Minha profissão...

21 de janeiro de 2010

Quinta Feira - dia de visitas

Boa noite!
Hoje depois de horas a fio de conferências e estudos chegou a hora de ir visitar meus sogros... como quase acontece com todas as quinta-feiras. Resultado foi chegar a casa mais tarde e com muita fome. Pelo caminho fui-me lembrando de coisitas que tinha no congelador e que dessem para um jantarinho rápido e saboroso. E como tenho muita a mania de utilizar o Wok, por ser prático, não sujar muito e acima de tudo pouco demorado decidi fazer isto que me demorou para aí 30 minutos com a preciosa ajuda do meu melguinha, que tem uma forte tendencia para me atrapalhar mais do que ajudar na cozinha, mas enfim... a ajuda dele é preciosa para mim.
Moqueca de Camarão e Camarão fingido
Ingredientes
300 gr de camarão pequeno (eu devo ter posto menos)
150 gr de camarão fingido (comprei no Supermercado Eclair e que são nada mais do que miolo de mariscos prensados mas que sabem a camarão)
1 latinha de rebentos de soja
1 cebola
1/2 pimento verde
1/2 copo de vinho branco
2 colheres de sopa de côco
1/4 copo de leite de côco
1 colher de sopa de pimentão em massa
sal, pimenta, alho em pó q.b.
coentros, azeite q.b.
Numa frigideira Wok coloca-se o azeite a aquecer com a cebola. Junta-se os camarões e os camarões fingidos e deixam-se fritar um pouco. A seguir junta-se todos os outros ingredientes e deixa-se cozinhar. No momento em que se junta o côco e o leite de côco, o molho engrossa um pouco por isso estes 2 ingredientes devem ser os últimos a entrar no Wok. Rectifica-se os temperos e serve-se com puré batata ou massa que foi o que eu fiz. Apenas massa integral cozida em água e sal.
Ficou óptimo e muito saboroso. Meu melguinha comeu e comeu.
Como fiz também sopa de abobora com agriões, de um modo muito simples, minha melguinha vai engordar de novo. Comeu sopinha e o jantar todo sem reclamar.
Sopa de Abobora com agriões
Ingredientes
Água q.b.
500 gr abóbora
1 alho francês
1 cebola grande
2 cenouras
1 molho agriões
azeite e sal, q.b.
salsa, coentros
1 colher sopa de cuscus Numa panela média com água coloca-se a cozer os legumes, isto é todos excepto os agriões, apenas com sal e até ser possível fazer puré. Depois rectifica-se o sal caso seja necessário e junta-se os agriões, salsa e coentros picadinhos e já quase no fim o azeite e os cuscus. Deixa-se apurar e pronto. Sopinha cheia de vitaminas e sais minerais.

Sem comentários:

Enviar um comentário