junta-se os espinafres lavados, escorridos e cortados em tiras. Mexe-se mais um pouco. Tempera-se com sal, pimenta e alho em pó. Acrescenta-se um brande de uma vez. Tapa-se o wok e deixa-se evaporar um pouco. Adiciona-se quando tiver evaporado cerca de metade do liquido o caldo knorr e a salsa. Retifica-se os temperos e está pronto este recheio. Num tabuleiro que vá ao forno barra-se com manteiga bem. Coloca-se a massa folhada por cima. Coloca-se por cima meia quantidade de esparguete e deita-se a mistura de ovos com leite por cima. Na camada a seguir coloca-se o recheio calcando bem. Finalmente junta-se o restante esparguete e o resto do liquido de ovos e leite. Salpica-se com alguma da salsa que sobrou e colocam-se as azeitonas para enfeitar. Vai ao forno o tempo suficiente para cozinhar os ovos e o esparguete ficar douradinho. Servi com uma boa salada de alface e coentros.

2 de janeiro de 2012

Almofadinhas folhadas de Alheira

Aqui está mais uma coisinha que fiz... já tinha lido em diversos sitios sobre estas maravilhas e acabei por experimentar. Tinha comprado umas alheiras de caça e uns rolinhos de massa folhada.

Almofadinhas de Alheira
Ingredientes:
2 placas de massa folhada
2 alheiras de caça
1 frasquinho de maionese
1 ovo batido

Retira-se a pele da Alheira com cuidado e vai-se cortanto pequenas porções que irão depois ser colocadas na massa. Abre-se os rolinhos de massa folha e cortam-se rectangulos de cerca de 8 cm de comprimento por 5 cm de largura. Em cada rectangulo coloca-se uma colher de chá de maionese e uma das rodelas de alheira. Fecham-se com um pouco de becel nas extremidades. Colocam-se num tabuleiro de ir ao forno e pincelam-se com ovo batido. Demora num forno quente muito pouco tempo... no meu foi cerca de 10 minutos.