Minha profissão...

10 de novembro de 2010

Bolo de Cogumelos com Fiambre/ Sopa de Cenoura

Terça-feira e ainda falta tanto para o fim de semana.
Não ando com grande vontade de tirar fotografias ou escrever aqui mas hoje vou colocar a última ideia que tive para o jantar.

Bolo de Cogumelos com Fiambre

200 g de farinha com fermento
3 Ovos
160 g de leite
120 g de fiambre em pedaços
50 g de chouriço corrente
200 g de cogumelos frescos laminados
1 latinha pequena de milho
azeitonas pretas descaroçadas
1 caldo knorr natura de legumes
1 cebola pequena
1 pimento vermelho de conserva
Pimenta, sal, azeite, alho em pó q.b.
1 colher de chá de fermento

Num frigideira wok coloca-se o azeite (a quantidade que se goste) e as laminas de cebola e deixa-se cozinhar até murchar. Em seguida junta-se os cogumelos laminados para murcharem e cozinharem. Quando já estiverem quase junta-se o fiambre, chouriço e as azeitonas. Quando estiverem quase cozinhados junta-se o milho e o pimento e tempera-se com caldo knorr, sal, pimenta e alho em pó. Deixa-se ferver por mais uns 5 a 6 minutos até o liquido que os cogumelos ganham se evaporar na quase totalidade.
Numa tigela grande junta-se a farinha ao fermento. Mistura-se os ovos inteiros e o leite. Tempera-se com um pouco de sal e pimenta. Assim que bem misturados junta-se a mistura da Wok e mistura-se tudo.
Forra-se um recipiente que vá ao forno com manteiga. Coloca-se dentro esta mistura e vai ao forno até torrar um pouco e cozer a farinha. Servi com uma boa salada de alface, rucula e pimento vermelho.


Sopa de Cenoura

2 batatas grandes
6 cenouras
1 molhinho de coentros frescos
2 cebolas
água, sal e azeite q.b.

Numa panela junta-se as batatas cortadas aos cubos, as cenouras e as cebolas. Acrescenta-se água quanto baste e leva-se ao lume. A meio da cozedura junta-se os coentros. Quando cozidos reduz-se a puré e leva-se ao lume para cozer mais um pouco. Acrescenta-se nesta altura o sal e um pouco de azeite. Deixa-se ferver um pouco e pronto... uma sopinha deliciosa.

No fim desta refeição comemos uns deliciosos diospiros que vieram da quinta do meu pai em Santarém e de que sou uma fan incondicional deste fruto. Como e parece que nunca fico cheia.

1 comentário:

  1. tirando o dióspiro (não consigo mesmo comer essa bendita fruta.. lol), para mim fica a refeição perfeita.

    ResponderEliminar